terça-feira, 24 de setembro de 2013

Resumo de Notícias

comite
Comitê discute ações referentes à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

Membros do Comitê Gestor, do programa Cidade Empreendedora, se reuniram para a elaboração do plano de ação do triênio (2013/2015), composto de ações voltadas à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O encontro aconteceu nesta segunda e terça-feira (23 e 24), na Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava). Foram discutidos vários temas, como educação empreendedora, tributação, acesso a mercados, simplificação, inovação e tecnologia, crédito e financiamento, associativismo e acesso à justiça.

Durante a reunião, foram formados dois grupos de trabalhos específicos. “Iniciamos com dois temas, desburocratização/simplificação e acesso a mercados, uma vez que esses são tópicos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas que apresentam significativa relevância para o desenvolvimento econômico local. Após, vamos desenvolver um planejamento estratégico para posteriormente lançarmos ações no Sistema da Informação da Gestão Estratégica Orientada para Resultados”, afirma a coordenadora do programa, Ana Cláudia Klosouski.





Secretarias organizam primeira reunião do Grupo Amor Exigente

A secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e da Assistência Social de Guarapuava realizam a 1ª reunião do Grupo Amor Exigente, nesta quarta-feira (25), às 14h, na Igreja Verbo Divino, Vila São Vicente. O Amor Exigente é um programa de apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. “Utilizamos princípios básicos e éticos para mudar o rumo da vida de quem está sendo atendido e da sua família. Agimos como um programa de auto e mútua ajuda”, afirma a secretária da Mulher, Eva Schran, destacando o lema do grupo: “Sozinhos estamos perdidos. Em comunidade encontramos nossa força”.





Guarapuava tem representante na Conferência Nacional de Cultura

No último final de semana (21 e 22), Guarapuava sediou a 3ª Conferência Estadual de Cultura que teve como tema “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”. No evento, que reuniu mais de 500 pessoas de todo o Paraná, foram escolhidas propostas para serem debatidas na etapa nacional que acontecerá na cidade de Brasília, no mês de novembro. Além disso, aconteceu a escolha de 28 delegados. Guarapuava terá como representante a coordenadora pedagógica da Diversidade Cultural, da Secretaria de Educação e Cultura, Mariluz Marques. “É uma grande responsabilidade representar Guarapuava, pois a cidade começou a se destacar no cenário cultural este ano”, avalia.

Segundo a diretora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim Correa, a discussão dos eixos temáticos fluiu muito bem na conferência. “Notamos que havia uma preocupação geral em fazer propostas que não deixassem nenhum segmento de fora e todos prezaram pela máxima atenção na hora de redigir o texto”, conta. Entre as propostas estão a implementação do Sistema Nacional de Cultura nos municípios; a solicitação ao Ministério da Cultura para incentivo e apoio à construção de teatros em todos as cidades que ainda não possuem; e capacitação de gestores de cultura.

Na tarde desta segunda-feira (23), o Consec (Conselho de Estado da Cultura) esteve reunido em Guarapuava para debater os resultados da conferência. “Um dos pontos levantados na reunião foi que o Estado ficou muito satisfeito com a iniciativa do município em sediar a conferência. Também elogiaram em relação ao apoio que a prefeitura deu para o evento, mostrando comprometimento”, elenca Rosevera, representante de Guarapuava no conselho.

PF revela esquema de desvio de recursos do Ecofeira, programa desenvolvido até 2012

 
A Polícia Federal de Guarapuava, desde 2011, monitora o programa Compra Direta, mantido com recursos federais da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e que prevê a aquisição de alimentos da agricultura familiar para que sejam distribuídos a entidades assistenciais, através de parceria entre associações de produtores e as prefeituras. Em Guarapuava, os recursos eram destinados ao Ecofeira, nome dado ao programa pela gestão anterior, que está sob investigação da Polícia Federal, através da operação Agro-Fantasma. Segundo a PF, o Ecofeira era utilizado com finalidade política e havia desvio de recursos públicos. A Conab suspendeu o Compra Direta no município em dezembro do ano passado.

Segundo o atual secretário municipal de Agricultura, Itacir Vezzaro, o prefeito Cesar Silvestri Filho, conforme compromisso de campanha, pediu que o programa Compra Direta seja mantido, incentivando a agricultura familiar, fortalecendo a produção e beneficiando as pessoas em insegurança alimentar. As secretarias de Agricultura, de Assistência Social e Meio Ambiente, em parceria com a nova diretoria da Carmug (Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava), estão reformulando o programa para atender as exigências da Conab. “Vamos colocar em prática a finalidade do Compra Direta aplicando os recursos em favor dos pequenos agricultores e consumidores que realmente precisam, como não pode ser diferente. Os produtores aguardam a retomada do programa”, afirma.

Vezzaro esclareceu que o convênio da Compra Direta é firmado com as associações de produtores, como a Carmug. As prefeituras entram como parceiras. “Os recursos também não devem ser repassados aos agricultores diretamente. Conforme a Conab, os repasses são feitos através de instituições financeiras, como Sicredi e Cresol”.

32ª edição dos Jogos Estudantis da Semana da Pátria começa sexta-feira

 
jesp
Os Jesp (Jogos Escolares da Semana da Pátria) começam nesta sexta-feira (27) e seguem até o dia 06 de outubro. A tradicional competição vai envolver 2.890 alunos do ensino fundamental e médio de 44 instituições públicas e privadas. As equipes vão disputar o título em 22 modalidades. Algumas novidades estão previstas para este ano, como a mudança na organização. Antes os participantes eram divididos em quatro, agora serão cinco grupos.

Segundo o secretário de Esportes, Celso Góes, a nova divisão possibilitará a participação de mais atletas e a distribuição igualitária dos atletas de acordo com a idade. No ano passado, participaram 2.315 atletas de 40 instituições. Outra novidade refere-se às premiações. “A atual administração decidiu que todos os atletas do grupo 1, que são as crianças nascidas entre 2005 e 2007, ganharão prêmio. Queremos incentivar a prática de atividades físicas entre os pequenos, que são futuros os atletas a representarem o município”, argumenta. Também houve mudança no atletismo. Respeitando o regulamento, não haverá mais a disputa do 4×400, sendo substituída pelo medley.

As competições dos Jesp serão realizadas nos ginásios Joaquim Prestes, Santa Terezinha, do Gresga, do Guarapuava Esporte Clube, dos colégios Aliança, do Ana Vanda Bassara, do Assunção, do Belém e da Guairacá, além do Sesc, Campo Municipal, Pista Municipal de Atletismo, Parque das Crianças e Residencial 2000.



Abertura

A abertura oficial da 32ª edição dos Jogos Estudantis da Semana da Pátria será nesta sexta-feira (27), às 13h30, no ginásio Joaquim Prestes, com a participação de todas as delegações, compostas por 12 a 20 atletas. Haverá apresentações artísticas e de ginástica, entre outras atrações.