As dificuldades de um resgate em uma área alagada. O primeiro atendimento a uma vítima de acidente. Situações que qualquer pessoa está sujeita e nas quais o conhecimento se torna o grande diferencial. Também são ocasiões em que, muitas vezes, há a presença de um profissional da comunicação. Sendo assim, nesta terça-feira (11), a Secretaria Municipal de Comunicação Social, o Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil ofereceram aos comunicadores de Guarapuava e região um treinamento sobre fundamentos de Defesa Civil. Realizada no Parque das Araucárias, a atividade teve o objetivo de ambientar os participantes a estas possíveis situações de riscos. A ação antecipou a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, que acontece nesta quinta-feira (13).
De acordo com o secretário de Comunicação Social, Marcio Fernandes, o treinamento busca reforçar o papel importantíssimo da imprensa em situações emergenciais. “A atual administração tem a preocupação em auxiliar os profissionais para que possam, anterior e posteriormente, repassar informações de como se comportar em desastres e em áreas de risco, com noções sobre defesa civil e como pode ser feita a prevenção ou preparação para atuar nessas ocasiões”, destacou.
O treinamento foi coordenado pelo capitão Jorge Augusto Ramos, do Corpo de Bombeiros. “O que buscamos foi mostrar um posicionamento para os profissionais de imprensa em relação à defesa civil, reforçando que os comunicadores tornam-se parte do órgão, já que podem, além de se tornar ou auxiliar uma vítima, repassar informações úteis aos cidadãos, buscando a própria preservação e de próximos”, ressaltou o capitão. A programação da manhã contou com palestra técnica, instruções de primeiros socorros e simulação de ações na água.
“É muito importante esse treinamento, pois a maioria da imprensa não tem contato com eventos naturais que possam causar desastres e, tendo a técnica, auxilia não só na a realização do trabalho, mas também para que, hoje ou amanhã, ajude a salvar uma vida”, opinou Claudio Aguiar, jornalista da Coordenadoria de Comunicação da Unicentro. Para a repórter da Rede Massa, Rafaela Schuinka, o treinamento lhe proporcionou uma nova experiência. “A gente está muito acostumado a ir somente atrás da notícia.Ter essa visão como um ser humano acaba mudando o seu comportamento. É bem importante conhecer o outro lado”.
1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil
A 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil acontece na próxima quinta-feira (13), a partir das 8h, no salão nobre da Faculdade Campo Real, com o objetivo de promover e fortalecer a participação e o controle social nas políticas públicas do setor. A discussão terá quatro eixos temáticos: Gestão integrada de riscos e respostas a desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à defesa civil; Gestão do conhecimento em proteção e defesa civil; e Mobilização e promoção de resposta de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes. Durante o evento, haverá também a eleição dos delegados que irão representar o município na conferência estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário