sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Conheça as datas de matrículas para alunos regulares e calouros da Unicentro



A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), por meio da Diretoria Acadêmica (Dirac), realiza nos meses de janeiro e fevereiro, as matrículas para alunos regulares e calouros da instituição.

De acordo com o Calendário Universitário da Unicentro, acadêmicos regulares devem renovar sua matrícula até o dia 11 de fevereiro, pelo Aluno Online (www.unicentro.br/aonline).

Já os calouros, aprovados nos vestibulares de Primavera (setembro/2010) e Verão (janeiro/2011) devem efetuar sua pré-matrícula a partir de 4 de fevereiro, diretamente no Aluno On line. A efetivação da matrícula ocorre quando da entrega da documentação, nos dias, locais e horários estabelecidos nos boletins informativos entregues a todos os candidatos, disponíveis para consulta no site da Unicentro, nos seguintes links:


- Boletim Informativo dos candidatos do Vestibular de Primavera

- Retificação do Boletim Informativo dos candidatos do Vestibular de Primavera


- Boletim Informativo dos candidatos do Vestibular de Verão


Além das matrículas de alunos regulares e de calouros, serão realizadas as matrículas dos candidatos aprovados no X Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, no dia 7 de fevereiro, das 13h30 às 17h, na Diap responsável pelo curso escolhido.

Mais informações na Dirac, pelo telefone (42) 3621-1020, ou diretamente nas Divisões de Apoio Acadêmico da Unicentro.


Paraná deverá colher 19,85 milhões de toneladas de grãos na safra 2010/2011



A colheita da safra de grãos de verão 2010/11 está começando no Paraná, devendo se intensificar a partir de fevereiro. Simultaneamente à colheita, o agricultor paranaense já começa a plantar o milho da segunda safra em todo o Estado. Relatório divulgado nesta quinta-feira (27) pelo Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, estima que o Paraná deverá colher cerca de 19,85 milhões de toneladas de grãos, volume 7% menor que na safra anterior (2009/10). Porém, a colheita está apenas iniciando e os avanços de produtividade por causa do clima propício podem revelar uma produção maior no decorrer do ano, explicou o diretor do Deral, Otmar Hubner.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, ressalta que a colheita está ocorrendo num clima de preços bons para a maioria dos produtos, mas houve queda acentuada nos preços da batata, cebola e feijão, que vem sendo motivos de preocupação por causa dos prejuízos ao agricultor.

A colheita de soja já iniciou no Oeste do Estado, devendo se intensificar a partir de fevereiro. A estimativa de produção aponta para uma produção de 13,79 milhões de toneladas do grão no Paraná, que é a segunda maior produção de soja já obtida no Estado. A produção recorde foi obtida no ano passado, quando foram colhidas 13,93 milhões de toneladas de soja no Paraná. Segundo Hubner, nesta safra o potencial das lavouras está bom e aponta para uma superação dos resultados obtidos no ano passado.

A produção de milho deve atingir 5,34 milhões de toneladas, 21% menor que no ano passado quando foram colhidas 6,78 milhões de toneladas. Mas o rendimento esperado da cultura é bom, em torno de 7.600 quilos por hectare. Segundo Hubner, na safra 2010/11 a área plantada com milho na safra de verão alcançou apenas 735 mil hectares no Estado, a menor área plantada desde a década de 60. Em relação à safra passada, a redução de área foi de 18%, provocada pelos baixos preços na época de plantio e também pela preferência do produtor paranaense em plantar a soja nessa época do ano.

O feijão foi um pouco prejudicado pelas chuvas na colheita, o que frustrou a expectativa de produção em algumas regiões. Porém, o levantamento do Deral aponta para uma produção 11% maior em relação ao ano passado. Para a safra 2010/11 deverão ser colhidas 541,56 mil toneladas do feijão da primeira safra, contra 489,59 mil toneladas colhidas em igual período do ano passado.

MILHO SAFRINHA - Como consequência da queda da área plantada com milho na safra de verão, está crescendo a área ocupada com a cultura no período da safrinha, que vai de janeiro a junho. Na safra 2011, a área plantada com milho safrinha no Paraná já representa o dobro da área ocupada com a cultura durante o período tradicional de plantio do milho que é a safra de verão.

O relatório do Deral aponta que o plantio com milho safrinha no Estado deve atingir 1,51 milhão de hectares, que representa um aumento de 11% sobre a área ocupada em igual período do ano passado que alcançou 1,36 milhão de hectares. Considerando as condições normais de clima desde o plantio, passando pelo desenvolvimento vegetativo até o ciclo final da colheita, a expectativa de produção para o milho safrinha é de 6,62 milhões de toneladas, também superando o volume de produção da safra normal.
AENPlantação e colheita de soja no Interior do Estado do Paraná. - 27-01-11 - Foto Jonas Oliveira/SECS

Coronel Hercules Donadello é o novo comandante do Corpo de Bombeiros -



O governador Beto Richa participou da passagem de comando no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, nesta quinta-feira (27), em Curitiba. O coronel Hercules William Donadello assumiu a corporação em substituição ao coronel Geraldo Domaneschi, que ficou um ano e seis meses na função. “Sabemos da intenção desse governo para a melhoria da segurança pública. Vamos dar continuidade ao excelente trabalho deste comando para que o Corpo de Bombeiros ofereça à população o melhor serviço possível”, afirmou o coronel, que era subcomandante da corporação.

O governador voltou a afirmar que a segurança pública é uma das principais reivindicações da população paranaense e uma prioridade do atual governo. “Somente conseguiremos atingir nossos objetivos e colocar em prática nossas propostas para a segurança se pudermos contar ao nosso lado com a cumplicidade de policiais civis, militares e bombeiros”, disse Richa. “Sabemos da capacidade e da qualificação do novo comandante desta instituição que goza de grande respeito, credibilidade e confiança da população do Paraná”, disse o governador.

Richa lembrou o bom relacionamento histórico que mantém com as classes militares, desde a adolescência, na companhia do ex-governador José Richa, quando visitavam instalações da PM e dos Bombeiros. Disse que a valorização dos servidores de todas as categorias, o respeito, o reconhecimento e o diálogo aberto serão a marca dessa administração e que “conta com todos na missão de garantir a proteção e a segurança dos paranaenses”.

O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, manifestou o respeito e a consideração com a missão dos bombeiros militares. Elogiou a disposição do coronel Geraldo Domaneschi, que deixa o cargo, em pedir apoio ainda nos primeiros dias de governo, para garantir os recursos para o bom funcionamento da Operação Verão, no litoral.

Almeida Cezar afirmou que o Corpo de Bombeiros e seu comando terão total apoio da Secretaria da Segurança Pública para realizar seu trabalho. “Vamos trabalhar juntos e estamos certos de que a gestão do Coronel Donadello honrará os bravos homens desta corporação”, afirmou o secretário.

CURRÍCULO - O novo comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Hercules William Donadello, 51 anos, é curitibano, casado e tem duas filhas. Formou-se em Administração pela Faculdade de Administração e Economia (1990) e pós-graduou-se em Sistemas de Computação na Administração de Empresas (2001), cursou Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2002) e engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná (2010), além de uma série de cursos da carreira militar, entre eles uma especialização em formulação e gestão de políticas públicas (2007). Comandou grupamentos no interior do estado, na Região Metropolitana de Curitiba e chefiou unidades na capital. Até esta data era chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros.