quarta-feira, 4 de junho de 2014

PREFEITURA DE GUARAPUAVA ASSINA ADESÃO AO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA


O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e a chefe da representação sul do Ministério da Cultura, Margarete Costa Moraes, assinam o termo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura. A solenidade será na próxima segunda-feira (09), na Câmara de Vereadores, onde será realizada uma palestra sobre políticas públicas culturais, a partir das 9h. A adesão é o primeiro passo para que a cidade tenha mais possibilidades e benefícios junto ao Governo Federal no que se refere ao fomento, transparência e democratização da cultura.
“O objetivo da palestra é mostrar para a sociedade como o Sistema Nacional de Cultura funciona e quais os compromissos do município após a adesão, além dos programas e ações do Ministério da Cultura, como, por exemplo, a Lei Rouanet e o Vale Cultura”, explica a diretora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim. “Estamos desde o ano passado trabalhando para concretizar essa adesão. Qualquer pessoa pode participar da palestra em especial os envolvidos com as mais diversas formas de manifestações culturais da cidade”, completa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (42) 3621-4581, pelo e-mailcultura@guarapuava.pr.gov.br ou no local, antes do evento.

Serviço: Assinatura do termo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura
Data: Segunda-feira (09/06/14)
Hora: 9h
Local: Câmara de Vereadores 

INSTRUÇÃO PARA ATENDIMENTO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SERÁ NESTA QUINTA E SEXTA


Nesta quinta e sexta-feira (5 e 6), a Secretaria de Política para Mulheres promove uma oficina de instrução para o atendimento à mulher em situação de violência. Voltada a policiais militares e civis, assistentes sociais e profissionais da saúde e da educação, o encontro acontece na Faculdade Guairacá, das 8 às 17h. A instrução será ministrada pela tenente Luci Belão, da Polícia Militar.
Segundo a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, o objetivo dessa ação é fortalecer a atuação da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Guarapuava. “É preciso que todos os integrantes da rede estejam devidamente preparados para acolher a vítima, pois o bom atendimento, o acompanhamento e a orientação fazem a diferença”, aponta. Na ocasião também acontece o lançamento de uma cartilha orientativa voltada aos profissionais.
Na instrução serão tratados sobre os temas: Acolhimento humanizado da vítima: escuta ativa, entendimento da violência como um fenômeno complexo; O papel do profissional de saúde, da assistência social, da educação diante da violência; Para onde encaminhar os casos: conhecer os recursos e a importância do trabalho em rede; O que mudou com a Lei Maria da Penha; e Qual o papel do agente de segurança.

Serviço: Instrução para o atendimento à mulher em situação de violência
Data: Quinta e sexta-feira (05 e 06/06/2014)
Hora: A partir das 8h

Local: Faculdade Guairacá

RESUMO DE NOTÍCIAS

Logo_Gestão_Cesar_Filho
Por dois dias, atendimento da UBS Campo Velho acontecerá no Boqueirão

Para dar continuidade à obra de readequação e ampliação da UBS (Unidade Básica de Saúde) Campo Velho, a Secretaria de Saúde informa que o atendimento no local será transferido para a UBS Boqueirão. Isso acontecerá durante dois dias. Nesta sexta-feira (06) e na próxima segunda (09). Entretanto, os agentes comunitários de saúde continuam com o trabalho na unidade. “Mesmo com a obra, o atendimento na unidade do Campo Velho estava sendo mantido, porém chegamos à etapa de unir o antigo prédio ao que foi construído. Então, é melhor que a população seja atendida em outra UBS”, informa o secretário de Saúde, Stefan Negrão.
No total, estão sendo reformadas 12 unidades básicas de saúde, com investimentos do Município e do Governo Federal. “Com as obras, as unidades vão atender as exigências da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], inclusive algumas foram feitas em pré-moldado, como a do Guará e a do Xarquinho, que precisam ser demolidas e construídas novas estruturas”, relembra o secretário.

Presidente estadual do Conjove elogia atuação guarapuavana
Durante a posse da nova gestão da Cacicopar (Coordenadoria das Associações Comerciais do Paraná), na última sexta-feira (30), em Guarapuava, o presidente estadual do Conjove (Conselho do Jovem Empresário), Marcelo Quelho Filho, destacou a excelente atuação local. Ele aponta que a proximidade do conselho com a Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) se tornou um diferencial. “A parceria faz com que haja um trabalho contínuo, pois, quando o jovem sai do conselho e vai para um cargo mais alto, ele está a par das ações”, declara.

Confiando na firme atuação do Conjove em Guarapuava, o prefeito Cesar Silvestri Filho tem participado de eventos promovidos pelos jovens empresários e também os aproximando da administração municipal. Na última semana, por exemplo, a Prefeitura iniciou o projeto Construindo Guarapuava que visa interagir com a população para pensar em boas práticas para a cidade. A primeira reunião foi com representantes do Conjove. “Temos de aproveitar a juventude, vigor e interesse desses jovens empresários no desenvolvimento de Guarapuava. A parceria com o conselho está apenas no começo”, afirma Cesar Filho.

PROJETO ARTE EM FARINHA PREPARA DELÍCIAS PARA A FESTA MAIS DOCE DA CIDADE

IMG_1493
As participantes do projeto Arte em Farinha, da Secretaria de Assistência Social, estão em contagem regressiva para a participação na Festa Mais Doce da Cidade, idealizada pelo empreendedor cultural Mauro Biazi e que tem a parceria da Prefeitura de Guarapuava.  Quem prestigiar o evento, no próximo final de semana (7 e 8 de junho), poderá saborear diversas delícias, todas produzidas esta semana. São tortas, bolachas, torteletes, quindins, queijadinhas e verrines de abacaxi, chocolate, laranja e mamão papaia, que atraem pelo não só pelo sabor.
“Trabalhamos com amor e dedicação. Uma verdadeira arte”, enaltece a confeiteira e coordenadora do projeto, Aglair Roloff. O Arte em Farinha foi implantado pela atual administração em junho do ano passado. “Em um ano, já passaram diversas alunas e descobrimos diversas artistas da farinha. “O projeto, que é coordenado pela Assistência Social, reúne turmas de 15 alunas, três vezes ao mês, para aulas de produção de biscoitos, pães, tortas entre outros. O que produzimos vendemos aqui na Casa da Farinha, onde funciona o projeto, e nas Feiras do Produtor. O lucro é usado para compra de farinha e outros mantimentos para o projeto”, completa.
A confeiteira Marilene Cavali da Costa, 69 anos, está todos os dias no projeto e garante: “é uma terapia”. O próximo curso de produção de bolachas será oferecido pela Secretaria de Assistência Social nos dias 10 e 11 deste mês. “O que produzimos é muito especial, é diferente. As turmas são sempre muito animadas. As alunas saem daqui mais felizes”, opina. Mais informações sobre o projeto e cursos pelo telefone (42) 3622-1705. As aulas são gratuitas.

A Festa mais Doce da Cidade será realizada no hall de entrada da Faculdade Guairacá, das 14 às 22h, no próximo fim de semana. A entrada é gratuita. “A festa vai reunir doceiros da cidade para expor e vender seus produtos, proporcionando renda extra, além de tornar o evento parte do roteiro turístico da cidade. Queremos valorizar a cultura gastronômica das várias etnias que formam a população de Guarapuava”, destaca Biazi.