sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Presidente do Paraguai convida Richa a participar dos 200 anos de independência



O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, enviou ao governador Beto Richa convite para participar da celebração do bicentenário de independência paraguaia. Evento que será realizado em maio, na capital Assunção. O convite foi entregue nesta sexta-feira (18) pelo senador paraguaio Alberto Grillón, do Partido Democrático Progressista, em visita de cortesia ao governador no Palácio das Araucárias.

“É uma honra receber o convite para uma cerimônia tão importante. Tenho certeza que as parcerias entre o Governo do Paraná e nossos vizinhos paraguaios serão ampliadas,” disse o governador.

Durante o encontro, Richa e Grillón também debateram questões econômicas de interesse de ambos os Estados, principalmente a extensão de um ramal ferroviário entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. Projeto que beneficia o Paraguai no escoamento de mercadorias pelo Porto de Paranaguá.

“O Paraná é um dos nossos principais parceiros. Estou aqui para estreitar os vínculos com o governador Richa, para que o Paraguai possa fazer parte da cadeia produtiva brasileira,” disse o senador. Ele afirmou ainda que o crescimento da economia paraguaia, de 14,5% em 2010, só foi possível devido à participação dos brasileiros que trabalham e compram no Paraguai.

O secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, também participou do encontro e reafirmou a necessidade da aproximação com o país vizinho. “Temos assuntos em comum com o Paraguai como, por exemplo, o narcotráfico, a agricultura e a saúde. Precisamos do apoio e dedicação deles”. Ele destacou que existem aproximadamente 400 mil brasileiros que residem no Paraguai.

FÓRUM INTERPARLAMENTAR DA AMÉRICA – Luiz Carlos Hauly aproveitou o encontro e convidou o governador Beto Richa para participar da abertura do Fórum Interparlamentar das Américas (FIPA), entidade que o secretário preside.

O evento será realizado neste sábado (19) e que traz para Curitiba deputados e senadores de nove países da América: Brasil, Canadá, Equador, Haiti, México, Panamá, Paraguai e Santa Lucía. O objetivo do encontro é ampliar o debate de temas como segurança cidadã e integração nas Américas. O senador paraguaio Alberto Grillón também participar das reuniões da Fifa.

Apaes podem voltar a receber recursos federais




As Associações de Amigos dos Excepcionais (Apaes) e escolas credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) que atendem pessoas com deficiência mental e autismo nas áreas de Psiquiatria, Neurologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Assistência Social podem voltar a receber recursos extrateto. O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, reuniu-se em Brasília nesta quinta-feira (17) com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e apresentou solicitação neste sentido.

O vice-governador explica que desde a portaria número 2.867, de 27 de abril de 2008, o Ministério da Saúde alterou a forma de repasse. Com isso, os recursos passaram a compor o teto dos municípios e a decisão de repasse às entidades ficou a cargo das prefeituras. “Algumas Apaes chegaram a registrar uma redução de 30% no repasse dos recursos”, afirmou Arns.

Para o vice-governador, caso o Ministério da Saúde altere novamente a forma de repasse, a ação irá beneficiar não só as Apaes do Paraná, mas de todo o país. “Será um avanço no atendimento para a pessoa com deficiência mental e autismo, pois possibilitará a formação de uma rede de atendimento em todos os municípios do país que mantêm entidades que oferecem estes serviços”, afirmou.