terça-feira, 25 de junho de 2013

Mais 179 aprovados em concurso tomam posse esta semana

 
Nesta quarta e quinta-feira (26 e 27), na Câmara de Vereadores, às 15h, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, vai dar posse a 179 aprovados no concurso realizado no ano passado. Os profissionais preencherão vagas nas secretarias de Administração, Assistência Social, Educação, Finanças, Meio Ambiente, Saúde e Obras.
Serão empossados agentes fiscais do meio ambiente, assistentes sociais, auxiliares administrativos, educadores infantis, enfermeiros, farmacêuticos bioquímicos, fiscais gerais, fiscais tributários, fisioterapeutas, motoristas, nutricionistas, oficiais administrativos, secretários escolares, serventes de obras, serventes de limpeza, supervisores pedagógicos, técnicos educacionais, técnicos em radiologia, técnicos em segurança do trabalho e telefonistas. Na quarta-feira, serão 89 empossados e, na quinta-feira, 90.
Serviço: Posse de 179 novos servidores
Data: Quarta e quinta-feira (26 e 27/06/13)
Horário: 15h
Local: Câmara de Vereadores

Secretaria promove reunião com representantes de hotéis e restaurantes

 
Nesta terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo promove uma reunião com representantes dos setores hoteleiro, gastronômico e de serviços de Guarapuava. O objetivo é integrar a recepção e melhorar o atendimento aos visitantes. Também será proposta, durante o encontro, a criação do Conselho Municipal de Turismo.

Segundo o secretário Sandro Abdanur, Guarapuava está recebendo grandes eventos esportivos, por isso é fundamental que os setores estejam prontos para receber os visitantes. “A cidade já recebeu alguns eventos esportivos e vamos continuar recebendo, não apenas relacionados ao esporte. Então precisamos divulgar nossa cidade e mostrar que temos vocação para desenvolver um turismo de qualidade, com prestação de serviços eficiente”,analisa.
Serviço: reunião com representantes dos setores hoteleiro, gastronômico e de serviços
Data:Terça-feira (25/06/13)
Hora:13h30
Local:Grande Hotel

Beto Richa pede mais recursos para saúde em reunião com Dilma

Governador do Paraná participou de evento em Brasília na segunda (24). Richa ainda criticou a queda no repasse de recursos para o FPE e o FPM.

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), disse que aproveitou o encontro com a presidente Dilma Rousseff (PT) na segunda-feira (24) para pedir mais investimentos na área de saúde. De acordo com nota divulgada pela assessoria do governador, ele também reclamou da queda no repasse de recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O G1 tentou contato com o governador, mas a assessoria de Richa informou que ele não iria comentar a reunião.

Além de Richa, o encontro teve a presença de outros 26 governadores e 25 prefeitos de capitais, e foi convocado após a onda de protestos que se espalharam pelo Brasil nas últimas semanas. O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), também esteve presente e classificou a reunião como positiva.

De acordo com a nota, o governador propôs na reunião que o Governo Federal invista pelo menos 10% das receitas em saúde. Segundo Richa, o investimento em saúde de qualidade é a maior demanda da população. “Em função disso, estou desde já tratando com outros governadores que essa proposta seja apoiada por outros estados também”, afirmou.

As críticas feitas por Richa no encontro foram direcionadas à queda no repasse de recursos do FPE e do FPM, já que, segundo o governador, representam muitos prejuízos para os municípios do Paraná. “Os menores, principalmente, que tem nessa receita o maior percentual da sua arrecadação, estão numa situação muito difícil”, criticou.

Para o governador, é preciso que o Governo Federal mexa na própria arrecadação de impostos, ao invés de retirar recursos que são compartilhados com outras esferas. “O que está acontecendo é uma concentração de poderes e de recursos públicos na União, quando quem tem mais capacidade, mais agilidade, até por estar mais próximo do problema, são os prefeitos e os governadores”, defendeu. Richa acrescentou ainda que o Paraná é o quinto estado do Brasil que mais contribui com arrecadação para a União, mas é apenas o 23º no recebimento de verbas federais.
Fonte: G1

Chuva no PR causa estragos em 24 municípios e afeta 64 mil pessoas

Mais de 800 pessoas estão desabrigadas, segundo a Defesa Civil.
Chuva deve continuar em Curitiba até sábado (29), segundo a Somar.

25/06/2013 10h14 - Atualizado em 25/06/2013 13h13

Chuva no PR causa estragos em 24 municípios e afeta 64 mil pessoas

Mais de 800 pessoas estão desabrigadas, segundo a Defesa Civil.
Chuva deve continuar em Curitiba até sábado (29), segundo a Somar.


 
Em Jataizinho, no norte, várias ruas amanheceram alagadas nesta terça-feira  (Foto: Alberto D' Angele / RPC TV)Em Jataizinho, no norte, vários locais amanheceram alagadas nesta terça-feira (Foto: Alberto D' Angele / RPC TV)
Vinte e quatro municípios do Paraná foram atingidos pelas chuvas que atingem o estado há seis dias, segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, às 8h30 desta terça-feira (25). O total de pessoas afetadas é de 64.504. A situação mais crítica é em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde 14 mil pessoas ficaram desalojadas. Outras 1.538 também tiveram que deixar as residências por causa da chuva nas outras cidades. Mais de 800 estão desabrigadas, 175 delas permanecem em abrigos.
Duas pessoas morreram soterradas após um deslizamento de terra em Laranjeiras do Sul, na região central do estado, na quinta-feira (20). Ainda de acordo com o boletim, 6.675 residências foram afetadas. A maior parte das ocorrências registradas pelos agentes é de alagamentos, deslizamentos e inundações.
Na manhã desta terça-feira, entre Jataizinho e Ibiporã, no norte, o Rio Tibagi subiu cerca de quatro metros e alagou várias casas. Segundo a Defesa Civil, 4,2 mil famílias estão desalojadas nas duas cidades. Em Umuarama, no noroeste, um posto de saúde ficou alagado.
Temporais
Ainda há previsão de chuvas intensas e temporais nesta terça-feira em Cascavel, Goioerê, Cidade Gaúcha, Campo Mourão, Ivaí e Ponta Grossa, segundo a Somar Meteorologia. O tempo fica firme em várias cidades do interior a partir de quarta-feira (26). Em Curitiba e no litoral, a chuva deve dar uma trégua somente a partir de sábado (29).
Estradas
A BR-476, em Paulo Frontin, no sudeste do estado, está totalmente interditada desde sexta-feira (21) na altura do km 329, por causa de uma queda de barreira. A orientação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é que os motoristas façam o desvio pelo município de Canoinhas.
Um barranco cedeu no km 40 da A PR-459, em Palmas, e causou interdição total da pista na manhã desta terça-feira. Em Pitanga, a PR-487, na altura do km 28, também está interditada em virtude de uma queda de barreira. Pontos de alagamentos causaram o bloqueio parcial da PR-650 entre São João do Ivaí e Godoy Moreira.
A PR-554, na altura do km 3, entre São Jorge do Ivaí e Doutor Camargo, está interditada devido à elevação das águas do Rio Andirá sobre a ponte.
G1/PR