quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cesar Filho apresenta na Assembleia a posição do PPS em relação à reforma política




O deputado estadual Cesar Silvestri Filho usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (03) para tornar pública a posição do PPS com relação à Reforma Política. O parlamentar lembrou que o partido definiu os pontos prioritários que serão defendidos para contribuir com a discussão da reforma política no Brasil.

Cesar Filho destacou a mudança do sistema eleitoral, através da adoção do voto distrital misto. De acordo com este modelo, estados e municípios são divididos em diversos distritos de acordo com o número de eleitores. O eleitor passa a ter o direito a dois votos para eleger deputados e vereadores: um no candidato do distrito e outro no partido, representado por lista fechada e preordenada. No primeiro voto, o eleitor escolherá o candidato do distrito para representar a região; no segundo voto, o eleitor poderá estudar qual, dentre os partidos, tem ideologia mais parecida com seu pensamento, com suas ideias. Ao mesmo tempo em que se elegem os representantes com um comprometimento maior com a região, se aposta no fortalecimento político-partidário, com o voto na legenda.


O parlamentar também citou a ampliação do critério do segundo turno. Hoje, o segundo turno só é viável em municípios com mais de 200 mil eleitores. Cesar Filho ressaltou que o PPS defende a implantação dessa medida em cidades com mais de 50 mil eleitores, garantindo a legitimidade dos eleitos nestes municípios.

“Numa eleição disputada, com cinco ou seis candidatos, é possível que se elejam prefeitos com 35% dos votos, contrário à decisão da maioria da população”, exemplificou.

Aprovado regime de urgência para Código Florestal‏




O presidente do Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Ctentro do Paraná, Anton Gora, que acompanha a votação do novo Código Florestal em Brasília informou na manhã desta quarta-feira, 04, que foi aprovado o regime de urgência na noite de ontem e que a votação começa hoje.

O projeto de regime de urgência teve 399 votos favoráveis e 18 contra. “A aprovação da maioria dos deputados mostra que as coisas devem andar bem daqui para frente. Somente dois partidos – o Partido Verde (PV) e o PSOL – foram contra o projeto, solicitando o adiamento da votação”, informou Gora.





Assessoria de Imprensa – Release 454 – 04.05.2011

REVISTA DO PRODUTOR RURAL ressalta a importância da participação política de classe




O Sindicato Rural de Guarapuava lança nesta quarta-feira, 04, a 24ª edição da REVISTA DO PRODUTOR RURAL, publicação bimestral da entidade.

A edição traz manchete sobre a importância da participação política de classe. “Somente por meio da participação e organização política podemos alcançar mudanças no setor agropecuário. A classe produtora rural deve lutar pelos seus direitos e para isso é fundamental a participação em eventos, como dois que participamos no mês de abril: o encontro de secretários do setor agropecuário e a mobilização em Brasília para a votação do novo Código Florestal”, destaca o presidente Rodolpho Luiz Werneck Botelho.

Fomentar essa participação política é um dos desafios do Sindicato. “Fazer com que o produtor rural perceba a importância da união, da mobilização, da decisão”, observa.

A REVISTA DO PRODUTOR RURAL traz ainda matérias técnicas sobre milho, soja, trigo, cevada, batata, feijão e na área de pecuária, mercado do boi gordo, febre aftosa, Conselho de Sanidade Agropecuária, raças Angus e Charolês.





Assessoria de Imprensa – Release 450 – 03.05.2011

Sindicato Rural de Guarapuava – (42) 3623-1115 - ACESSE o SITE www.srgpuava.com.br

Procon dá dicas para as compras do Dia das Mães




O Dia das Mães é uma das datas que mais movimentam o comércio. Em função das inúmeras promoções e ofertas próprias da época, o Procon alerta o consumidor para alguns cuidados no momento de realizar a compra de presentes.

Recomendações:

Estabeleça um valor máximo para a compra;

Fique atendo para os prazos e juros embutidos no caso de parcelamento, para não comprometer o orçamento;

Se a compra for pela internet, pesquise a idoneidade da empresa vendedora;

Tenha atenção à segurança e cuidado com ofertas de sites que apresentam preços muito abaixo do mercado;

Ao comprar roupas ou calçados, informe-se sobre a troca em razão de tamanho, cor ou modelo (o Código de Defesa do Consumidor não obriga a troca de produto que não apresente defeito).

Peças de vestuário devem ter etiqueta informando dados da composição do tecido, lavagem e tamanho.

Na compra de telefone celular verifique as funções, serviços e recursos tecnológicos, uma vez que alteram o preço final.

Avalie a intenção de uso do celular para optar por planos pré-pagos e pós-pagos.

Eletrônicos e eletrodomésticos requerem cuidado especial na compra, além da exigência da nota fiscal é preciso assegurar a garantia para defeitos de fabricação.

Produtos importados devem ter rótulo e manual em português, informando a sua composição, conteúdo, peso, fabricante, importador, data de fabricação, vencimento e instruções de uso.

Nas aquisições feitas fora de estabelecimentos comerciais (telefone, internet, feiras) o consumidor tem sete dias, após o recebimento do produto, para cancelar a compra sem prejuízos.

Lembre-se de que o almoço do Dia das Mães é um dos mais concorridos nos restaurantes. Por isso, faça reserva antecipada.

Nas cestas de café, os produtos devem estar embalados e precisam ter etiquetas com todas as informações obrigatórias.

Garantia

Receber a nota fiscal e o certificado de garantia preenchido são direitos do consumidor. O prazo de garantia estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor para bens não duráveis, como alimentos e cosméticos, é de 30 dias; e para bens duráveis como calçados, roupas, bolsas, de 90 dias

Governo do Paraná retoma parcerias com BID para projetos do Pró-Cidades




A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), por meio do Serviço Social Autônomo Paranacidade, retomou entendimentos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o objetivo de contribuir na preparação de projetos e operações de financiamento internacional do Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano, o Pró-Cidades.

Nesse programa, o governo federal dá prioridade ao BID o atendimento aos municípios de regiões metropolitanas que irão sediar jogos e treinos da Copa do Mundo 2014 e de regiões turísticas.

“A expertise da Sedu/Paranacidade permitirá a atuação de nossa equipe técnica no processo de apoio à preparação de projetos municipais, de acordo com a metodologia do BID e tendo como resultado propostas de desenvolvimento das operações internacionais inseridas no programa Pró-Cidades”, afirma o secretário Cezar Silvestri, do Desenvolvimento Urbano, e superintendente do Paranacidade.

O Pró-Cidades é um mecanismo de crédito do BID, destinado a promover a melhoria da qualidade de vida da população nos municípios brasileiros. A iniciativa é executada por meio de operações individuais financiadas pelo BID.

Com a retomada da parceria com o BID, caberá ao Paranacidade o apoio técnico à preparação de projetos municipais e monitoramento de sua implantação.

ELEGIBILIDADE - Para serem elegíveis, os projetos devem fazer parte de um plano de desenvolvimento municipal que considera as prioridades gerais e concentra-se em setores com maior impacto econômico e social, com enfoque principal em populações de baixa renda.

O BID concentra o apoio do Pró-Cidades no plano municipal e simplifica os procedimentos de preparação e aprovação de projetos mediante a descentralização das operações. Uma equipe com especialistas, consultores e assistentes atua na sua representação no Brasil para manter um estreito relacionamento com os municípios.

FINANCIAMENTO – O programa financia ações de investimentos municipais, em operações de crédito acima de US$ 10 milhões, em infraestrutura básica e social, incluindo desenvolvimento urbano integrado com uma abordagem multissetorial, concentrada e coordenada geograficamente, incluindo as modalidades de melhoria de bairros, recuperação urbana e renovação e consolidação urbana.

O Pró-Cidades financia ainda ações de transporte, sistema viário, saneamento, desenvolvimento social no contexto de um plano de desenvolvimento municipal, gestão ambiental, fortalecimento institucional, entre outras. Inclui atividades para fortalecer o desempenho municipal, em termos de administração financeira e fiscal, gestão interna, serviços, planejamento urbano e ações para promover o desenvolvimento econômico local.

Governador nomeia 4.265 funcionários para escolas estaduais




O governador Beto Richa assinou a nomeação de 4.265 agentes educacionais de apoio para as escolas estaduais. Os novos funcionários vão cuidar dos serviços gerais das escolas e do preparo da merenda para os alunos da rede estadual de ensino. Os nomeados deverão tomar posse nas suas funções nos dias 11 e 12 de maio, de acordo com o cronograma estipulado em cada um dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).

"Estamos nomeando os aprovados do concurso com edital de 2006. São pessoas que já estavam aptas e aguardavam a nomeação, feita agora por nossa gestão", informou o secretário da Educação, Flávio Arns.

De acordo com o chefe do Grupo de Recursos Humanos Setorial (GRHS) da secretaria, Arnaldo Moreira de Matos, a intenção é aproveitar os aprovados no último concurso público, cujo prazo expirou em abril e, assim, formar um quadro mais estável de funcionários.

Os nomeados deverão acessar o site www.grhs.pr.gov.br/nre para saber o cronograma de cada Núcleo, as datas e horários para efetivação da posse do servidor no cargo

Helicóptero que transportava Beto Richa faz pouso de emergência em São Paulo




O governador Beto Richa sofreu um susto na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, quando o helicóptero Bell 206L que o transportava precisou fazer um pouso forçado em razão de uma pane técnica. O aparelho perdeu estabilidade e foi conduzido pelo piloto para o aeroporto Campo de Marte. Richa não teve nenhum ferimento e após o pouso de emergência, prosseguiu com a agenda na capital paulista. O governador do Paraná estava em São Paulo para uma consulta médica no Hospital Albert Einstein. Do hospital decolou para um almoço com a direção do banco de investimentos BTG Pactual. No final da tarde, Beto Richa retorna para Curitiba.

Secretário Cezar Silvestri empossa membros do ConCidades




O secretário de estado do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, empossa nesta sexta-feira (06), às 15h30, em Curitiba, os novos membros do Conselho das Cidades do Paraná (ConCidades). A solenidade fará parte da programação da 13ª reunião ordinária do ConCidades, que terá início a partir das 14 horas de quinta-feira (05).

Amanhã, integrantes das quatro Câmaras Técnicas do ConCidades - de Habitação e Saneamento Ambiental; Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana; Planejamento, Gestão do Solo Urbano e Territorialidade - farão um balanço da última gestão. Também integram a pauta assuntos como as diretrizes para o desenvolvimento regional e a elaboração do código ambiental estadual.

Na sexta-feira, serão empossados os 41 membros titulares e 41 suplentes do conselho, para um mandato de três anos. A nova gestão do ConCidades será integrada por 12 representantes de movimentos sociais e populares, dez representantes do poder público estadual, quatro representantes do poder público municipal, dois representantes do poder público federal, quatro representantes da área empresarial, quatro representantes de trabalhadores, três representantes da área profissional, acadêmica e de pesquisa e dois representantes de organizações não-governamentais (ONGs). Na gestão anterior, o Conselho contava com 28 membros titulares.


SERVIÇO:

Posse dos novos membros do ConCidades Paraná

Data: 06/05/2011
Horário: 15h30
Local: Rua Barão do Rio Branco, 546 - Hotel Nikko – Curitiba – Paraná.