segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Com apoio da Prefeitura de Guarapuava, ciclista vence 1ª etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike
O guarapuavano Marcos Fernando da Cruz venceu a 1ª etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike realizada no último domingo (20), em São José dos Pinhais. Com o apoio da Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Esportes e Recreação, o ciclista garantiu o troféu da etapa que marcou o início da 9ª edição do campeonato. “Nós, atletas, temos uma grande dificuldade para conseguir patrocínio das empresas, principalmente no começo do ano, mas com esse apoio da Secretaria de Esportes pude participar na abertura deste campeonato e levar o nome de Guarapuava para o pódio do ciclismo paranaense”, afirma o atleta Marcos Fernando da Cruz.
De acordo com o secretário de Esportes e Recreação Celso Goes, a Associação Guarapuavana de Ciclismo entrou em contato com a Secretaria de Esportes e apresentou um projeto para conseguir apoio do município. “Uma vez que eles têm resultados e estão continuando sua caminhada nas competições, cabe ao poder público ajudar da forma que pudermos”, explica o secretário que ainda garante o apoio ao ciclismo de Guarapuava. “No que depender da Secretaria de Esportes, o ciclismo de Guarapuava vai se desenvolver”.
O apoio ao esporte de Guarapuava é uma das políticas de governo do prefeito Cesar Silvestri Filho e segundo o secretário de Esportes Celso Goes, a secretaria vai buscar todas as formas possíveis para contribuir com o desenvolvimento do esporte guarapuavano. “É importante que as instituições esportivas nos apresentem seus projetos para que possamos intermediar o apoio que pode ser municipal, estadual, federal ou ainda da iniciativa privada”, afirma Celso Goes ao colocar a secretaria à disposição da comunidade esportiva. “Aqueles que não têm estrutura, nós também estamos aqui para auxiliar na elaboração destes projetos. Vamos juntos, atletas e poder público, elaborar formas de buscar recursos para que o esporte seja viabilizado em Guarapuava”.
Assessoria de Imprensa
Foto: Abimael Valentim/Prefeitura de Guarapuava
Cesar Filho empossa diretores municipais nesta quarta-feira
O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, dará posse a 43 diretores das escolas municipais. A solenidade, que acontece na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (21), é aberta à comunidade escolar e ao público em geral.
“Pela primeira vez, os diretores municipais serão empossamos pelo prefeito e, com isso, queremos demonstrar toda a valorização que os profissionais da educação vão ter nesta administração”, afirma a secretária de Educação, Sandra Zannette. “Queremos que os diretores sejam a ponte entre a comunidade escolar e a administração municipal para que possamos derrubar todas as cercas divisórias para que nossa educação possa evoluir cada vez mais”.
Os diretores dos colégios estaduais que funcionam em dualidade com as escolas municipais também foram convidados para o evento. “Todos os profissionais da educação serão valorizados pelo governo municipal. Uma das marcas do prefeito Cesar Filho é a união”, explica Sandra, convidando toda a comunidade para o evento. “Será um momento especial e que está sendo preparado com muito carinho”.
Prefeito prestigia troca de comando do 26º GAC
Na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito de Guarapuava participou da solenidade de troca de comando do 26º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha). Cesar Silvestri Filho agradeceu a atuação do tenente coronel Willian Rueda e deu boas-vindas ao novo comandante, tenente coronel Eduardo Netto dos Reis.
“A cidade está de portas abertas, além de extremamente agradecida ao trabalho do tenente coronel Rueda, que permaneceu em Guarapuava por mais de dois anos. E estamos à disposição do novo comandante para futuras parcerias e fortificar as existentes”, destaca o prefeito, referindo-se ao Pelotão Esperança, que projeto que atende crianças e adolescentes no contraturno escolar, mantido pelo GAC, Prefeitura de Guarapuava e Rotary Clube Guarapuava-Lagoa.
A solenidade de troca de comando teve celebração ecumênica, inauguração do retrato do comandante substituído e a cerimônia de passagem, quando a tropa fica reunida no pátio do quartel. Foram vários momentos, que finalizaram com uma marcha. Autoridades de Guarapuava e outras cidades prestigiaram o evento.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Guarapuava apoia 2ª Copa Verão de Futsal 2013
A 2ª Copa Verão de Futsal 2013, que será realizada em Guarapuava e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Recreação, deve reunir mais de 900 atletas do município e região entre os dias 26 de fevereiro e 05 de abril. Serão mais de 70 equipes de futsal que disputarão prêmios em cinco categorias (adulto, veteranos, feminino, sub 15, sub 13 e sub 11). “O futebol de salão é hoje o esporte mais popular em Guarapuava e já tivemos muitos reconhecimentos com esses atletas, por isso vamos continuar apoiando o futsal de Guarapuava assim como outros projetos que já estavam em andamento”, declara o secretário de Esportes e Recreação Celso Goes.
As inscrições para a 2ª Copa Verão de Futsal 2013 começam nesta segunda-feira (21) e seguem até dia 22 de fevereiro. As equipes interessadas devem fazer a inscrição diretamente na Liga de Futsal de Guarapuava que fica localizada à Rua Rio de Janeiro, anexo ao Ginásio de Esportes Santa Terezinha, no bairro Dos Estados.
A 2ª Copa Verão de Futsal 2013 é promovida pela Liga de Futsal de Guarapuava e pela Liga Desportiva Guarapuavana e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Guarapuava, através da Secretaria de Esportes e Recreação, Rádio Cultura e empresas de Guarapuava.
Assessoria de Imprensa
Foto: Abimael Valentim/Arquivo Prefeitura de Guarapuava
Menino de 12 anos morre afogado após brincar com amigos em lago
Lago fica dentro de um parque em Guarapuava, na região central do PR.
Busca pelo corpo do garoto duraram 2 horas, segundo os bombeiros.
Um menino de 12 anos morreu afogado em um lago que fica dentro do Parque Municipal das Araucárias, em Guarapuava, na região central do Paraná, na tarde de domingo (20).
Segundo o Corpo de Bombeiros, o garoto estava brincando com outros colegas e se afogou. As buscas ao corpo do menino duraram aproximadamente duas horas. O parque, onde não é permitida a prática de mergulho, fica às margens da BR-277 e foi inaugurado em dezembro de 2012.
G1
Paraná receberá royalties pela exploração do xisto
O Governo do Estado encerra na próxima semana uma briga que já dura 21 anos com a assinatura, na terça-feira (22/01), de um acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) para que o Paraná receba mensalmente R$ 1,6 milhão em royalties devidos pela exploração petróleo e gás do xisto betuminoso, em São Mateus do Sul, na região Sul do Estado. O município também terá participação.
O Estado também reivindica uma participação de 10% no resultado da comercialização do óleo e gás resultantes do processamento do mineral, o que pode dobrar o valor a ser repassado ao Paraná. “O pagamento reconhece a contribuição que o Paraná dá ao País, e faz justiça ao Estado e ao município que são impactados pela exploração do xisto”, afirma o governador Beto Richa.
O Ministério de Minas e Energia realizou um estudo técnico, a pedido do Paraná, e deu parecer positivo para que o Estado e o município recebam mensalmente sua participação na produção do petróleo oriundo do mineral.
Na reunião no Rio de Janeiro, também será discutido de que forma será feito o pagamento da dívida de royalties, acumulada desde 1991, quando houve a regulamentação federal das participações de Estados e municípios na produção de petróleo e gás, eletricidade e minerais.
De acordo com o ministério, a extração do xisto betuminoso tem como único fim a produção de petróleo e gás. Portanto, deve receber o mesmo tratamento legal de qualquer outra forma de exploração petrolífera. "O petróleo de xisto é uma riqueza que o Paraná produz. É uma luta de décadas e que termina com o recebimento de valores significativos", disse o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly.
Segundo ele, "a expectativa é muito positiva para que os recursos oriundos do xisto aumentem e possam dar ao Estado um retorno financeiro positivo", referindo-se à instalação de outras empresas exploradoras do minério no Paraná.
EMPENHO - O pagamento dos royalties do petróleo do xisto ao Paraná é uma luta antiga junto ao Ministério de Minas e Energia e Petrobras, que se torna realidade após esforços do governo estadual.
Desde o início do mandato, o governador Beto Richa deu atenção especial a essa causa, determinando que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a representação do Paraná em Brasília liderassem uma ação junto ao ministério, a favor dessa questão.
"O Estado pleiteia desde 1991 esses valores a serem pagos. O governador Beto Richa determinou o empenho na solução deste problema. A proposta do Estado foi exitosa, e comprovou-se que a participação era devida", destacou Amauri Escudero, secretário de Representação do Paraná. "Nós temos o fim de uma pendência de 21 anos, que o governador, com respeito e diálogo, conseguiu receber", ressaltou.
OPORTUNIDADE - O governo estadual recebe o repasse de royalties do petróleo e gás do xisto como uma vitória e uma janela de oportunidades que se abre. A expectativa é que a exploração de xisto no Paraná triplique nos próximos anos.
Desde 1972, a Petrobras extrai petróleo e gás do xisto betuminoso na formação Irati, em São Mateus do Sul, pela subsidiária Petrosix. A produção é de aproximadamente 7,8 mil barris de petróleo de xisto por dia e planeja expandir o processamento.
A empresa canadense Forbes&Manhattan anunciou que estuda a exploração de xisto betuminoso por meio da Irati Petróleo e Energia. A meta desta companhia é ultrapassar a produção da Petrosix, com a projeção de produzir de 20 a 30 mil barris diários de petróleo de xisto, além do gás presente no mineral.
Assinar:
Postagens (Atom)