Membros do Comitê Gestor, do programa Cidade Empreendedora, se reuniram para a elaboração do plano de ação do triênio (2013/2015), composto de ações voltadas à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O encontro aconteceu nesta segunda e terça-feira (23 e 24), na Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava). Foram discutidos vários temas, como educação empreendedora, tributação, acesso a mercados, simplificação, inovação e tecnologia, crédito e financiamento, associativismo e acesso à justiça.
Durante a reunião, foram formados dois grupos de trabalhos específicos. “Iniciamos com dois temas, desburocratização/simplificação e acesso a mercados, uma vez que esses são tópicos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas que apresentam significativa relevância para o desenvolvimento econômico local. Após, vamos desenvolver um planejamento estratégico para posteriormente lançarmos ações no Sistema da Informação da Gestão Estratégica Orientada para Resultados”, afirma a coordenadora do programa, Ana Cláudia Klosouski.
Secretarias organizam primeira reunião do Grupo Amor Exigente
A secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e da Assistência Social de Guarapuava realizam a 1ª reunião do Grupo Amor Exigente, nesta quarta-feira (25), às 14h, na Igreja Verbo Divino, Vila São Vicente. O Amor Exigente é um programa de apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. “Utilizamos princípios básicos e éticos para mudar o rumo da vida de quem está sendo atendido e da sua família. Agimos como um programa de auto e mútua ajuda”, afirma a secretária da Mulher, Eva Schran, destacando o lema do grupo: “Sozinhos estamos perdidos. Em comunidade encontramos nossa força”.
Guarapuava tem representante na Conferência Nacional de Cultura
No último final de semana (21 e 22), Guarapuava sediou a 3ª Conferência Estadual de Cultura que teve como tema “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”. No evento, que reuniu mais de 500 pessoas de todo o Paraná, foram escolhidas propostas para serem debatidas na etapa nacional que acontecerá na cidade de Brasília, no mês de novembro. Além disso, aconteceu a escolha de 28 delegados. Guarapuava terá como representante a coordenadora pedagógica da Diversidade Cultural, da Secretaria de Educação e Cultura, Mariluz Marques. “É uma grande responsabilidade representar Guarapuava, pois a cidade começou a se destacar no cenário cultural este ano”, avalia.
Segundo a diretora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim Correa, a discussão dos eixos temáticos fluiu muito bem na conferência. “Notamos que havia uma preocupação geral em fazer propostas que não deixassem nenhum segmento de fora e todos prezaram pela máxima atenção na hora de redigir o texto”, conta. Entre as propostas estão a implementação do Sistema Nacional de Cultura nos municípios; a solicitação ao Ministério da Cultura para incentivo e apoio à construção de teatros em todos as cidades que ainda não possuem; e capacitação de gestores de cultura.
Na tarde desta segunda-feira (23), o Consec (Conselho de Estado da Cultura) esteve reunido em Guarapuava para debater os resultados da conferência. “Um dos pontos levantados na reunião foi que o Estado ficou muito satisfeito com a iniciativa do município em sediar a conferência. Também elogiaram em relação ao apoio que a prefeitura deu para o evento, mostrando comprometimento”, elenca Rosevera, representante de Guarapuava no conselho.