sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Em parceria com a Força e Luz, Secretaria de Obras moderniza semáforos de Guarapuava




Os semáforos de Guarapuava estão ficando mais modernos. Nas últimas semanas, as lâmpadas incandescentes vêm sendo substituídas pelas de LED, garantindo menos gastos com manutenção, maior durabilidade, redução no consumo de energia e mais segurança no trânsito. Esse trabalho tem a parceria da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, Guaratran e Companhia Força e Luz.

Segundo o engenheiro de tráfego do Guaratran, César Sanchez, a cidade possui 28 semáforos, sendo 25 com lâmpadas incandescentes. “Todos os 25 ganharão novas lâmpadas, pois as incandescentes têm um sistema bastante deficiente, com baixa luminosidade, principalmente com a incidência do sol, o que prejudica a visibilidade dos motoristas e deixa o trânsito perigoso”, justifica. “O trabalho está em 50% e deve seguir até o final de março”, acrescenta.

As lâmpadas de LED têm garantia de cinco anos e devem gerar uma economia de 90% no consumo de energia elétrica. “A durabilidade também é superior. A lâmpada comum, quando queima, gera um apagão total, prejudicando o trânsito e exigindo a presença de agentes do Guaratran. Já as de LED possuem pequenos diodos, que vão perdendo a força um por um, ou seja, reduzindo a eficiência, mas não apagando completamente”, esclarece o engenheiro.

A Força e Luz forneceu as novas lâmpadas ao município através de um programa que promove a eficiência energética na área de atuação da companhia. “Beneficia a população, diminui os custos da prefeitura e reduz o gasto de energia, que é um dos nossos principais objetivos”, resume o gerente regional Dalessandro Luis Mafei.

Prefeito Cesar Filho participa da abertura do ano letivo do Pelotão Esperança



“Esse é um dos projetos que ajuda a construir a Guarapuava que tanto sonhamos”. Foi assim que o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho definiu o Pelotão Esperança durante seu discurso na cerimônia de abertura do ano letivo do projeto desenvolvido em parceria com 26º Grupo de Artilharia de Campanha, com a Prefeitura Municipal de Guarapuava, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Rotary Club Guarapuava-Lagoa além do trabalho voluntário de civis e militares. Cesar Filho ainda lembrou sobre a importância do Projeto que contribui para que os adolescentes possam encontrar seu verdadeiro talento. “Com essas atividades nossos adolescentes encontram novas oportunidades e têm chance de descobrirem sua verdadeira vocação”.

O Pelotão Esperança, programa que completa 15 anos, vai atender em 2013, 100 adolescentes de 12 a 14 anos no contra turno escolar. Segundo o tenente coronel Eduardo Netto dos Reis, comandante do 26º GAC, o principal objetivo projeto é integrar os alunos à sociedade e à família, por meio de atividades diversificadas. “Queremos incentivar nossos jovens à transpor as dificuldades para que possam alcançar a promoção educacional, social e profissional”.

O programa desenvolve as atividades no contra turno escolar, ou seja, tem suas atividades fixadas nos horários em que o adolescente não está estudando na escola. “Esse projeto é de extrema importância porque além da educação e das atividades oferecidas, nossos jovens estão inseridos na corporação militar”, explica a secretária de Assistência Social, Isabel Cristina Rauen Silvestri.

Durante dois anos, os adolescentes vão desenvolver habilidades como a disciplina, sociabilidade, respeito ao próximo, além da aprendizagem da convivência com todos. Ao final do projeto, os alunos são encaminhados a cursos profissionalizantes para dar continuidade à sua formação. “Queremos que eles tenham capacidade para atender a demanda do mercado de trabalho”, comenta o comandante do 26º GAC.