sexta-feira, 8 de março de 2013

Secretaria de Agricultura de Guarapuava firma parceria com Estado

 
A Secretaria de Agricultura de Guarapuava promoveu uma reunião, nesta sexta-feira (08), com representantes da SEAB (Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento) e com a EMATER para apresentar aos órgãos estaduais o planejamento de ações da Prefeitura Municipal para o setor da agricultura. “Nosso objetivo é unir forças para ampliar e aumentar a assistência técnica prestada ao produtor rural, principalmente da agricultura familiar”, explica o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.

Segundo o chefe do núcleo regional da SEAB, Arthur Bittencourt Filho, a Secretaria Municipal de Agricultura pode contar com todo apoio do Estado. “São vários programas que já estão em desenvolvimento e outros que estão sendo implantados com a participação do Estado em parceria com a Prefeitura de Guarapuava”, destaca o agrônomo que também lembrou sobre a iniciativa da atual administração em beneficiar os pequenos produtores. “Quem precisa efetivamente do auxílio do governo é o mini e pequeno produtor e vemos que o foco desta gestão é trazer os benefícios, em um curto espaço de tempo, justamente para esses produtores”.

A EMATER, órgão do governo do Estado responsável pelos trabalhos de extensão rural também vai atuar junto com a Prefeitura de Guarapuava. De acordo com o chefe regional, Julci Pires, todos os pequenos agricultores de Guarapuava terão o apoio de técnicos no campo. “Nós vamos colocar o plano de trabalho dos nosso técnicos dentro do plano de agricultura do município, com isso pretendemos potencializar a atuação dos técnicos”, diz Julci ao afirmar que “cada comunidade terá um técnico trabalhando em benefício dos agricultores familiares do município de Guarapuava”.

Historiador doa quadros para a Secretaria de Educação e Cultura‏

 
O Museu Municipal Visconde de Guarapuava terá mais 30 quadros em seu acervo. A doação foi feita pelo escritor e historiador Sebastião Meira Martins, na manhã desta sexta-feira (8), à Secretaria de Educação e Cultura. “Essa doação é de grande valor cultural e que a prefeitura colocará à disposição de todos os guarapuavanos”, ressalta a secretária Sandra Zannette.
Os quadros contêm fotos e relatos sobre a história da cidade. Tudo registrado por seu Sebastião, como é mais conhecido. São prédios antigos, eventos e momentos. “Eu gosto de registrar o que está a minha volta e dividir com as pessoas. Quero que conheçam o lugar onde moram”, ressalta o historiador, que mora na fazenda Capão Bonito de Baixo, no distrito de Entre Rios, tem 85 anos e já escreveu 17 livros, o mais recente lançado em 2011, com o título “Soberbas Fazendas de Nosso Rincão”.

Semana Saúde na Escola leva informações para alunos da rede municipal e estadual‏

 
A Secretaria de Saúde de Guarapuava realiza, de 11 a 15 de março, a Semana Saúde na Escola. O evento segue a programação nacional dos Ministérios da Saúde e da Educação e marca o início das ações do Programa Saúde na Escola. O objetivo é sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno dos alunos. Segundo Fernanda Spyra, que faz parte do GTI municipal (Grupo de Trabalho Intersectorial) é importante realizar a avaliação da criança para detectar possíveis problemas. “Temos que diagnosticar o problema o quanto antes e encaminhar as crianças para um tratamento, para que não tenha seu rendimento escolar comprometido”.

Durante a Semana Saúde na Escola, serão visitadas 7 Cmeis, 11 colégios estaduais e 19 escolas municipais, totalizando 11.782 alunos. As palestras serão ministradas pelos profissionais das 23 equipes de Saúde da Família. Nos CMEI e escolas municipais e estaduais serão abordados temas como prevenção de obesidade e saúde ocular. Os alunos das séries finais do ensino médio e fundamental também receberão palestras com temas como a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

O Programa Saúde na Escola incentiva a população a adquirir seu cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) para facilitar o atendimento médico. Por isso, é obrigatório ao aluno que for participar da Semana Saúde na Escola possuir o número do cartão do SUS. “Além de conscientizar as crianças e adolescentes, isso é uma forma de fazer com que eles tenham o cartão do SUS, o que ajuda muito quando elas precisam de cuidados médicos”, explica Fernanda ao lembrar que “A ação Semana Saúde na Escola é uma etapa para que o município possa aderir ao Programa Saúde na Escola e a exigência para que os alunos tenham o cartão do SUS é um incentivo para que os alunos adquiram o documento que é de fundamental importância para internamentos ou qualquer tratamento que seja realizado pelo SUS”.

Os alunos que ainda não tiverem o cartão do SUS podem consegui-lo diretamente no Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde Guarapuava/Pinhão). “Mesmo que o aluno não consiga obter o cartão a tempo para participar do evento ele ainda poderá usá-lo para participar dos próximos eventos”, comenta. As ações, realizadas nas escolas, onde os alunos deverão apresentar o cartão do SUS para participar, acontecem dias 13, 14 e 15 de março.
Serviço: Semana Saúde na Escola leva informações para alunos da rede municipal e estadual
Data: De 11 a 15 de março
Local: CMEIs, Colégios Estaduais e Escolas Municipais
Informações: (42) 3621-3112

Prefeito Cesar Filho recebe comenda do Corpo de Bombeiros‏

 
O Corpo de Bombeiros de Guarapuava já pode contar com mais 25 soldados. A formatura ocorreu na manhã desta sexta (8), em uma grande solenidade. O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, prestigiou o evento e foi homenageado com a comenda do centenário da corporação no Paraná.
“Essa comenda é uma honraria do mais alto grau de conhecimento dado às autoridades. Nosso prefeito é digno dessa honraria por representar a população e pelo grande trabalho que vem desempenhando, inclusive ampliando a integração e diálogo”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, major Anderson Willians Cortez.
Em seu discurso, Cesar Filho chamou os novos soldados de guerreiros. “São pessoas que dedicam suas vidas para cuidar das nossas e esse cerimonial está a altura dessa corporação”, elogia o prefeito, acrescentando que a prefeitura vai sempre reforçar os laços com a corporação. “Vamos descentralizar e melhorar o atendimento com a viabilização de um novo quartel que será construído no Parque das Araucárias”.
O prefeito de Pitanga, Altair Zampier, e o comandante do 16º BPM, tenente coronel Edson Solak, entre outras autoridades civis e militares prestigiaram o evento. Após a benção do capelão voluntário Mário Capodiferro, a cerimônia encerrou com muita água. Os bombeiros mais experientes deram um“banho” nos novos soldados.

Secretaria de Saúde de Guarapuava promove Oficina de Planejamento Estratégico‏

 
 
Como forma de oferecer aos gestores uma ferramenta de planejamento de prioridades para a área da saúde, a Secretaria de Saúde de Guarapuava realiza nesta sexta-feira (08) e no sábado (09), a Oficina de Planejamento Estratégico. “Esta é a primeira vez que o município de Guarapuava chama os gestores da Secretaria para que possam construir juntos, o Plano Plurianual para a área da saúde. Fazemos isso porque acreditamos que temos todas as respostas para os problemas que enfrentamos hoje aqui mesmo, no comprometimento e experiência de cada servidor”, disse o prefeito Cesar Silvestri Filho.

A Oficina de Planejamento Estratégico, realizada com o apoio da SESA (Secretaria de Estado da Saúde), é uma ação inovadora. “Precisamos destacar a iniciativa do município de Guarapuava no sentido de reunir os profissionais e fazer uma Oficina de Planejamento Estratégico porque é fundamental para qualquer administração, quando inicia suas atividades, fazer esse planejamento para poder solidificar todas as propostas que serão implementadas em Guarapuava nos próximos anos”, disse o diretor geral da Secretaria de Estado da Saúde, Rene José Moreira dos Santos, que ainda destacou o apoio do Estado ao município. “É papel do Estado ser parceiro do governo municipal em todos os momentos, tanto na elaboração do planejamento estratégico quanto no momento de executar as ações na área da saúde”.

Os gestores participarão durante todo o dia de hoje de palestras e grupos de trabalho com consultores da SESA e poderem fazer a efetiva gestão do sistema municipal de saúde, através de planejamento estratégico.“Tenho certeza que todos que estão aqui hoje querem mudar a realidade da saúde de Guarapuava e por isso vamos analisar a realidade do município e buscar as melhores soluções para os próximos anos”, declarou o secretário de Saúde, Stefan Negrão.

Palestrantes de renome internacional ministram as atividades. Segundo Maria Emi Shimazaki, consultora de diversas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, que ministra a palestra sobre“A Gestão Estratégica”, o planejamento estratégico será feito de forma ascendente com a participação do corpo diretivo e do corpo técnico da secretaria. Eugênio Vilaça Mendes, consultor da Organização Mundial da Saúde, faz uma exposição sobre “A Atenção Primária à Saúde e a Coordenação das Redes de Atenção à Saúde”. “Quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve e isso não pode acontecer quando falamos de políticas públicas, por isso fazemos este planejamento, que vai definir um marco para a saúde de Guarapuava, definindo onde queremos estar daqui quatro anos e quais são os projetos prioritários. É isso que vai organizar todo o trabalho desta gestão”, afirma Eugênio Vilaça Mendes.

Dia Internacional da Mulher começa com entrega de flores na Prefeitura de Guarapuava‏

 
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (08), a Prefeitura de Guarapuava entregou 2.700 flores para todas as servidoras do município. Além das funcionárias da administração, todas as servidoras das secretarias receberam a homenagem feita pelos secretários. “Esta é uma forma de demonstrarmos a importância das mulheres guarapuavanas em nossa administração”, comenta o prefeito Cesar Silvestri Filho.

De acordo com a vice-prefeita Eva Schran, as mulheres têm um papel fundamental, não apenas na vida política do município como na transformação de toda sociedade. “A mulher tem a visão da mãe guarapuavana que cuida dos seus filhos e quer o melhor para sua família e sua cidade, buscando o desenvolvimento e a transformação da sociedade pelo bem de todos”, explica.

O procurador geral do município, Fábio Decker, fez a entrega das flores para as funcionárias da Procuradoria já nas primeiras horas do expediente. “Precisamos reconhecer a importância das mulheres e o espaço que ocupam atualmente em todos os setores da sociedade, inclusive na Procuradoria, em que a presença das mulheres é majoritária”,afirma o procurador. “Foi uma surpresa para todas nós e isso é um reconhecimento não apenas do trabalho que desenvolvemos, mas do papel da mulher diante da sociedade atual”, disse a assessora jurídica da Procuradoria Geral Dayana Talita Cazella.

Na parte da tarde desta sexta-feira (08), as servidoras do município de Guarapuava participam de um evento, às 15h, na Praça do Paço Municipal, em frente à Prefeitura, onde o prefeito Cesar Silvestri Filho sanciona a Lei que amplia a licença maternidade de quatro para seis meses, para mães biológicas e adotivas. “Essa medida é muito importante porque faz parte dos direitos da mulher e precisa ser reafirmada legalmente. A relação com o filho nos primeiros meses é fundamental para a formação cognitiva e afetiva da criança”, destaca o prefeito que, no ainda hoje, também assina a Lei para a criação efetiva da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e empossa a vice Eva Schran como secretária. “Acredito que a Eva tem um grande potencial para buscar a construção de uma sociedade que reconheça as diferentes faces, diversidades e identidades da mulher guarapuavana”.

As comemorações ao Dia Internacional da Mulher seguem por todo o mês de março com uma extensa programação desenvolvida pela Prefeitura de Guarapuava, como a realização da Blitz Educativa, no dia 15, o Ação Mulher, no dia 16, das 9h às 12h, no calçadão da XV com atendimento nas áreas de saúde, esportes, assistência social, orientação jurídica e vários outros serviços e a 1ª Corrida da Mulher, que vai reunir guarapuavanas de todas as idades, no dia 24, em um percurso de aproximadamente 6km. As inscrições já podem ser feitas na Secretaria de Esportes, que fica no Ginásio Joaquim Prestes ou ainda no próprio dia do evento, no local da saída.

Prefeito acompanha exposição de planejamento da UTFPR‏


No final desta tarde (7), o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, acompanhou, na sede da Câmara Municipal, uma apresentação de ideias e desenvolvimento realizada pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). O evento contou com a participação dos vereadores e professores da instituição.
O diretor geral do campus de Guarapuava, João Paulo Aires, afirmou que o desenvolvimento já está acontecendo em Guarapuava e a UTFPR tem total interesse em firmar parcerias com outras instituições. “Nossa vocação e foco, diferente das outras universidades tradicionais, são os cursos tecnológicos e as engenharias, o que acaba transformando a região na qual a universidade se instala”, afirma Aires.
Segundo o diretor, os três primeiros blocos do campus de Guarapuava já foram edificados. Cada um terá aproximadamente 1.000 m². “Isso possibilitará o amplo desenvolvimento das atividades didático-administrativas do campus. O término das obras está previsto para o fim do primeiro semestre de 2013”.

Municípios definem estatuto e plano de gerenciamento do Consócio Intermunicipal Vale do Rio Jordão‏

 
Na segunda reunião do Consórcio Intermunicipal Vale do Rio Jordão, os municípios integrantes – Guarapuava, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Candói – aprovaram o estatuto, elegeram a diretoria, organizaram a utilização das máquinas e definiram os trechos para o início dos trabalhos. “Esta reunião foi muito produtiva, pois fechamos os itens necessários para dar continuidade ao processo de legitimidade do consórcio junto à Codapar [Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná]”, disse o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Através do consórcio, Guarapuava, Candói, Pinhão e Reserva do Iguaçu terão acesso ao programa Patrulha do Campo, que cede as máquinas, faz a manutenção e acompanha a execução dos projetos. Os municípios são responsáveis pelo combustível, operadores e elaboração dos projetos. “Foi muito importante já termos definido o uso das duas patrulhas que teremos direito e os primeiros trechos das obras para que os técnicos venham à região e analisem nosso projeto”, avalia o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.
O prefeito de Pinhão, Dirceu de Oliveira é o presidente do consórcio; Cesar Filho, o vice; e o prefeito de Reserva do Iguaçu, Emerson Julio Ribeiro, o tesoureiro. O prefeito de Candói, Gelson Kruk da Costa, vai presidir o conselho fiscal, que tem ainda mais quatro membros. A reunião aconteceu nesta manhã (7), na Câmara de Vereadores de Reserva do Iguaçu. Também participaram o secretário de Obras, Edison Sanches Filho, e o procurador Fábio Decker. “Com o programa Patrulha do Campo, Guarapuava poderá executar o trabalho de readequação das estradas rurais”, finalizou Cesar Filho.