segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

PREFEITURA DE GUARAPUAVA EXPANDE FEIRA DO PRODUTOR


visita feira produtor 20fev (69)
A cada edição da Feira do Produtor cresce o número de consumidores. Na Paróquia São João Bosco, Vila Carli,as famílias encontram hortifrutigranjeiros, produtos de panificação, compotas, queijos, embutidos e até peixes vivos. Os artesãos mostram e comercializam seus trabalhos manuais. Há ainda praça de alimentação com várias opções. Do pastel ao espetinho, do caldo de cana aos sucos naturais, do milho verde aos bolos caseiros.
Para que mais agricultores familiares possam ampliar a produção e também garantir a expansão da comercialização, a Secretaria de Agricultura abre nesta terça-feira (25), na Paróquia Santana, mais um ponto de vendas, como parte das ações do programa Vida Rural, implantado pela atual administração no ano passado. “É muito bom ver que a feira está cumprindo seu papel e todos ganham. Os agricultores e artesãos ampliam a renda familiar e os consumidores podem adquirir produtos frescos direto do campo”, resumiu o prefeito Cesar Silvestri Filho, que esteve na feira da Vila Carli, na última quinta-feira (20).
Com a venda na Feira do Produtor da Paróquia São João Bosco, Mauro de Freitas conseguiu melhorar a renda. No Assentamento Bananas, no Guará, ele e a família produzem legumes, verduras e cerveja caseira. Também fazem conservas e compotas. “Esse espaço, que não existia, ajuda na venda diretamente ao comprador. Antes eu vendia para fregueses nas suas casas e para os amigos”, contou Mauro, que também fornece produtos para a merenda escolar estadual e municipal, com apoio da Secretaria de Agricultura.
O artesanato também atrai os consumidores. O Clube de Mães da Paróquia São João Bosco também participa da feira. Entre os trabalhos manuais, estão panos de prato, tricô, toalhas bordadas, almofadas e roupinhas de bebê. “As vendas estão excelentes, além disso, muitas pessoas fazem encomendas”, afirmou a coordenadora do clube, Vanda Lúcia Sberze. O Projeto Orquídea, coordenado pela Secretaria da Mulher; e a Casa da Farinha, da Secretaria de Assistência Social, também expõe na Feira do produtor.

SERVIÇO
Feira do produtor da Paróquia São João Bosco
Dia: Todas às quintas-feiras
Horário: 16 às 20h

Feira do Produtor da Paróquia Santana
Abertura: 25 de fevereiro
Dia: Todas às terças-feiras

Horário: 16 às 20h

OBRAS NO JARDIM PATRÍCIA SÃO FINALIZADAS PARA ENTREGA DE APARTAMENTOS


visita obras 21fev (6)
As obras de recapeamento asfáltico e inclusão de galerias pluviais, calçadas e meio-fio estão sendo concluídas no loteamento Jardim Patrícia. O prefeito, Cesar Silvestri Filho, os secretários de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, e de Obras, Ivanês Josefi, e o presidente da Surg, Fernando Damiani, acompanharam a etapa de conclusão, na última sexta-feira (21). O asfalto é uma exigência da Caixa Econômica Federal para que os 64 apartamentos construídos no local possam ser entregues aos moradores. A previsão é que até o dia 8 de março, data marcada para da entrega, as obras estejam finalizadas. A dona de casa, Elena Uchubin, 61 anos, está muito satisfeita com o desenvolvimento da região. “Graças à atenção do prefeito Cesar Filho, vamos crescendo e melhorando a qualidade de vida”, afirmou.
Mais obras
A rua Santos Albert, no bairro São João, também está recebendo asfalto e galerias pluviais, uma antiga reivindicação dos moradores do local. São 800 metros de recape. As obras estarão prontas ainda esta semana. Segundo a comerciante Ana Paula da Rosa, há vários anos os moradores reclamavam de acidentes naquela rua e, só agora, foram ouvidos. “Quando chovia os carros derrapavam muito por causa do barro e quando não chovia o pó atrapalhava também”, avaliou. Cesar Filho disse que, nos próximos meses, outras regiões do bairro também vão receber melhorias.
O prefeito também acompanhou as obras de patrolamento na Vila Colibri, no bairro Jardim das Américas, pavimentação asfáltica nas ruas que dão acesso ao novo campus da UTFPR e recapeamento no Sol Nascente. Segundo Damiani, a Surg também está concluindo esta semana a limpeza e o desassoreamento do rio na Vila Karen.

ALUNOS DO PROJETO MEU FUTURO QUALIFICAÇÃO RECEBEM DIPLOMA


formatura joao paulo II (77)
Vinte e dois alunos do projeto Meu Futuro Qualificação, do Provopar Estadual, receberam diplomas de qualificação profissional, como auxiliares administrativos. A cerimônia de formatura ocorreu no Centro Educacional João Paulo II, no bairro Morro Alto, no último sábado (22). O curso, realizado pela primeira vez em Guarapuava, é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Agência do Trabalhador, o Provopar Estadual e o Centro Educacional João Paulo II.
No período de um ano, os estudantes tiveram aulas de serviços administrativos, relações interpessoais, saúde, ética, Matemática, Português e Informática, em um total de 200 horas. Segundo a diretora do Centro Educacional, irmã Helena Dalmônico, os principais objetivos do curso são capacitar os jovens para o mercado de trabalho e oportunizar crescimento social. “Estamos preparando estes jovens para a vida, com certeza, pois eles sairão mais preparados daqui do que chegaram. Oportunidades e portas irão se abrir”, disse.
O gerente da Agência do Trabalhador, Adalberto Campos, que, na cerimônia de entrega, representou o prefeito Cesar Silvestri Filho, falou sobre as expectativas que os jovens formados podem ter em relação ao seu primeiro emprego. “Guarapuava vem atualmente se destacando como polo de criação de empregos. Com isto, os alunos têm a expectativa de serem inseridos no mercado de trabalho em breve, com carteira profissional assinada e todas as garantias que o trabalhador merece”, ponderou o gerente. “A Prefeitura tem participação direta na colocação desses jovens, intermediando a abertura de novas vagas com a classe empresarial e encaminhando-os para a contratação”, completou.
Para a aluna formada Bruna Câmara, 16 anos, o curso contribuirá muito com seu futuro. “Hoje, o mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais e este curso vai acrescentar muito no meu currículo, porque a área de Administração está ganhando ainda mais espaço”, afirmou. “Um curso como este dá mais credibilidade para o currículo, além do que aprendi que, sozinha, não podemos ir muito longe. É necessário saber trabalhar em grupo para obtermos ainda mais resultados”, comentou  Carolaine de Oliveira Ferreira, também de 16 anos.
A técnica pedagógica do Provopar Estadual, Marilsa Kulcheski Pereira, sustentou que, “pela pouca idade, a maioria dos adolescentes não possui a experiência que muitas empresas exigem. Então, este curso abrirá as portas do primeiro emprego, pois os coloca um passo à frente da concorrência”.
O sucesso da turma inicial garantiu também a continuidade da oferta. A nova turma começa nesta segunda (24). Henrique Gomes Andrade, 16, já está matriculado. “Fiquei sabendo do curso na minha escola, me interessei e vim até aqui fazer a inscrição. Agora estou na expectativa para o início das aulas e tenho certeza de que aprenderei muitos conteúdos interessantes”, finalizou o estudante.

GUARAPUAVA MELHORA ÍNDICES NO BRASIL SEM MISÉRIA


Em recente boletim divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Guarapuava apresentou crescimento significativo no Plano Brasil Sem Miséria em 2013. Enquanto a cobertura cadastral do município aumentou, 595 famílias dispensaram o recebimento do Bolsa Família. “É um dado extremamente importante, já que são pessoas que conseguiram sua autonomia financeira. A bolsa é uma política de extrema importância no combate à miséria. Porém, quando não existe mais a necessidade do benefício notamos tamanho desenvolvimento que ele traz”, enfatizou o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Lançado pelo Governo Federal em junho de 2011, o Plano Brasil Sem Miséria tem como objetivo a superação da extrema pobreza no País, atendendo a população com renda familiar mensal inferior a R$ 70 por pessoa. “Os municípios têm papel central no plano, já que as Prefeituras são responsáveis pelo registro das famílias no Cadastro Único e é isso que vai determinar os focos de investimento. Com esse cadastro, que é atualizado a cada dois anos, temos os dados de cada membros das famílias que têm renda de até meio salário mínimo per capita, detalhando a situação em que vivem”, explicou a secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri.
No acompanhamento escolar e de saúde das famílias, compromissos diretos com o programa, Guarapuava apresenta todos os índices acima da média nacional. Há destaque para o acompanhamento vacinal e nutricional de crianças de 0 a 7 anos, e do pré-natal de gestantes, em que o município avança de 49,39% em 2012 para 88,33% das famílias em 2013, sendo que a média nacional é de 73,12%. “Com apoio das secretarias de Educação e Saúde, conseguimos aumentar esse número e isso mostra que no Governo Cesar Filho a administração municipal trabalha em conjunto com o objetivo principal de melhorar a vida da população guarapuavana”, comentou a secretária.
Pronatec
Um dos dados que mais chama a atenção no relatório diz respeito às vagas ofertadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O programa oferece gratuitamente cursos de qualificação profissional com duração mínima de 160 horas para cidadãos com mais de 16 anos de idade, ministrados através da parceria entre Prefeitura e Sesi/Senai. Enquanto que em 2012, Guarapuava teve 240 matrículas, em 2013, os inscritos saltaram para 629.
Somados aos matriculados diretamente nos cursos (fora do sistema Brasil Sem Miséria), foram 1.099 inscritos, o que coloca Guarapuava entre as cinco cidades do Paraná que mais inscreveram pessoas nos cursos do Pronatec, à frente de Curitiba, por exemplo. “Esse aumento reflete a ampliação e melhoria do trabalho de busca ativa das equipes de assistentes sociais, que conhecem a realidade das famílias, verificam as necessidades e encontram as opções de cursos que se encaixam ao perfil destes guarapuavanos. É com capacitação que conseguimos melhorar as condições de acesso ao mercado de trabalho e, consequentemente, melhorar a renda da população de forma definitiva”, afirma o prefeito Cesar Filho.
Ação Brasil Carinhoso
Com o objetivo de incentivar o aumento de vagas e a melhoria do atendimento a crianças e famílias em creches públicas ou conveniadas ao Poder Público, a Ação Brasil Carinhoso dá estímulos financeiros aos municípios, complementando os valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Para tanto, basta o registro das crianças de 0 a 48 meses que são beneficiárias do Bolsa Família nas creches, para que o MDS subsidie mais 50% dos recursos por vaga ocupada.

Mesmo assim, em 2012, o município não registrou informações sobre esse tipo de atendimento e, por isso, deixou de receber os recursos da Ação Brasil Carinhoso para creches. Já em 2013, foram identificadas 327 crianças do Bolsa Família em 14 creches da cidade. O pedido de suplementação aguarda o pagamento de mais de R$ 470 mil do MDS a ser repassado para as creches. “Com uma pequena ação conjunta de secretarias garantimos quase meio milhão em recursos para as creches de Guarapuava, beneficiando nossas crianças e garantindo um ensino de qualidade em nosso município”, comemorou Cristina Silvestri.