sexta-feira, 17 de maio de 2013

Resumo de notícias...

Cristina Silvestri e mães dos alunos do Pelotão Esperança participam de confraternização
 
Na tarde desta quinta-feira (16), foi realizada uma confraternização em homenagem às mães dos meninos que participam do Pelotão Esperança, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, o 26º GAC e o Rotary Club Lagoa. O evento ocorreu no salão social do Gresga e contou com a presença da secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri. “Parabéns às mães, pelo incentivo e apoio que dão aos seus filhos. E vocês, meninos, saibam que todas as pessoas aqui presentes estão comprometidas com o futuro de vocês”, disse.
 
Na comemoração, teve apresentação dos alunos, entrega de uma lembrança confeccionada pelos filhos, coquetel, sorteio de brindes e entrega de cestas básicas, montadas com alimentos arrecadados durante a campanha solidária.
 
O Pelotão Esperança atende 100 meninos, com idade entre 12 e 14 anos, que são encaminhados pela Assistência Social. O projeto, que funciona no contraturno escolar, oferece oficina de informática, agricultura e educação física; aula de valores, além de higiene pessoal, corte de cabelo e grupo de apoio psicológico. Eles recebem vale-transporte e alimentação. Aqueles que se formam são encaminhados para cursos de qualificação profissional e escolas técnicas.
Secretaria homenageia profissionais da Assistência Social


Para comemorar o Dia do Assistente Social (15 de maio), a Secretaria de Assistência Social promoveu uma confraternização. A secretária Cristina Silvestri homenageou os profissionais que atuam em Guarapuava. “Tenho muito respeito e admiração por esses profissionais, que desenvolvem um trabalho muito importante, realizado com o coração e voltado a ajudar as pessoas mais necessitadas”.
Prefeito recebe grupo de profissionais canadenses
 
O prefeito Cesar Silvestri Filho recebeu, na manhã desta quinta-feira (16), cinco canadenses que estão em Guarapuava através do Intercâmbio do Grupo de Estudos do Rotary Internacional. Eric Riek, Mari-Anne Tate, Sherren Khan, Alicia Evans e Iga Janik estavam acompanhados de rotarianos dos clubs locais: Lagoa, Guarapuava e Guairacá. Eles conversaram sobre os pontos turísticos da cidade e vão levar na bagagem algumas lembranças, como livros de fotos, de Mauro Biazi, e estatuetas do índio Guairacá e o lobo guará.
Os canadenses permanecem na cidade até sábado (18). Depois visitam outras cidades paranaenses, finalizando no dia 6 de junho, em Cascavel.“Esse intercâmbio é de grupo de estudo, então, além de conhecerem a cultura do país que visitam, eles aprendem sobre suas profissões”, explica um dos anfitriões Zanoni Camargo Buzzi, do Rotary Club Guarapuava.
Tentando aprimorar seu português, a especialista em liderança e desenvolvimento de comunidades, Alicia Evans, 33 anos, disse que Guarapuava é uma cidade bonita, com pessoas bonitas e hospitaleiras. A amiga Shereen Khan, especialista em marketing online, se encantou com as araucárias. Afirmou que são interessantes. Quando questionadas sobre a comida que mais apreciaram, Alicia não teve dúvidas: “churrasco”, de preferência acompanhado de caipirinha.
 
 
 
 
Vice-prefeita participa de talk show em convenção de contabilidade
 
 
 
Na manhã desta quinta-feira (16), a vice prefeita, secretária da Mulher e diretora regional do Sescap-PR, Eva Schran, realizou um talk show durante a 16ª Convenção dos Profissionais de Contabilidade do Paraná, em Foz do Iguaçu. Eva falou sobre sua trajetória política, a importância da participação feminina nos cargos de decisão e a conciliação entre família e as carreiras profissional e política.
A presidente do CRC-PR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná), Lucélia Lecheta, a coordenadora estadual da Mulher Contabilista, Nilva Pazetto, e a consultora da empresa Alpargatas, Angela Hirata, também participaram do talk show, o que proporcionou a visualização da diferença que as mulheres paranaenses fazem nos cenários político e econômico.

Cezar Silvestri recebe medalha Coronel Sarmento



A medalha é a maior honraria entregue pela Policia Militar do Paraná, e leva o nome de seu patrono

O deputado federal e Secretário de Estado de Governo, Cezar Silvestri, foi agraciado com a Medalha Coronel Sarmento, a maior honraria da Policia Militar do Paraná. A entrega foi realizada nesta sexta-feira, durante solenidade em comemoração ao dia do patrono da PM, Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. A solenidade aconteceu no Salão de Atos do Palácio Iguaçu.

“É uma honra e uma alegria muito grande receber essa homenagem. Sempre trabalhei ao lado dos policiais militares. Essa condecoração renova o meu compromisso em continuar trabalhando para garantir e ampliar os diretos, e dar ainda melhores condições de trabalho e essa classe que presta um serviço de valor inestimável a todos os paranaenses”, comentou Silvestri.

A Medalha é uma condecoração que a Polícia Militar do Paraná entrega aos que se destacam em favor de causa pública e por atos de heroísmo no desempenho da função de policial militar. É anualmente conferida pelo chefe do Poder Executivo, mediante proposta do comandante geral da PMPR. Além do secretário de governo, o ex-comandante do 16º Batalhão da Policia Militar de Guarapuava, tenente coronel Péricles de Mattos, também recebeu a

Caminhada chama a atenção para o combate à violência sexual infantil

 
A frase “Criança brinca, não é brinquedo. Diga não a exploração” era uma das frases entre tantas que chamavam a atenção para o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio. Profissionais da área de Assistência Social, alunos, professores e representantes de várias entidades se reuniram em frente à Praça Cleve na manhã desta sexta-feira (17) para uma caminhada educativa. A fanfarra do Colégio Estadual Manoel Ribas anunciava a passagem das mais de 700 pessoas, conforme dados do Guaratran. A secretária de Assistência Social acompanhou o grupo, que levava faixas, camisetas e bexigas brancas e amarelas para lembrar as cores da campanha.
 
A caminhada prosseguiu pela rua XV de Novembro e finalizou com a concentração na rua
Saldanha Marinho. A intenção é que essa ação se torne um marco para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta pelo fim das violências sexuais contra crianças e adolescentes. “Nós temos hoje em Guarapuava números alarmantes de casos de violência. O nosso objetivo é fazer com que a população seja os nossos olhos e denuncie, pois os casos estão dentro das casas, escolas e comunidades”,afirma a assistente social Silvia de Lourdes Haile Chagas Jurchaks.
 
A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pela a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, com o apoio do Sest/Senat e Guaratran. “Os maus tratos acontece dia após dia. Criança é sinônimo de amor e não de violência. Essas atitudes são crimes inadmissíveis e devem ser punidos. Com nossa campanha, convocamos a sociedade a denunciar para que possamos prevenir e evitar que novos casos aconteçam”, destaca Cristina Silvestri.
 
Para a aluna da Escola Estadual Moacyr Julio Silvestri, Juliane Halm de Lima, 12 anos, que frequenta o Centro Educacional João Paulo II, as pessoas devem refletir, agir e denunciar. “Assim como todos, eu e meus amigos temos o direito de viver sem violência”, opina. “Não podemos fechar nossos olhos diante da violência sexual infantil. As escolas informam e conscientizam seus alunos através de grupos de estudo e discussões sobre o assunto. Hoje, eles estão aqui para lutar pelos os seus direitos”, destaca a coordenadora dos programas sócioeducacionais do NRE (Núcleo Regional de Educação), Isabel Grinbor.
 
As denúncias podem ser feitas aos Cras pelo telefone (42) 3622-2411, ao Conselho Tutelar pelo 3623-1551 ou no plantão 8401-4693. As ligações podem ser feitas de forma anônima, também pelo telefone dos direitos humanos 100 e pelo disque denúncia 181.

Participantes da 5ª Conferência das Cidades elaboram carta de apoio à prefeitura

 
No segundo dia da 5ª Conferência Municipal das Cidades, nesta quinta-feira (16), no auditório da Faculdade Campo Real, foi retomado o debate sobre os temas “impopulares” levantados, durante a abertura, pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, como, por exemplo, o imposto progressivo para os terrenos baldios e a padronização das calçadas. Os participantes decidiram elaborar uma carta de apoio à prefeitura.
“Durante seu discurso, o prefeito convocou a sociedade para que juntos, poder público, entidades e população, enfrentem os problemas urbanos da cidade. Os participantes entendem que esta é a melhor forma de encontrar e aplicar soluções, por isso elaboramos esse documento em apoio ao Município”, disse o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre.
Pela manhã os mais de 100 participantes foram divididos em quatro grupos temáticos. “Foi um dia de muito trabalho. De manhã as propostas foram levantadas e a tarde debatemos sobre os eixos temáticos e elaboramos dez proposições que serão enviadas para o Ministério das Cidades, as quais são prioritárias para a nossa cidade”, afirma Flávio. A engenheira civil Eliane Bischof participou da conferência. “Ações como essa fazem com que a comunidade tome conhecimento e participem do planejamento da cidade”. Eliane concorda com a posição da prefeitura em pedir apoio da sociedade para aplicar soluções aos problemas urbanos atuais.
À tarde ainda foram eleitos os 28 delegados que irão participar da etapa estadual da conferência que acontecerá em agosto. Entre os eleitos estão representantes do poder público, sociedade civil, movimentos sociais e populares, empresários e entidades sindicais, profissionais, acadêmicas e de pesquisa. Também foram escolhidas as 28 entidades que vão apontar seus representantes no Concidade (Conselho do Plano Diretor de Guarapuava).