segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Programa melhora saúde de alunos de escolas do Paraná




O Programa Saúde na Escola, coordenado pelo Governo do Estado, já está presente em 85% dos municípios do Paraná. Com ações que integram a Saúde e a Educação, o programa tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos alunos e também desenvolver atividades em prol da comunidade onde a escola está inserida.

Além de avaliar as condições de saúde dos estudantes, com exames de visão e acompanhamento nutricional, as equipes de saúde promovem debates e palestras abordando temas importantes para a saúde dos jovens, como prevenção de doenças, sexualidade e mudanças comuns da puberdade.

Essa integração entre unidades de saúde e instituições de ensino públicas e privadas vem sendo expandida nos últimos anos. Em 2008, quando o programa foi iniciado no Paraná, apenas 10 municípios implantaram as atividades. Agora, seis anos depois, alunos de 341 municípios já são beneficiados.

De acordo com o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, o sucesso da iniciativa se deve à participação ativa de professores, profissionais de saúde e comunidade. “Já temos diversas experiências positivas no Estado. Investindo em ações direcionadas aos jovens podemos despertar a cultura do autocuidado nas próximas gerações, fortalecendo a prática da prevenção”, destaca.

EXPERIÊNCIA – O Colégio Estadual Chafic Cury, do município de Rio Azul, na região Centro-Sul do Estado, aderiu ao Programa Saúde na Escola em 2011. A professora Elisabete Urbik Surmacz avalia que em dois anos de existência o projeto já se consolidou e tem grande aceitação por parte dos pais e alunos.

A instituição definiu que abordaria temas diferentes de acordo com a idade do aluno. Os conteúdos foram incorporados às aulas da disciplina de Ciências. Turmas de 6ª a 8ª ano tratam de questões de prevenção de doenças e mudanças que ocorrem no corpo e no comportamento do jovem. Já com os estudantes do 9ª ano as atividades são mais focadas na prevenção da gravidez na adolescência, sexualidade e combate às drogas.

“Com dinâmicas e palestras, mostramos ao jovem a dificuldade de se tornar pai ou mãe na adolescência e as responsabilidades que vêm após o nascimento da criança”, explica Elisabete.

DIÁLOGO – O médico da saúde da família do município de Rebouças, Rangel Dionísio Magalhães, destaca uma série de avanços conquistados com o programa em sua cidade. Segundo ele, a oportunidade do profissional de saúde dialogar com o jovem traz à tona diversas demandas que dificilmente chegariam até a unidade de saúde.

“São problemas que afetam diretamente a saúde das pessoas. Um exemplo claro é o bullying, cada vez mais frequente nas escolas. Se não administrado de forma correta, pode acarretar diversos danos à saúde mental do jovem”, alerta o médico.

EXPANSÃO – O Governo do Paraná está trabalhando para que todos os municípios do Estado desenvolvam ações do Programa Saúde na Escola. Para participar e receber incentivos financeiros por meio do programa as prefeituras interessadas devem entrar em contato com o Ministério da Saúde e atender a critérios estabelecidos pela Portaria Interministerial 1.413/2013 do governo federal.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Paraná fecha semestre com mais de 27 mil empresas abertas

O Paraná fechou o primeiro semestre com aumento de 6,67% em sua atividade empresarial, comparado ao mesmo período de 2012. Foram 27.124 empresas abertas entre janeiro e junho, conforme dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), contra 25.427 no mesmo semestre do ano passado.

Para o presidente da Jucepar, Ardisson Naim Akel, o resultado positivo reflete os esforços do Governo do Estado no fomento da atividade empresarial e o trabalho da Junta Comercial para facilitar o atendimento ao empresário. “Estamos ampliando nossa rede no interior do Paraná, que hoje chega a 61 municípios e garante mais agilidade nos processos de abertura, alteração e baixa de empresas”, afirma Akel.

A expectativa para o próximo semestre é positiva, adianta o presidente da Jucepar. “A tendência é que a proximidade da Junta Comercial nos municípios e políticas de governo, como o Paraná Competitivo, se reflitam no número de empresas abertas e tragam resultados ainda mais positivos neste ano”, completa. Ele cita projetos implantados para desburocratizar os processos, como a consulta de viabilidade de nome, que diminui o tempo de abertura de novos empreendimentos.

Enquanto a abertura de novos empreendimentos apresenta alta, o fechamento de empresas foi menor no período. Nos seis primeiros meses deste ano foram extintas 8.063 empresas e filiais. Já no primeiro semestre do ano passado foram 9.260 extinções.

CATEGORIAS – A categoria de Microempreendedor Individual (MEI) soma 23.647 novas inscrições no semestre, número 15,25% abaixo do primeiro semestre do ano passado. Já com relação às naturezas jurídicas registradas na Junta, a Sociedade Limitada conta com maior número de novos cadastros, com 14.581 registros, seguida pela categoria Empresário, com 10.152.

O maior crescimento foi registrado na categoria Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), que teve crescimento de 41,33%, passando de 1.043 constituições no primeiro semestre de 2012 para 1.778 no mesmo período deste ano. “O crescimento das Eirelis mostra que o pequeno empresário está se consolidando e aumentando seu capital, o que explica até a diminuição no número de MEIs, que têm faturamento limitado”, ressalta Akel. As demais naturezas jurídicas somam 524 constituições.

SETORES – Por segmentos, o setor de comércio foi o que apresentou a maior quantidade de constituições na Jucepar, com abertura de 20.388 novos negócios, aumento de 13,1% com relação o mesmo período do ano anterior. As áreas de obras e construções, indústrias de transformação, alimentação e alojamento vêm em seguida, com 7.391, 6.130 e 4.565 empreendimentos constituídos.

Já na estratificação por mês, abril foi o que contou com os melhores resultados nos registros empresariais, somando 5.147 empresas constituídas, um aumento de 22% ante abril do ano anterior.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br