quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Estudo analisa impacto da apreensão de armas sobre homicídios



Resultados demonstram importância do desarmamento na prevenção de mortes

 O artigo " Armas versus vidas: Análise de regressão sobre o impacto da apreensão de armas nos humicídios", de Sueli Andruccioli Felix, foi publicado na Revista do Laboratório de Estudos da Violência da Unesp de Marília.






Créditos da Foto: e Informações: UNESP                                                  

  

 Em resumo, o artigo pretende provocar uma reflexão sobre o impacto do desarmamento da população na dinâmica criminal, avaliando estatisticamente o potencial probabilístico de mortes evitadas com a apreensão de armas pela polícia.

Para tanto foram utilizadas análises de regressão envolvendo o total de armas apreendidas pela Polícia Militar na Região Metropolitana de São Paulo, no período de janeiro de 2009 a agosto de 2012, e o total de homicídios dolosos (consumados e tentados) ocorridos no mesmo período.

Os resultados demonstram a importância do desarmamento na prevenção de mortes por meio do homicídio, na base de 23% (para cada lote de cem armas apreendidas, estima-se que 23 vidas possam vir a ser poupadas).



A autora...

Sueli Andruccioli Felix é docente do curso de Pós graduação em Ciências Sociais da Unesp/Marília/SP. Coordenadora de Analise e Planejamento da CAP - Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.