A atual administração municipal cumpriu, na noite desta terça-feira (17), mais uma etapa para a implantação do Guarapuava Empreendedora. No Paço Municipal aconteceu o lançamento do Bom Negócio Paraná, uma parceria da Prefeitura, Unicentro e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. O prefeito Cesar Filho, o coordenador do Universidade Sem Fronteiras, Mario Antonello, o presidente da Acig, Elói Mamcasz, o coordenador do programa em Guarapuava, Jeferson Lozeckyi, a vice-prefeita Eva Schran, representando o Sescap-PR, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades participaram do evento, além dos principais interessados no assunto: micro, pequenos e médios empreendedores informais.
Cesar Filho destacou que o Bom Negócio Paraná oferece capacitação e consultoria gratuitas aos empreendedores e que a prefeitura vai lançar a Agência do Empreendedor para facilitar o acesso ao micro-crédito. “Nosso objetivo é facilitar todo o processo para beneficiar os micro e pequenos empreendedores. Um dos nossos compromissos é fortalecer esse setor tão importante para o desenvolvimento do município”, disse, reforçando que, ao mesmo tempo, o governo municipal está atraindo grandes investimentos. Ele citou a vinda da Irmol, indústria de móveis, da Target Eletronics, que será a segunda maior do Brasil na produção de placas de circuito impresso, e do shopping. Também adiantou que, em algumas semanas, ocorrerá o anúncio de três outras grandes empresas.
Segundo o secretário, Sandro Abdanur, o Bom Negócio Paraná se soma às ações já concretizadas pela administração do prefeito Cesar Filho, como a sanção da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e a assinatura do convênio com a Fomento Paraná. “São caminhos que levam Guarapuava ao desenvolvimento econômico. Na sequência, teremos um espaço dentro da prefeitura, a Agência do Empreendedor, que auxiliará aqueles que são e querem ser empreendedores”, resume. Eva Schran disse que a classe contábil aguardava a concretização dessas ações e que a regional do Sescap será parceira nos programas.
O Bom Negócio Paraná vai ofertar capacitação, através da Unicentro, apoio, consultoria e auxílio na viabilização de crédito subsidiado pelo Governo do Estado. Durante o evento, os participantes puderam fazer a inscrição para o primeiro curso, que tem 55 vagas. “A prefeitura nos ajuda e nós ajudamos o desenvolvimento de Guarapuava”, afirma a vendedora Marceli Martins, 28 anos, que participou do lançamento do programa.
Guarapuava deve receber 500 participantes na Conferência Estadual da Cultura
Nos dias próximos dias 21 e 22, cerca de 500 pessoas se reúnem em Guarapuava para 3ª Conferência Estadual da Cultura. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, é destinado aos delegados eleitos nas conferências municipais e intermunicipais de cultura. Serão escolhidos os representantes do Paraná na conferência nacional, que ocorre em novembro, em Brasília.
A conferência estadual será realizada na Unicentro, com abertura prevista para às 9h, do dia 21. O tema deste ano, sugerido pelo Ministério da Cultura (MinC), é “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”. Os debates serão divididos em quatro eixos: implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, e cultura e desenvolvimento. Cada delegado participa de um eixo específico. Secretaria de Planejamento apresenta Lei Orçamentária Anual 2014
A Secretaria de Planejamento de Guarapuava realiza, nesta sexta-feira (20), na Câmara de Vereadores, às 19h, audiência pública para apresentação da LOA (Lei Orçamentária Anual) da gestão do prefeito Cesar Silvestri Filho para 2014. A secretária de Planejamento, Raquel Rauen Dalla Vecchia, irá mostrar a distribuição dos recursos para todas as ações, atividades e programas, evidenciando a política econômico-financeira da e o plano de trabalho da atual administração. “A Lei Orçamentária Anual estima as receitas e autoriza as despesas, de acordo com a previsão de arrecadação do município”, resume a secretária. Artistas podem participar de oficina sobre o concurso Cultura na Copa do Mundo
Nesta sexta-feira (20), às 19h, na Casa da Cultura, será realizada oficina de apresentação do edital do concurso Cultura na Copa do Mundo. A atividade será ministrada pela assessora do Ministério da Cultura, representante da regional Sul, Clara Cristina Zitkoski. O concurso é um processo seletivo, em âmbito nacional, de trabalhos artísticos culturais, para futura contratação, no intuito de promover a cultura brasileira no período Copa do Mundo da Fifa 2014. Os trabalhos serão divulgados nas cidades sedes dos jogos.
Podem participar artistas, agentes, produtores, grupos, formais ou informais, ou qualquer pessoa com atuação na área cultural. Os projetos devem ser inscritos até o dia 23 de setembro, através do site www.cultura.gov.br, nas categorias Brasil Audiovisual, Brasil Criativo, Brasil Diverso ou Brasil das Artes, podendo abranger as áreas da música, artes visuais, literatura, dança, circo, teatro, manifestações tradicionais, audiovisual, gastronomia, artesanato, arquitetura, design, patrimônio e moda.
Para valorizar e dar maior visibilidade aos trabalhos produzidos por professores e educadores das escolas municipais e Cmeis, a Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava, em parceria com a Faculdade Guairacá, organizou o 1º Concurso de Práticas Educativas Professora Evelin Elizabeth Siqueira Deflon. As inscrições foram encerradas, e 76 professoras se inscreveram na categoria professores de ensino fundamental e 42 na categoria educadores infantis.
Os profissionais que se inscreveram devem encaminhar o material – relatório de atividades ou projetos-, até o próximo dia 20 ao Departamento Pedagógico, da Secretaria de Educação e Cultura. “A intenção do concurso não é escolher o melhor, porque todas são os melhores, mas incentivar os educadores a continuarem o ótimo trabalho que realizam”, reforça a secretária Sandra Zannette, destacando que a professora homenageada, Evelin Elizabeth Deflon Siqueira, atuou na educação pública, como alfabetizadora, desde 1967, e aposentou-se após 42 anos dedicados ao magistério.
Nas duas categorias, o primeiro colocado ganhará um notebook e uma bolsa integral de pós-graduação na Faculdade Guairacá; o segundo leva um netbook; e o terceiro, um tablet. Mais informações sobre o concurso podem ser solicitadas à comissão organizadora pelo e-mail dpedagogico.semec@gmail.com ou diretamente no Departamento Pedagógico da Secretária Municipal de Educação e Cultura.