A Secretaria de Agricultura de Guarapuava promoveu uma reunião, nesta sexta-feira (08), com representantes da SEAB (Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento) e com a EMATER para apresentar aos órgãos estaduais o planejamento de ações da Prefeitura Municipal para o setor da agricultura. “Nosso objetivo é unir forças para ampliar e aumentar a assistência técnica prestada ao produtor rural, principalmente da agricultura familiar”, explica o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.
Segundo o chefe do núcleo regional da SEAB, Arthur Bittencourt Filho, a Secretaria Municipal de Agricultura pode contar com todo apoio do Estado. “São vários programas que já estão em desenvolvimento e outros que estão sendo implantados com a participação do Estado em parceria com a Prefeitura de Guarapuava”, destaca o agrônomo que também lembrou sobre a iniciativa da atual administração em beneficiar os pequenos produtores. “Quem precisa efetivamente do auxílio do governo é o mini e pequeno produtor e vemos que o foco desta gestão é trazer os benefícios, em um curto espaço de tempo, justamente para esses produtores”.
A EMATER, órgão do governo do Estado responsável pelos trabalhos de extensão rural também vai atuar junto com a Prefeitura de Guarapuava. De acordo com o chefe regional, Julci Pires, todos os pequenos agricultores de Guarapuava terão o apoio de técnicos no campo. “Nós vamos colocar o plano de trabalho dos nosso técnicos dentro do plano de agricultura do município, com isso pretendemos potencializar a atuação dos técnicos”, diz Julci ao afirmar que “cada comunidade terá um técnico trabalhando em benefício dos agricultores familiares do município de Guarapuava”.