Vinte e dois alunos do projeto Meu Futuro Qualificação, do Provopar Estadual, receberam diplomas de qualificação profissional, como auxiliares administrativos. A cerimônia de formatura ocorreu no Centro Educacional João Paulo II, no bairro Morro Alto, no último sábado (22). O curso, realizado pela primeira vez em Guarapuava, é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Agência do Trabalhador, o Provopar Estadual e o Centro Educacional João Paulo II.
No período de um ano, os estudantes tiveram aulas de serviços administrativos, relações interpessoais, saúde, ética, Matemática, Português e Informática, em um total de 200 horas. Segundo a diretora do Centro Educacional, irmã Helena Dalmônico, os principais objetivos do curso são capacitar os jovens para o mercado de trabalho e oportunizar crescimento social. “Estamos preparando estes jovens para a vida, com certeza, pois eles sairão mais preparados daqui do que chegaram. Oportunidades e portas irão se abrir”, disse.
O gerente da Agência do Trabalhador, Adalberto Campos, que, na cerimônia de entrega, representou o prefeito Cesar Silvestri Filho, falou sobre as expectativas que os jovens formados podem ter em relação ao seu primeiro emprego. “Guarapuava vem atualmente se destacando como polo de criação de empregos. Com isto, os alunos têm a expectativa de serem inseridos no mercado de trabalho em breve, com carteira profissional assinada e todas as garantias que o trabalhador merece”, ponderou o gerente. “A Prefeitura tem participação direta na colocação desses jovens, intermediando a abertura de novas vagas com a classe empresarial e encaminhando-os para a contratação”, completou.
Para a aluna formada Bruna Câmara, 16 anos, o curso contribuirá muito com seu futuro. “Hoje, o mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais e este curso vai acrescentar muito no meu currículo, porque a área de Administração está ganhando ainda mais espaço”, afirmou. “Um curso como este dá mais credibilidade para o currículo, além do que aprendi que, sozinha, não podemos ir muito longe. É necessário saber trabalhar em grupo para obtermos ainda mais resultados”, comentou Carolaine de Oliveira Ferreira, também de 16 anos.
A técnica pedagógica do Provopar Estadual, Marilsa Kulcheski Pereira, sustentou que, “pela pouca idade, a maioria dos adolescentes não possui a experiência que muitas empresas exigem. Então, este curso abrirá as portas do primeiro emprego, pois os coloca um passo à frente da concorrência”.
O sucesso da turma inicial garantiu também a continuidade da oferta. A nova turma começa nesta segunda (24). Henrique Gomes Andrade, 16, já está matriculado. “Fiquei sabendo do curso na minha escola, me interessei e vim até aqui fazer a inscrição
. Agora estou na expectativa para o início das aulas e tenho certeza de que aprenderei muitos conteúdos interessantes”, finalizou o estudante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário