quarta-feira, 27 de abril de 2011

AGRÁRIA 60 ANOS: Cooperativa relembrará sua história no próximo dia 5 de maio



A Agrária relembra, no próximo dia 5 de maio, seus 60 anos de fundação. Para marcar a data, a Cooperativa oferece a seus associados show do grupo Família Lima, a partir das 20h, no Centro Cultural Mathias Leh. A noite começará com uma programação alusiva à trajetória da Agrária e, em seguida, o presidente da Cooperativa, Jorge Karl, realizará uma saudação aos cooperados. Após o show, terá lugar uma confraternização para os participantes.
Os ingressos para o evento já podem ser retirados gratuitamente no Atendimento a Cooperados, de 4ª até a próxima 6ª feira, no horário de expediente da Agrária (Cada cooperado terá direito a levar um acompanhante, com exceção dos casais em que ambos os cônjuges são cooperados).

Paraná terá plano para controle de tabagismo



O secretário da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, anunciou nesta terça-feira (26) a criação da Comissão Estadual de Controle de Tabagismo, que terá prazo de 90 dias para apresentar um plano de ações a serem aplicadas pela secretaria entre 2011 e 2013. “É essencial darmos maior atenção à prevenção para que tenhamos um sistema de saúde menos sobrecarregado no futuro, já que o tabagismo é considerado uma das maiores causas de adoecimento e morte no mundo”, afirmou.

“É preciso intensificar principalmente o combate ao fumo entre a população mais jovem”, disse o secretário Caputo Neto. Devido ao alto índice de jovens fumantes, o tabagismo também já está sendo considerado uma doença pediátrica.

O Paraná oferece tratamento moderno e gratuito na rede pública de saúde para a pessoa que quer parar de fumar. A prevenção do tabagismo pode evitar mais de 50 outras doenças relacionadas a problemas cardiovasculares, respiratórios e cerebrais.

“A lei estadual antifumo já foi um grande avanço da saúde no combate aos males do cigarro. Conseguimos diminuir substancialmente a ocorrência da poluição gerada pelo cigarro em ambientes fechados”, disse a chefe da divisão de Controle do Tabagismo da secretaria, Iludia Rosalinski.

COMISSÃO – A Comissão Estadual de Controle de Tabagismo se reunirá mensalmente e terá a incumbência de discutir e aprimorar as políticas estaduais já existentes.

O grupo será coordenado pelo presidente da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo e terá também representantes de setores da sociedade diretamente ligados à discussão em torno do tabagismo, como a Associação Paranaense contra o Fumo, Sociedade Paranaense de Tisiologia e Doenças Torácicas, além de representantes da divisão de Controle do Tabagismo da Saúde.

ATUAIS PROVEDORES DO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO VÃO A CÂMARA



OS ATUAIS PROVEDORES DO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO :- ANTONIO CEZAR RIBAS PACHECO E VIVIANE RIBAS ESTARÃO NA SESSÃO DO DIA 03/05/2011 (TERÇA-FEIRA) A CONVITE DO VEREADOR THIAGO CORDOVA SILVA.

Sindicatos realizam plenária para reivindicar convenio com o SAS e hospital regional



Acontece hoje, às 19h30, na Câmara Municipal de Guarapuava, uma reunião com o objetivo de discutir os problemas da saúde na cidade. Entre os assuntos, o fechamento do Estrela de Belém e a reivindicação de um Hospital Regional.

Parlamentar pede apoio para conclusão das obras do teatro de Irati



O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, recebeu nesta terça-feira (26), na sede da Secretaria, em Curitiba, o deputado estadual Cesar Silvestri Filho, acompanhado do prefeito de Irati, Sergio Luiz Stoklos, e do secretário municipal de Cultura, Rafael Ruteski. O objetivo do encontro foi falar sobre as obras do Centro Cultural Denise Stoklos, que foram iniciadas em 2008 e ainda não foram concluídas.
O teatro terá 4,7 mil metros quadrados de área construída e está orçado em cerca de R$ 12 milhões. A previsão era de que o espaço estivesse pronto em dezembro de 2010, prazo que acabou não sendo cumprido pela gestão anterior.
Viapiana se comprometeu a visitar a cidade nos próximos dias para verificar a situação da obra e encontrar uma solução para o problema. “Vocês têm todo o meu apoio. Vou pedir à minha equipe para investigar a situação e eu mesmo vou conferir as obras em breve”, salientou.
O secretário falou ainda da necessidade de gestão compartilhada dos equipamentos culturais do Paraná. “Tenho o maior interesse que os municípios gerenciem seus equipamentos e nós vamos auxiliar na programação cultural”, afirmou, explicando a participação do Estado nesta parceria, já baseado nos programas culturais que estão sendo desenvolvidos pelo atual governo para a área cultural.
As obras do Centro Cultural Denise Stoklos estão sendo executadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e pelo Paranacidade. De acordo com o projeto original, o bloco principal será dividido em três ambientes: área do palco, foyer (área externa) e área da platéia, com capacidade para 517 lugares. O teatro terá ainda espaços externos com arquibancadas para 600 pessoas e palco para apresentações ao ar livre.

Cesar Filho apresenta informações para viabilizar gasoduto até Guarapuava



O deputado estadual Cesar Silvestri Filho se reuniu esta semana com o presidente da Companhia Paranaense de Gás (Compagás), Luciano Pizzatto, e toda a diretoria da empresa para apresentar os dados preliminares sobre o consumo de gás em Guarapuava, levantados pelas maiores indústrias do município. A partir dessas informações, Pizzatto se comprometeu a aprofundar e detalhar os estudos para verificar a viabilidade de implantação do ramal de gás para abastecer o Parque Industrial local.

Cesar Filho já tinha apresentado a ideia ao governador Beto Richa, que ficou muito animado com a possibilidade de acelerar a industrialização do interior do Paraná usando recursos naturais, como é o caso do gás.

Cesar Filho lembra que o gás natural é um insumo barato para as indústrias e que aumenta muito a competitividade com empresas que já usufruem desse tipo de energia. Atualmente, dez cidades do Paraná são beneficiadas com o gás natural: Curitiba, Ponta Grossa, Palmeira, Campo Largo, São José dos Pinhais, Balsa Nova, Araucária, Colombo, Paranaguá e Quatro Barras. Londrina será a próxima cidade a receber a rede de distribuição, conforme anúncio feito pelo governador Beto Richa.

“Não são só as indústrias que se beneficiam com essa ampliação da rede de gasoduto. Os motoristas, que hoje gastam valores absurdos para abastecer seus veículos, também terão mais uma opção de combustível, que é o GNV, o gás natural veicular, muito mais barato e menos poluente do que a gasolina e o etanol”, enfatiza o deputado.

O próximo passo do parlamentar na tentativa de viabilizar esse projeto será entrar em contato com a Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (Acig) para identificar outras empresas da cidade que teriam interesse em alterar sua matriz energética para o gás natural. “É uma alternativa que melhora a produtividade e a qualidade em vários processos produtivos aumentando a competitividade externa dos produtos, fator que pode atrair a atenção de empresas de vários segmentos”, afirma o parlamentar. (Assessoria)