terça-feira, 22 de janeiro de 2013
Secretaria de Assistência Social vai oferecer cursos profissionalizantes gratuitos
A Secretaria de Assistência Social de Guarapuava firmou nesta terça-feira (22) uma parceria com o Senac para oferecer cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Criado em 2011 pelo Governo Federal, o programa tem como principal objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. “Temos uma grande demanda de pessoas que precisam de uma oportunidade para poder se qualificar e então buscar um emprego, pois sabemos que existem muitas vagas no mercado e esses cursos, que serão ofertados, trazem a credibilidade do Senac”, comenta a secretária de Assistência Social Isabel Cristina Rauen Silvestri.
Ao todo serão ofertadas, durante o decorrer do ano de 2013, 350 vagas em diferentes cursos. As pré-matrículas para os cursos de cuidador de idosos, auxiliar administrativo, recepcionista, auxiliar de pessoal, vendedor e camareira devem começar já no início do mês de fevereiro e poderão ser feitas na Secretaria de Assistência Social ou em qualquer um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. “A Secretaria de Assistência Social vai encaminhar a pré-matrícula para o Senac onde faremos a efetivação da inscrição”, explica a técnica em educação profissional do Senac em Guarapuava, Adriane Bulka.
De acordo com a gerente executiva interina do Senac, além do curso ser gratuito, os alunos ainda recebem todo apoio necessário para garantir a frequência nas aulas. “Os alunos matriculados ainda recebem todo o material didático do Senac e uma ajuda de custo de R$ 2 por hora aula frequentada para transporte e alimentação”.
Para participar dos cursos, é preciso ter mais de 16 anos, estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CADÚNICO (Cadastro Único), mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O candidato que não esteja cadastrado no CADÚNICO, mas que tenha o perfil para o cadastramento poderá ser matriculado normalmente nos cursos, desde que seja incluído no Cadastro Único. “Para os candidatos que são beneficiários do Bolsa Família, a matrícula nos cursos não implica na perda do benefício, além disso, qualquer membro da família pode fazer o curso porque não existe limite por família”, finaliza a secretária Cristina Rauen Silvestri.
Confira os endereços para matrícula dos Cursos Profissionalizantes:
- Secretaria Municipal de Assistência Social: Rua Senador Pinheiro Machado, 1075. Santana. Fone: (42) 3623-7995
- CRAS I: Rua Corumbá, 452 – Industrial – REPINHO. Fone: (42) 3629-4588
- CRAS II: Rua Bernardino Roseira de Lacerda, 38 – Morro Alto. Fone: (42) 3622-2308
- CRAS III: Rua Matelândia, 85 – Jardim das Américas. Fone: (42) 3622-1165
- CRAS IV: Rua Afonso Pena, 183 – Tancredo Neves. Fone: (42) 3622-1240
Secretaria de Saúde convoca médicos aprovados em concurso
Para garantir melhor atendimento à população de Guarapuava, a Secretaria Municipal de Saúde está convocando os médicos, para pronto atendimento 20 horas e 40 horas, aprovados no concurso do ano passado. Também serão contratados médicos em caráter emergencial. “Nossa intenção é garantir o atendimento em todas as unidades de saúde, por isso, além dos profissionais aprovados em concurso, serão necessárias contrações emergenciais”, informa o secretário Stefan Wolanski Negrão.
Os médicos admitidos serão lotados nas unidades de atendimento de urgência e emergência 24 horas, do Trianon e Primavera, bem como nos postos de saúde dos bairros, conforme a necessidade. “Esses profissionais podem procurar o Departamento de Recursos Humanos da prefeitura para terem mais informações sobre a documentação”, explica a diretora do departamento de Gestão de Serviços da Saúde, Ana Karina Malucelli.
Eletrocardiograma
A Secretaria de Saúde contratou uma empresa que fornecerá um eletrocardiograma para as duas unidades de urgência e emergência. Os modernos aparelhos garantem um diagnóstico preciso em poucos minutos. “A secretaria também investirá em tecnologia para que os pacientes tenham mais qualidade e agilidade no atendimento”, destaca Negrão, lembrando que também foi adquirido um eletrocardiograma fixo. “Esse aparelho ficará à disposição de todas as unidades de saúde para a substituição imediata em caso de defeito”.
Secretários discutem a reativação do Conselho Municipal do Meio Ambiente
Os secretários do Meio Ambiente e Desenvolvimento Florestal Celso Alves Araújo e Agricultura Itacir Vezzaro, se reuniram na tarde desta terça-feira (22) com funcionários das respectivas secretarias para discutirem a reativação do Conselho Municipal do Meio Ambiente. “O Conselho Municipal do Meio Ambiente foi instituído através da Lei 693/97, mas na prática ele não existe mais. Agora, precisamos reativá-lo porque vamos trabalhar a descentralização das funções ambientais do IAP para o município, através deste Conselho, ou seja, o licenciamento e a fiscalização ambiental, além das atividades ambientais de impactos locais passarão a ser responsabilidade do município”, explica o secretário Celso Araújo.
Para que exista essa descentralização, ainda de acordo com o secretário, é preciso que o Conselho Municipal do Meio Ambiente esteja ativo, exista o Fundo Municipal do Meio Ambiente, além de Leis Ambientais em vigor dentro do município e o Plano Municipal do Meio Ambiente. “O objetivo destas reuniões é colocar o Conselho em prática, o mais rápido possível, para que tenhamos o respaldo e consigamos a descentralização”.
De acordo com a Lei 2023/2012, que alterou a redação do Artigo 11, da Lei Municipal 693/97, que criou o Conselho Municipal do Meio Ambiente, o órgão consultivo e normativo deve ser composto por 22 membros divididos entre poder público e sociedade civil organizada. “Por enquanto estamos discutindo apenas a Lei e, em seguida, vamos convocar os membros da sociedade civil organizada e do poder público para reativar o Conselho”, comenta Celso Araújo.
Fundo Municipal do Meio Ambiente
Com a reativação da Lei 2023/2012, que efetiva o Conselho Municipal do Meio Ambiente, também está prevista a criação do Fundo Municipal do Meio Ambiente, que tem por finalidade concentrar fontes e recursos para o desenvolvimento de projetos destinados a proteção ambiental e melhorias de qualidade de vida da população. “Nós também já estamos trabalhando neste projeto para que o Fundo Municipal do Meio Ambiente seja instituído junto com a reativação do Conselho Municipal do Meio Ambiente”, afirma o secretário.
Prefeito empossa diretores municipais nesta quarta-feira
O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, dará posse a 43 diretores das escolas municipais. A solenidade, que acontece na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (23), é aberta à comunidade escolar e ao público em geral.
“Pela primeira vez, os diretores municipais serão empossamos pelo prefeito e, com isso, queremos demonstrar toda a valorização que os profissionais da educação vão ter nesta administração”, afirma a secretária de Educação, Sandra Zannette. “Queremos que os diretores sejam a ponte entre a comunidade escolar e a administração municipal para que possamos derrubar todas as cercas divisórias para que nossa educação possa evoluir cada vez mais”.
Os diretores dos colégios estaduais que funcionam em dualidade com as escolas municipais também foram convidados para o evento. “Todos os profissionais da educação serão valorizados pelo governo municipal. Uma das marcas do prefeito Cesar Filho é a união”, explica Sandra, convidando toda a comunidade para o evento. “Será um momento especial e que está sendo preparado com muito carinho”.
Assessoria de Imprensa
Assinar:
Postagens (Atom)