sábado, 29 de junho de 2013

Guarapuava dá show na abertura dos Jogos Escolares

 
abertura
Um espetáculo a altura de uma das mais tradicionais competições esportivas do Paraná. A Prefeitura de Guarapuava, com apoio das secretarias municipais e estaduais de Esporte e da Educação, NREs e federações, promoveu uma grande festa para a abertura da fase final dos Jogos Escolares (categoria 12 a 14 anos), nesta sexta-feira (28). O Ginásio Joaquim Prestes ficou lotado. Atletas, familiares e público em geral presenciaram um momento marcante para o esporte do Estado.
O prefeito Cesar Silvestri Filho, o vice-governador Flávio Arns e os secretários de Estado Evandro Roman (Esportes) e Cezar Silvestri (de Governo), secretários municipais, entre outras autoridades, prestigiaram o evento, que iniciou com o desfile das delegações e seus padrinhos. Após, escoteiros, policiais e soldados do GAC conduziram as bandeiras de Guarapuava, do Paraná e do Brasil. Um momento solene. A tocha dos Jogos Escolares foi conduzida pelo atleta Vitor Del Valle Friden, que percorreu todo o ginásio e acendeu, ao som de muitos aplausos, a pira olímpica. Em seguida, Maria Clara Dalla Vecchia Küster fez o juramento do atleta.
O vice-governador declarou oficialmente aberta a fase final dos Jogos Escolares e todos se confraternizaram. A Banda Jovem de Guarapuava deixou cada um dos momentos ainda mais especiais. E a participação do público completou a festa. “Foi um evento espetacular, com ginásio lotado, participação, interação do público e uma organização excelente. O principal de tudo isso é o retorno de Guarapuava como sede de eventos oficiais esportivos do Estado. A população estava necessitando, mas agora pode comemorar essa retomada de investimento no esporte”, avalia o secretário Evandro Roman.
 Apresentação
 A abertura finalizou com uma apresentação da Cia Cênica Jones Guerra. Estudantes e grupos folclóricos contaram a história, lendas e tradições do município. Expressões artísticas, coreografias, música, luz e efeitos especiais deram um toque mágico ao espetáculo. “O grupo conseguiu contar muito bem a história do município. Os índios, a chegada dos colonizadores, a primeira missa realizada pelo Padre Chagas e até a lenda da serpente. Foi muito lindo”, analisa a comerciante Maria Paula Machoski da Silva, 38 anos.
No estacionamento do ginásio, mais emoções. O público curtiu um show com motocicletas. Em cima de motos de 50 a 100 cilindradas, os pilotos esquentaram a noite, fazendo manobras radicais, como saltos em arcos de fogo.