segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cesar Filho assume Paço Municipal

 
A transmissão de cargo ocorreu por volta das 9h30, no Paço Municipal, na presença de secretários municipais e vereadores. Eva Schran, que permaneceu como prefeita por quase 20 dias, fez um breve relato de suas atividades. Cesar Silvestri Filho agradeceu a atuação de Eva e de toda a equipe durante sua viagem à Alemanha. “Agradeço a lealdade e companheirismo de todos, que deram continuidade ao trabalho e projetos. A viagem foi muito positiva. Tivemos a oportunidade de conhecer grandes empresas parceiras da Agrária e tenho a certeza que faremos bons negócios”, disse, relatando que vários aspectos que lhe chamaram a atenção na Alemanha, entre eles a urbanização das cidades.
 
Eva destacou que sua presença nos bairros foi importante para mostrar as diversas obras e serviços da prefeitura. “Cumprimos uma agenda muito positiva, mostrando aos guarapuavanos que o Paço Municipal permanece com as atividades em todos os meses”, afirma, lembrando que, como prefeita, teve a oportunidade de assinar, em Curitiba, o Plano de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, em parceria com os governos Estadual e Federal. Também destacou que, no último final de semana, teve uma excelente notícia da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. “Guarapuava será uma das primeiras cidades a receber investimentos para melhorias em aeroportos. Os recursos do Governo Federal serão destinados à reforma do terminal de passageiros, adequação e equipamentos de segurança e como subsídio para as empresas aéreas. Estamos trabalhando para que nossa cidade seja destaque no Paraná, uma referência em vários setores, e esse apoio da Casa Civil vem possibilitar essa realidade”, assegura Eva.
 

Após transmissão de cargo, Cesar Filho visita obras pela cidade

 
Na manhã desta segunda-feira (5), logo após a transmissão de cargo, no Paço Municipal, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, esteve em diversos bairros da cidade. Acompanhado pelo presidente da Surg, Fernando Damiani, Cesar Filho verificou o andamento e finalização de serviços e obras. O Residencial 2000 foi incluído no roteiro. No local, estão sendo construídas 500 casas, através da parceria do Município com a Cohapar. “Esta região passará por uma transformação. Os moradores terão mais qualidade de vida e seus imóveis serão valorizados”, afirma o prefeito.

Damiani explicou que a Surg está fazendo a limpeza do lago do Residencial 2000 e mais 8 quilômetros de asfalto. “A prefeitura vai asfaltar mais 8 quilômetros para que todo o residencial seja beneficiado, pois, conforme contrato para a construção das 500 casas, o asfalto não chegaria a todas as ruas”, reforça. Após o 2000, o prefeito esteve no Núcleo Habitacional Morar Melhor, onde foi realizado um mutirão de limpeza e conservação. Várias ruas receberam cascalho. Cesar Filho aproveitou para conversar com os moradores.

O prefeito e o presidente da Surg conferiram a qualidade do asfalto aplicado em diversas ruas, como General Rondon, no Bairro dos Estados; rua Berlim, ao lado da obra do novo Fórum; rua Senador Pinheiro Machado, no Alto da XV; no Loteamento Nossa Senhora de Fátima, no Jardim das Américas; na avenida Vereador Rubem Siqueira Ribas, que dá acesso ao Jordão e começou a receber a sinalização; e a avenida Vereador Serafim Ribas, no Boqueirão, onde a Secretaria de Obras está finalizando a infraestrutura necessária para a construção de ciclovia.

Cesar Filho verificou o paisagismo na rotatória da Brigadeiro Rocha com a rua das Rosas, no Trianon; o alargamento e calçamento da rua Paulo Mendes, no Boqueirão; recapeamento das marginais dos bairros Xarquinho e Primavera; obras na avenida de acesso ao campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), com recursos financiados pelo Paranacidade; e a readequação, com pedras irregulares, da estrada de acesso à Iberkraft Indústria de Papel e Celulose, através da parceria entre Município e a empresa. O prefeito também esteve no Aterro Sanitário, onde verificou o andamento da construção da segunda célula e também as lagoas de decantação, responsáveis pelo tratamento do chorume originado pela decomposição dos resíduos orgânicos.

Vereador apresenta Projeto de Resolução que extingue o recesso dos vereadores

 
Vereador Airson Horst apresenta  Projeto de Resolução que extingue o recesso dos vereadores e aumenta o número de sessões ordinárias. A justificativa segundo ele é bastante simples: "o recesso afasta os vereadores da população, de suas funções atribuídas por lei e, além disso, desestimula a produção legislativa. Ou seja, não precisamos de recesso!" Afirma.
 
  Até momento, apenas os vereadores Ademir Fabiane e João Napoleão assinaram o requerimento apoiando, mas   para que  haja vista é preciso no mínimo 07 (sete) assinaturas dos vereadores para que o projeto entre em discussão. "É provável que o projeto seja arquivado" disse. 
 
"Que tal partirmos para uma coleta de 5 mil assinaturas visando, futuramente, uma possível emenda popular? Será que tem algum cidadão e eleitor guarapuavano disposto a me ajudar na coleta destas assinaturas?", pergunta o vereador.