sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Resumo de noticias...

 
Eva Schran conhece instalações do Centro de Saúde da Mulher
 
Com o objetivo de diminuir a mortalidade infantil, o Centro de Saúde da Mulher está atendendo, desde o dia 1º de julho, gestação de alto risco. “Uma das principais metas da atual administração é zerar o índice de mortalidade infantil e estamos trabalhando para isso”, destaca a prefeita em exercício de Guarapuava, Eva Schran, que visitou o local na tarde desta sexta-feira (2).
 
Segundo o secretário de Saúde, Stefan Negrão, há projetos para melhorar a estrutura do centro. “Várias readequações estão previstas. Em breve, por exemplo, o centro ganhará nova pintura e ainda passará por readequações para oferecer mais conforto às gestantes. Além disso, em parceria com Secretaria da Mulher, será promovida uma campanha sobre educação sexual nas escolas para alertar sobre doenças, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, entre outros”, destaca.
 
 
 
 
Provopar doa tecido para lençóis à Associação Frederico Virmond
 
O Provopar (Programa de Voluntariado Paranaense) realizou, nesta quinta-feira (1º), a doação 120 metros de tecido de algodão para a Associação Frederico Guilherme Keche Virmond, que funciona no Hospital Santa Tereza. Com esse material, a associação fará lençóis novos para os leitos hospitalares, beneficiando a população de Guarapuava e região. A compra do tecido foi feita a partir da venda dos enxovais, jogos americanos, toalhas de mesa, kits de viagem e outros produtos confeccionados pelas artesãs que participam do programa.
 
Segundo a presidente do Provopar, Thaís Saliba Uliana, o programa realiza ações sociais que têm como objetivo melhorar as condições de atendimento à população guarapuavana. “Pretendemos realizar doações mensais que beneficiem diversas entidades do município”. Este ano, o Albergue Noturno Frederico Ozanan e o projeto Tô no Tênis também foram contemplados com doações.
 
 
 
 
 
Assistência Social finaliza entrega de kits às famílias atingidas pela chuva
 
A Secretaria de Assistência Social de Guarapuava finalizou, nesta sexta-feira (2), a entrega dos 30 kits de cama, mesa e banho, e de cozinha, que foram doados pela Secretaria do Estado da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com a Defesa Civil do Paraná. A última entrega ocorreu na Vila Jordão.
 
No kit cozinha, havia jogo de panelas, escorredor de louças, bacias, pratos, copos e talheres. Já no kit cama, mesa e banho constavam toalhas de banho e de mesa, cobertores, lençóis, fronhas e panos de prato. A dona de casa Elza Nascimento, 66 anos, agradeceu o apoio da prefeitura e Governo do Estado “Fico muito agradecida pelas doações. São muito bem vindas”.
 

Justiça confirma solicitação da Prefeitura de Guarapuava que beneficia o comércio local

 
A ação do Departamento de Fiscalização e da Procuradoria Geral do Município de Guarapuava impediu que, mais uma vez, fosse realizada uma feira itinerante na cidade sem o cumprimento das exigências da lei. O alvará de funcionamento foi negado pela prefeitura porque os promotores do evento não apresentaram os documentos e deixaram de efetuar o pagamento integral da taxa. Por sua vez, a Justiça entendeu que a abertura da feira só pode ocorrer na forma estabelecida pela administração municipal. A Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) e empresários aprovaram a iniciativa, pois beneficia aqueles que pagam os impostos e geram empregos na cidade.

Segundo o procurador geral do município, Fábio Farés Decker, a empresa Megastar Promoções e Eventos, que vem de fora para promover a feira, entrou com o pedido de alvará que foi analisado imediatamente pelo Departamento de Fiscalização. “Como foram constatadas as irregularidades, não foi liberado o alvará, motivo pelo qual a empresa entrou em juízo, mas a Justiça condicionou a liberação ao atendimento das exigências já solicitadas pela prefeitura”, esclarece.
 
Feira do comércio local
O presidente da Acig, Elói Laércio Mamcasz, destaca que a iniciativa da prefeitura demonstra respeito com o guarapuavano e com o empreendedor local. “É cada vez mais evidente a parceria da atual gestão municipal com os lojistas. Essa ação nos deixa muito animados, pois as feiras só traziam mal-estar e prejudicavam o comércio. Agora, com a abertura desse espaço antes ocupado pelos comerciantes de fora, estamos pensando em promover uma feira do comércio local. A prefeitura está nos dando a oportunidade de amadurecer esse assunto”, disse, recebendo o apoio de Luciano Sganzerla, sócio-proprietário da Tevah Moda Masculina. “Os comerciantes da feira itinerante vendem seus produtos e investem o lucro em outras cidades, gerando prejuízos e dificultando a geração de empregos”, avalia.

A sócia-proprietária da Expressiva Modas, Iris Previatti, afirma que as feiras itinerantes ocorriam justamente nas datas importantes para o comércio guarapuavano. “Os lojistas locais trabalham mês a mês para pagar impostos e garantir os empregos, então as feiras que vinham de fora representavam uma grande injustiça. A prefeitura está beneficiando toda a população, não só os empresários. É um ciclo de geração de renda que estava sendo prejudicado”, opina. Os empresários das grandes redes também se sentiam prejudicados. É o que acredita a subgerente da Leve Calçados em Guarapuava, Mirian Inglês da Silva. “Nós fazemos parte do comércio de Guarapuava. As feiras afetam os empresários e os vendedores que perdem as vendas e as comissões. A prefeitura fez o correto”.

Formação para professores aborda o uso de Atlas Ambiental

 
Durante toda esta sexta-feira (2), na Faculdade Guairacá, 140 professores da rede municipal de ensino participam de uma capacitação sobre o uso do Atlas Ambiental doado pela Cooperativa Agrária à prefeitura em maio deste ano. O encontro, promovido pela Secretaria de Educação de Guarapuava, é direcionado aos profissionais do 4º ano do Ensino Fundamental.
 
Durante o encontro, haverá dinâmicas, oficinas e a apresentação do Livro do Professor, material que também pode ser utilizado para desenvolver trabalhos com os alunos. O Atlas Ambiental foi produzido através da parceria entre a Cooperativa Agrária e a empresa Basf. O material possui fotos, infográficos, dados e informações históricas, geográficas, ambientais e socioeconômicas sobre Guarapuava. A prefeitura recebeu 6.000 exemplares. “Rico em informações, o atlas ajudará a engrandecer o conteúdo das aulas, trazendo benefícios diretos para os alunos que poderão visualizar imagens aéreas da cidade, por exemplo”, diz a secretária de Educação, Sandra Zannette.
 
Concurso
Para incentivar o uso do atlas, a Agrária e a Prefeitura de Guarapuava promovem um concurso cultural voltado aos professores. Os profissionais podem elaborar um plano de trabalho sobre as atividades que estão desenvolvendo em sala de aula. “O professor deve entregar esse plano na Secretaria de Educação até o dia 15 de setembro, junto com a pré-inscrição, que será disponibilizada em cada escola. Uma comissão julgadora vai fazer a seleção dos melhores trabalhos e o resultado será divulgado nas comemorações do Dia do Professor. O primeiro lugar ganhará um notebook, o segundo um tablet 11 polegadas e o terceiro um tablet 7 polegadas”, esclarece Daniela Buch Zavadzki, da Secretaria de Educação.
 

Guarapuavana Gabrielle Borchardt recebeu pessoalmente a benção do Papa


Gabrielle Borchardt, participou da Jornada Mundial da Juventude. Ela e a comitiva da igreja católica de Guarapuava tiveram a oportunidade de ver o Papa Francisco. Gabrielle foi uma das escolhida para ficar no palco da vigília, onde o Papa rezou com os jovens.

Emocionada, ela conta aos amigos e familiares,  como ficou feliz em ficar juntinho do Pontífice, que carinhosamente lhe deu a  benção.
"É um privilégio receber a benção dele pessoalmente". Conta ela.

Gabrielle ainda comenta  que ficou em estado de choque e com imensa alegria aquele momento. Disse ainda que "Francisco transmite uma paz tão grande, que não da para imaginar".

Não foi possível usar câmeras fotográficas e nem celulares. “Infelizmente não tínhamos autorização pra fotografar essa ocasião. Mas sei que a equipe responsável da  CNBB registrou o momento e vai mandar as fotos e guardarei para sempre essa inesquecível recordação ”.

38ª Expogua começa hoje

 feira divulga novas tecnologias agrícolas e promove o comércio local.
Duplas sertanejas nacionais, rodeios e leilões fazem parte da programação.



Começa hoje em Guarapuava, região central do Paraná, a 38ª Exposição-Feira Agropecuária e Comercial de Guarapuava (Expogua). A feira, que segue até o dia 11 de agosto, tem o objetivo de divulgar novas tecnologias aos agricultores e pecuaristas da região, promover o comércio local e proporcionar entretenimento à população com shows e parque de diversões.

Segundo o presidente da Sociedade Rural de Guarapuava, organizadora do evento, Johann Zuber Júnior, a feira deve movimentar entre R$ 25 e R$ 28 milhões em 2013. Segundo o presidente, entre as novidades desta edição está a exposição de novas tecnologias agrícolas e máquinas de precisão agrícola. O agronegócio é um dos pontos fortes da economia da região.
 
Além disso, há espaço dedicado ao comércio local, gastronomia, leilões, rodeios, competições e shows com atrações nacionais. Este ano haverá shows com as duplas Victor e Leo; César Menotti e Fabiano; João Neto e Frederico; Deluccas e Lucian; o sucesso infantil Dudinha e a Galinha Pintadinha; e outras atrações. Os rodeios serão narrados por Marco Brasil e Marco Brasil Filho; Luizinho Mirante; e Giovani Araujo. Veja a programação completa na página da Expoguá.

Resumo de Notícias...

 
Prefeita de Guarapuava recebe deputado Zeca Dirceu no Paço Municipal

zeca

Na tarde desta quinta-feira (1º), no Paço Municipal, a prefeita em exercício de Guarapuava, Eva Schran, recebeu o deputado federal Zeca Dirceu. Durante a visita, foram tratados diversos assuntos. Também participaram do encontro os secretários Executivo, Nélio Gomes da Costa, de Administração, Ivanês Joséfi, de Educação e Cultura, Sandra Zannette, de Planejamento, Raquel Virmond Rauen Dalla Vecchia, e a presidente do diretório municipal do PPS, Viviane Ribas. Eva entregou ao deputado uma estatueta do Cacique Guairacá e o lobo guará, além de um livro de fotografias da cidade.
 


A pedido do Procon, Expogua terá meia entrada todos dias
O Procon (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) solicitou que a Sociedade Rural ofertasse a venda de meia entrada na Expogua, conforme a lei municipal 1337/2004, que assegura o pagamento de metade do valor do ingresso em locais e eventos de lazer e entretenimento esportivo e cultural. Em anos anteriores, só era disponibilizada meia entrada nos dias de show, agora todos os dias haverá venda de ingressos pela metade do valor. Pagam metade do preço idosos acima de 60 anos com apresentação do RG, estudantes e professores, com a apresentação de carteirinha com foto e data de validade.
 
Consórcio Vale do Rio Jordão divulga resultado de teste seletivo
A lista do resultado final do teste seletivo realizado pelo Consórcio Intermunicipal Vale do Rio Jordão está disponível no site da prefeitura (www.guarapuava.pr.gov.br). Serão contratados profissionais para vagas temporárias em diversas funções. No total, estão sendo ofertadas 20 vagas para motorista de caminhão basculante, operadores de escavadeira hidráulica, motoniveladora, rolo compactador, trator de esteira e de pá carregadeira. O edital de chamamento dos aprovados será divulgado na próxima semana.
 

Aditivo para conclusão de creches é compromisso de Zeca Dirceu

 

Eva recebe Zaca
O principal assunto durante a visita do deputado federal Zeca Dirceu à prefeita em exercício de Guarapuava, Eva Schran, nesta quinta-feira (1º), foi o comprometimento do deputado em garantir a liberação de aditivo, no valor de aproximadamente R$ 2 milhões, para a conclusão das 10 creches municipais. “O município não pode ser penalizado por um erro do Governo Federal na elaboração do projeto”, afirma Eva.
Zeca Dirceu comprometeu-se em dar um retorno imediato à solicitação. “Acredito que entre uma semana e dez dias tenha a resposta ao pedido”, garante o deputado. Segundo o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, as empresas que estão construindo as creches solicitaram o aditivo. “Foram constatadas falhas técnicas no quantitativo dos materiais a serem aplicados na obra, como na quantidade de vidros, portas e alvenaria, entre outros”, enumera o secretário.
Caso o deputado não consiga o aditivo solicitado, a administração municipal terá de arcar com o valor necessário para a finalização da obra, mesmo sem previsão orçamentária da gestão anterior, pois a abertura de mais vagas em creches é um dos compromissos de campanha do prefeito Cesar Filho.

Eva acompanha obras no Aterro Sanitário e conhece novo barracão da Associação de Catadores

 
 
A prefeita em exercício teve uma intensa agenda na manhã desta quinta-feira (1º). Acompanhada do presidente da Surg (Companhia de Serviços Urbanos de Guarapuava), Fernando Damiani, e do empresário Valdemar Silvestrin, Eva Schran esteve em diversos bairros da cidade para ver de perto obras que estão sendo feitas pela administração municipal. Um dos locais visitados foi o Aterro Sanitário, onde uma equipe trabalha na construção da segunda célula. A obra, na qual serão investidos aproximadamente R$ 450 mil, vai medir 15.000 m².
 
Em seguida, Eva conheceu o novo barracão da Associação de Catadores de Guarapuava, que funcionava na Pedreira da Surg. “A prefeitura e a associação definiram que aquele não era o melhor local para os catadores, por isso a Secretaria do Meio Ambiente alugou um espaço mais amplo e melhor estruturado aqui no Industrial”, afirma Damiani. Segundo a presidente da entidade, Márcia Campos Ribeiro Kulka, enquanto acontece a mudança de local, o trabalho continua. “Ainda estamos finalizando a organização do novo espaço, mas sabemos que aqui teremos melhores condições de trabalho e mais renda para os 120 catadores e suas famílias. O que ainda precisamos é que a população separe o lixo orgânico. Não precisa nem lavar, apenas separar de forma correta”, avisa Márcia.
 
A prefeita em exercício também acompanhou o trabalho de paisagismo na rotatória da Brigadeiro Rocha com rua das Rosas, no Trianon; a finalização do recapeamento na rua Berlim, ao lado das obras do Fórum, no Santana; o novo asfalto do Loteamento Nossa Senhora de Fátima, no Jardim das Américas, e da rua Vereador Rubem Siqueira Ribas; além do alargamento e calçamento da rua Paulo Mendes, no Boqueirão. Para finalizar, o grupo percorreu a avenida Manuel Ribas, onde uma equipe da Surg trabalha na pintura do meio-fio. “Foi interessante acompanhar essa vistoria, pois tive mais noção do que está sendo feito pela prefeitura”, disse Silvestrin.