quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

TJ decide quinta-feira se Carli Filho irá a júri popular

Henry Milleo/ Gazeta do Povo / Ex-deputado é acusado de matar dois jovens em um acidente             
Ex-do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), um novo julgamento sobre o caso do ex-deputado estadual do Paraná Luiz Fernando Ribas Carli Filho, acusado de matar dois jovens em um acidente de trânsito em maio de 2009, em Curitiba. O tribunal vai, entre outras coisas, emitir um novo parecer sobre o julgamento em júri popular.
O TJ já havia decidido que Carli Filho seria julgado em júri popular em 2011, e o julgamento estava marcado para o ano passado. Entretanto, problemas técnicos ocorridos durante o andamento do processo e questionados pela defesa fizeram com que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendesse o processo e exigisse uma nova decisão por parte do tribunal estadual.
Caso a decisão seja mudada, Carli Filho será julgado em uma vara de trânsito, e, de acordo com o advogado Elias Mattar Assad, assistente da acusação pela família da vítima Gilmar Rafael Yared, nesse caso a pena pode passar de 12 a 30 anos para, no máximo, quatro anos em regime aberto. “O tribunal já decidiu uma vez a mandar no júri popular, é coerente que ele mantenha a sua postura. Não vejo motivos para uma mudança tão radical assim”, acredita o advogado sobre a decisão do TJ.
Também será analisada a inserção ou não nos autos do processo do exame de alcoolemia, realizado no hospital enquanto Carli Filho estava desacordado. Assad garante que o fato é indiferente diante das provas já coletadas. “Temos um motorista embriagado com prova testemunhal, imagem dele com taças de vinho na mão e a confissão, durante o interrogatório, de que havia ingerido vinho naquela noite”, enumera.
O advogado René Dotti, que faz a defesa do ex-deputado estadual, preferiu se manifestar sobre o caso só após a apreciação do TJ.
Gazeta do Povo

1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil acontece nesta quinta-feira


A Prefeitura de Guarapuava promove, nesta quinta-feira (13), a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil. Com palestras sobre o panorama da defesa civil no Brasil; desastres naturais em Guarapuava: prevenção e mitigação; e planejamento urbano e ações governamentais, o objetivo do evento é buscar soluções e promover um debate integrado entre as secretarias municipais, a sociedade civil organizada e o Corpo de Bombeiros. O encontro acontece no salão nobre da Faculdade Campo Real. As inscrições podem ser feitas a partir das 8h. A abertura está marcada para 9h.
À tarde, os participantes serão divididos em quatro grupos para debater os eixos temáticos da conferência: Gestão integrada de riscos e respostas a desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à defesa civil; Gestão do conhecimento em proteção e defesa civil; e Mobilização e promoção de resposta de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes. Também haverá eleição dos delegados que irão representar o município na conferência estadual.
A conferência municipal integra a série de ações que a administração municipal está promovendo para oferecer um atendimento ágil e unificado às famílias em casos emergenciais. A comissão responsável pela organização é composta por representantes das secretarias municipais de Assistência Social, de Habitação e Urbanismo, de Planejamento e de Comunicação Social, Corpo de Bombeiros, Unicentro e entidades.

Serviço: 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil
Data: Quinta-feira (13/02/14)
Hora: 8h (inscrições e credenciamento)
Local: Salão nobre da Faculdade Campo Real

Cesar Filho sanciona lei que beneficia deficientes auditivos nesta quarta-feira



Com o objetivo de promover a inclusão social e a humanização no atendimento aos deficientes auditivos, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, sancionará a lei 2216/2013 que reconhece a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como meio legal de comunicação e expressão no município. A lei, de autoria do vereador Valdir Kukelcik, vai garantir que todos os estabelecimentos públicos (bancos, hospitais, assistência jurídica, estabelecimentos de ensino, prefeitura, entre outros) possuam profissionais e servidores qualificados e treinados para comunicação e intermediação entre surdos e ouvintes. A assinatura acontece nesta quarta-feira (12), às 19h, na Câmara de Vereadores.
A lei também garante que as escolas municipais e instituições que atendem alunos surdos incluam a Libras como meio de comunicação, disponibilizando professores capacitados da língua. “Nosso objetivo é facilitar a comunicação dos surdos em locais públicos, oferecendo atendimento qualificado, acessibilidade e diminuindo a dificuldade linguística no município”, afirmou o prefeito.

Serviço: Assinatura da Lei de Libras
Data: Quarta-feira (12/02/14)
Hora: 19h
Local: Câmara de Vereadores 

Comunicadores recebem treinamento para atuação em situações de risco



IMG_2585


As dificuldades de um resgate em uma área alagada. O primeiro atendimento a uma vítima de acidente. Situações que qualquer pessoa está sujeita e nas quais o conhecimento se torna o grande diferencial. Também são ocasiões em que, muitas vezes, há a presença de um profissional da comunicação. Sendo assim, nesta terça-feira (11), a Secretaria Municipal de Comunicação Social, o Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil ofereceram aos comunicadores de Guarapuava e região um treinamento sobre fundamentos de Defesa Civil. Realizada no Parque das Araucárias, a atividade teve o objetivo de ambientar os participantes a estas possíveis situações de riscos. A ação antecipou a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, que acontece nesta quinta-feira (13).
De acordo com o secretário de Comunicação Social, Marcio Fernandes, o treinamento busca reforçar o papel importantíssimo da imprensa em situações emergenciais. “A atual administração tem a preocupação em auxiliar os profissionais para que possam, anterior e posteriormente, repassar informações de como se comportar em desastres e em áreas de risco, com noções sobre defesa civil e como pode ser feita a prevenção ou preparação para atuar nessas ocasiões”, destacou.
O treinamento foi coordenado pelo capitão Jorge Augusto Ramos, do Corpo de Bombeiros. “O que buscamos foi mostrar um posicionamento para os profissionais de imprensa em relação à defesa civil, reforçando que os comunicadores tornam-se parte do órgão, já que podem, além de se tornar ou auxiliar uma vítima, repassar informações úteis aos cidadãos, buscando a própria preservação e de próximos”, ressaltou o capitão. A programação da manhã contou com palestra técnica, instruções de primeiros socorros e simulação de ações na água.
“É muito importante esse treinamento, pois a maioria da imprensa não tem contato com eventos naturais que possam causar desastres e, tendo a técnica, auxilia não só na a realização do trabalho, mas também para que, hoje ou amanhã, ajude a salvar uma vida”, opinou Claudio Aguiar, jornalista da Coordenadoria de Comunicação da Unicentro. Para a repórter da Rede Massa, Rafaela Schuinka, o treinamento lhe proporcionou uma nova experiência. “A gente está muito acostumado a ir somente atrás da notícia.Ter essa visão como um ser humano acaba mudando o seu comportamento. É bem importante conhecer o outro lado”.
1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil
A 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil acontece na próxima quinta-feira (13), a partir das 8h, no salão nobre da Faculdade Campo Real, com o objetivo de promover e fortalecer a participação e o controle social nas políticas públicas do setor. A discussão terá quatro eixos temáticos: Gestão integrada de riscos e respostas a desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à defesa civil; Gestão do conhecimento em proteção e defesa civil; e Mobilização e promoção de resposta de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes. Durante o evento, haverá também a eleição dos delegados que irão representar o município na conferência estadual.