
O deputado estadual Cesar Silvestri Filho usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (03) para tornar pública a posição do PPS com relação à Reforma Política. O parlamentar lembrou que o partido definiu os pontos prioritários que serão defendidos para contribuir com a discussão da reforma política no Brasil.
Cesar Filho destacou a mudança do sistema eleitoral, através da adoção do voto distrital misto. De acordo com este modelo, estados e municípios são divididos em diversos distritos de acordo com o número de eleitores. O eleitor passa a ter o direito a dois votos para eleger deputados e vereadores: um no candidato do distrito e outro no partido, representado por lista fechada e preordenada. No primeiro voto, o eleitor escolherá o candidato do distrito para representar a região; no segundo voto, o eleitor poderá estudar qual, dentre os partidos, tem ideologia mais parecida com seu pensamento, com suas ideias. Ao mesmo tempo em que se elegem os representantes com um comprometimento maior com a região, se aposta no fortalecimento político-partidário, com o voto na legenda.
O parlamentar também citou a ampliação do critério do segundo turno. Hoje, o segundo turno só é viável em municípios com mais de 200 mil eleitores. Cesar Filho ressaltou que o PPS defende a implantação dessa medida em cidades com mais de 50 mil eleitores, garantindo a legitimidade dos eleitos nestes municípios.
“Numa eleição disputada, com cinco ou seis candidatos, é possível que se elejam prefeitos com 35% dos votos, contrário à decisão da maioria da população”, exemplificou.