quarta-feira, 31 de julho de 2013

Richa determina ações para defender a implantação do TRF no Paraná





O governador Beto Richa disse nesta quarta-feira (31/07) que solicitou à Procuradoria Geral do Estado que tome as medidas necessárias para sustentar a constitucionalidade da implantação do Tribunal Regional Federal (TRF) no Paraná. Richa anunciou esta iniciativa durante reunião, no Palácio Iguaçu, com o deputado federal André Vargas e o senador Sérgio Souza, com a participação de representantes de diversas entidades do Paraná.

Os parlamentares estão mantendo encontros com os governadores dos Estados que terão os novos Tribunais Regionais Federais (Paraná, Minas Gerais, Bahia e Amazonas) para articular uma mobilização para derrubar a liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, que impede a implantação dos TRF.

“Estou inteiramente na defesa dos interesses do Paraná e do Brasil. Vamos vencer essa batalha”, disse Richa. “Além do meu empenho pessoal, solicitei à Procuradoria Geral do Estado medidas que sustentem a constitucionalidade da implantação do Tribunal Regional Federal”, afirmou o governador.

A PEC que cria o Tribunal Regional Federal da 6ª. Região, com sede no Paraná, foi promulgada em junho. Mas a implantação dos TRF foi impedida por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada pela Associação dos Procuradores Federais, junto ao STF. A ação obteve liminar do presidente do Supremo.

O Procurador Geral do Estado, Julio Cesar Zem Cardozo, explica que, ainda nesta semana, a PGE entrará na mesma Adin, na condição de "amicus curiae", para agregar elementos novos que fundamentem a decisão mais acertada sobre a matéria.

“O argumento é que a Associação dos Procuradores Federais não tem legitimidade para propor a ADIN, porque não há pertinência temática entre a PEC que criou os TRF e a entidade”, disse Júlio. "A associação nacional tem legitimidade para propor ações diretas de inconstitucionalidade somente em questões de interesse direto da entidade", explica o procurador.

MAIS ATIVO – Participaram do encontro do governador Beto Richa o ex-governador Orlando Pessutti; os deputados federais Rosane Ferreira e André Zacarow, e o deputado estadual Reinhold Stephanes Junior; o vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Ricardo Rachid de Oliveira; o presidente da Associação Paranaense de Juízes federais, Antonio Cesar Bochinek, representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, da Associação Comercial do Paraná e do Movimento Pró-Paraná.

AGILIDADE- Os Tribunais Regionais Federais são a segunda instância da Justiça Federal. Hoje existem apenas quatro TRF. As ações originadas no Paraná correm no TRF de Porto Alegre. O TRF 6º Região, que será instalado em Curitiba, atenderá, também, os processos de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Segundo o deputado André Vargas, a criação dos novos Tribunais Regionais se justifica pelo acúmulo de demanda, que emperra o andamento dos processos. “São mais de 1,1 milhão de processos no Brasil, grande parte deles relacionada a questão da previdência. São ações de interesse do cidadão comum, que precisam de mais agilidade nas suas questões”, afirmou ele.

O deputado André Vargas e o senador Sérgio Souza informaram que, ainda nesta quarta-feira, terão encontros com os governadores da Bahia, Jaques Wagner, e de Minas Gerais, Antonio Anastásia. Nesta quinta-feira (01) o Congresso Nacional realiza ato de mobilização em favor da implantação dos TRF.

No encontro com Richa foi destacada a forte participação do Paraná na luta pela criação do Tribunal Regional Federal. “É uma causa de mais de 20 anos, abraçada por lideranças políticas, Ordem dos Advogados do Brasil, entidades de todos os setores”, disse Richa. O ex-governador Orlando Pessutti lembrou que Beto Richa participa de ações em favor do TRF desde quando era deputado e depois prefeito de Curitiba.

Logo após a promulgação da PEC que cria o TRF, Beto Richa anunciou que o Estado vai ajudar a implantar a sede da instituição, a fim de agilizar o início das atividades.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em

www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Fazenda Vaca Branca realiza palestra técnica sobre Braford e Hereford nesta sexta-feira (02)

 
Na noite de sábado, 03, a Fazenda também vai promover um leilão durante 38º Expogua.

 
A Fazenda Vaca Branca, em parceria, com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), promove nesta sexta-feira, 02, três palestras técnicas, a partir das 19h30, no Sindicato Rural de Guarapuava.
Segundo o proprietário da Fazenda Vaca Branca e criador de Hereford e Braford, José Hamilton Moss Filho, o objetivo é difundir as raças e trazer informação aos pecuaristas. “São animais que tem alta precocidade, com ótimos resultados em cruzamentos para complementariedade de características nas raças”, destacou Moss Filho.
Serão três palestras, que vão abordar diferentes aspectos sobre as raças. Uma delas com a médica veterinária, Thais Lopa, que vai falar sobre melhoramento de Braford e Hereford; outra com o inspetor técnico credenciado da ABHB, Gustavo Brusque Isaacsson, que vai abordar as vantagens dos cruzamentos de Hereford e Braford e outra com o superintendente administrativo da ABHB, Alfredo Bonet Drissen, que explicará sobre a bonificação da carne de Hereford.
Após o evento técnico, haverá uma degustação de carne Braford para os convidados. Outras informações nos telefone (42) 3623-1323 e (42) 8802-0442.
II Leilão Braford e Hereford
No sábado, 03, às 20 horas, será realizado pela Fazenda Vaca Branca, em parceria com a Agropecuária SantaAna, o II Leilão Braford e Hereford Sem Fronteiras durante a 38º Expogua, no Parque Lacerda Werneck.
Serão leiloados 30 touros Braford, 10 touros Hereford, 10 novilhas Hereford, 10 vacas Braford com prenhez do bicampeão da feicorte 2012 e 2013, 10 vacas Braford vazias e novilhas cruzas com Braford.
O gerente geral da fazenda, André Moss, comenta sobre as qualidades da raça Braford. "É uma raça britânica e sintética, que possui características como rusticidade e alta precocidade sexual. Além disso, apresenta docilidade, tem um tamanho de carcaça que é muito bem aceito no mercado e os cruzamentos oferecem um grande benefício devido a heterose”.
Moss comentou também um pouco sobre o histórico da Fazenda Vaca Branca, que é pioneira na criação das raças no Paraná, e já foi premiada com dois grandes campeonatos de macho e um de fêmea na Feicorte. “Há seis anos criamos as raças e temos um rebanho de qualidade com animais certificados”.

Eva Schran prestigia solenidade de instalação da Regional Centro do Sebrae/PR

 
A prefeita em exercício de Guarapuava, Eva Schran, e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, participaram da solenidade de instalação da Regional Centro do Sebrae/PR, na manhã desta terça-feira (30), em Ponta Grossa. “A unidade, além de ficar mais próxima à Guarapuava, fortalece as ações e programas da prefeitura em parceria com o Sebrae”, destaca Eva.

Para Abdanur, a instalação da sexta regional do Sebrae no Paraná é um passo importante na política de descentralização de todas as instituições. “É um sinal de que a economia da nossa região está bem e que as indústrias e micro e pequenas empresas estão se estruturando cada vez mais. Mostra também que, entendendo os problemas locais, o Sebrae/PR pode contribuir ainda mais com o desenvolvimento econômico de toda a região”, opina Abdanur.

O evento contou ainda com a presença do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, o diretor de operações do Sebrae/PR, Julio Cesar Agostini, o diretor de gestão e produção, José Gava Neto, e o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, além de lideranças políticas e empresariais dos 46 municípios atendidos pela regional.“Nosso objetivo é nos aproximarmos das cidades que pertencem à regional. Agora atenderemos mais empresários”, ressalta Tioqueta.