quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Prefeitura faz prestação de contas em audiência pública nesta quinta-feira (28)

 
O Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Finanças de Guarapuava apresenta o balanço quadrimestral da Prefeitura em audiência pública nesta quinta-feira (28), às 15 horas, no auditório da Câmara de Vereadores. “Vamos apresentar um balanço quadrimestral do que aconteceu ainda na gestão passada, ou seja, um relatório da gestão fiscal do município até o final de 2012”, explica o contador geral do município, Diocésar Costa de Souza.

A prestação de contas quadrimestral é um dos princípios estabelecidos pela Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e, seguindo os preceitos desta Lei, o Governo participativo presta contas à sociedade sobre os gastos públicos. “Através do relatório é possível fazer a comparação entre o desempenho fiscal do governo e os limites fiscais estabelecidos na lei”, completa o contador geral que ainda lembra que a prestação de contas desta quinta-feira (28) será referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2012.
_________________________________________________________________________________
Serviço: Prefeitura faz prestação de contas em audiência pública nesta quinta-feira (28)
Data: Quinta-feira – 28/02/13
Horário: 15h
Local: Câmara de Vereadores de Guarapuava

Surg promove ação de limpeza e conservação na Palmeirinha

 
Nesta quinta-feira (28), a Surg realizará uma ação de limpeza e conservação em todo o distrito da Palmeirinha. Segundo o presidente da companhia, Fernando Damiani, o trabalho inclui roçada, varrição das ruas, sinalização, tapa-buracos e desobstrução das galerias pluviais.
 
“É uma ação completa de limpeza que será realizada na Palmeirinha, beneficiando todos os moradores, durante todo o dia, a partir das 8h. Se precisar, as equipes retornam”, afirma Damiani, lembrando que o trabalho será realizado em todos dos distritos, conforme o cronograma organizado pela Surg.
Serviço: Ação de limpeza e conservação na Palmeirinha
Data: quinta-feira – 28/02/13
Horário: 8h
Local: Distrito da Palmeirinha

Prefeito Cesar Filho vistoria patrulhas do REERG

 
Patrolas, retroescavadeiras traçadas, caminhões e tratores chamaram a atenção ao seguirem em fila pela Manoel Ribas, na manhã desta quarta-feira (27). Esse maquinário será utilizado no REERG (Recuperação Emergencial das Estradas Rurais de Guarapuava), que iniciou hoje, com a coordenação das secretarias de Obras, Agricultura e Educação e Surg.
 
Antes as seis patrulhas passaram pela vistoria do prefeito Cesar Filho, no Parque de Exposições Lacerda Werneck. “O REERG vai atuar nos pontos críticos, principalmente onde há atoleiros, por isso o caráter emergencial. Precisamos dar condições de trafegabilidade de forma imediata tanto para o escoamento da safra e dos produtos da agricultura familiar quanto do transporte escolar”, reforça Cesar Filho.
 
O prefeito lembrou ainda que Guarapuava formalizou a participação no
Consócio Intermunicipal Vale do Rio Jordão, integrado também por Pinhão, Reserva do Iguaçu e Candói. “Com o acesso ao programa Patrulha do Campo, do Governo do Estado e Codapar, vamos implantar a segunda etapa do processo, que é a readequação das estradas”.
 
O trabalho de recuperação começará pela estrada do Faxinal dos Fiúza, no distrito do Guairacá, como informou Carlos Dalla Vecchia, da Secretaria de Obras. “A expectativa da prefeitura é concluir o trabalho de recuperação das estradas em três ou quatro semanas”, disse.

Guarapuava formaliza adesão ao Consócio Intermunicipal Vale do Rio Jordão

 
Após lançamento do REERG (Recuperação Emergencial das Estradas Rurais de Guarapuava), o prefeito Cesar Silvestri Filho formalizou, no final desta tarde (26), a participação de Guarapuava no Consócio Intermunicipal Vale do Rio Jordão, integrado também por Pinhão, Reserva do Iguaçu e Candói. “Enquanto damos início ao trabalho emergencial nos pontos críticos, estamos organizando a segunda etapa do processo, que é a readequação das estradas baseada em projetos de engenharia. Por isso, aderimos ao consórcio”, explica o prefeito.
 
A formalização do consórcio aconteceu na Prefeitura de Pinhão, com representantes dos quatro municípios e da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná), coordenadora do programa Patrulha do Campo. “O Governo do Estado, através do programa, cede patrulhas, faz a manutenção das máquinas e acompanha a execução dos projetos. Os municípios são responsáveis pelo combustível, operadores e elaboração dos projetos”, resume o diretor-presidente da Codapar, Silvestre Dimas Staniszewski.
 
A próxima reunião de trabalho será realizada em 15 dias, enquanto isso os municípios vão organizando a documentação, o estatuto do consórcio e o plano de gerenciamento. Segundo o diretor de Desenvolvimento da Codapar, Jair Vendruscolo, o consócio pode ter acesso a até duas patrulhas, que são compostas de seis máquinas e cinco caminhões.
 
O prefeito Cesar Filho esteve na reunião acompanhado dos secretários Itacir Vezzaro (Agricultura) e Edison Sanches Filho (Obras), além do procurador geral do município, Fábio Decker. “O trabalho de readequação é fundamental, mas precisamos que os proprietários mantenham o entorno, conforme orientação que eles podem obter nas cooperativas, sindicatos e Emater, por exemplo. Com isso, se amplia a vida útil das estradas”, orienta Vezzaro.