terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Implantação do curso de Medicina em Guarapuava se consolida a cada dia, afirma Cesar Filho


Guarapuava está entre os três municípios paranaenses pré-selecionados para a implantação do curso de Medicina, conforme divulgou o Ministério da Educação no Diário Oficial da União nesta terça feira (03).

O prefeito Cesar Silvestri Filho comemorou a boa notícia, uma de suas lutas para a área da saúde quando era deputado estadual. “O município apresenta as condições necessárias para a implantação, como a distância de outras cidades com cursos de Medicina em funcionamento, qualidade da rede hospitalar, tamanho da cidade e número de habitantes, por exemplo. Com a união de todos e articulação política, a implantação do curso de Medicina se consolida a cada dia”, avalia.
Ainda de acordo com o edital, Guarapuava receberá a visita de uma comissão para verificar a estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município.


O secretário Municipal de Saúde, Stefan Negrão, disse que a confirmação do MEC se une a outras excelentes notícias na área da saúde, conquistadas na atual gestão, como a reforma das unidades básicas de saúde, vinda de sete médicos estrangeiros, implantação da Base Descentralizada do Samu e o lançamento do Programa Mamãe Guará, que melhora e sistematiza o atendimento às gestantes e bebês. “Ainda podemos somar a isso, a construção do Hospital Regional, que poderá ser um hospital-escola para os futuros residentes”, opina.

Resumo de Notícias


dia da beleza res 2000 (1)
Dia da Beleza eleva a autoestima das mulheres do Alto da XV
Na tarde desta segunda-feira (02), a atividade dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência de Gênero aconteceu no Residencial 2000. As mulheres puderam aproveitar uma tarde diferente no Dia da Beleza Feminina. A ação, organizada pela Prefeitura de Guarapuava e o Movimento de Mulheres do Alto da XV, teve o objetivo de promover diversão e autoestima, juntamente com conversas sobre violência. Durante a tarde, teve corte de cabelo e manicure com profissionais voluntários. As participantes levaram para casa materiais informativos sobre a violência de gênero.
Mulheres de todas as idades estiveram no salão da comunidade Santa Rita. Cristiane Machado, 31 anos, levou suas três filhas Kauane, 11, Karolaine, 13, e Kariane, 4. Todas saíram com um novo corte de cabelo. “Acho muito bom esse tipo de ação porque quase nunca tem esse tipo de coisa no bairro para a população”, disse ela, que estava com o pequeno Leonardo, 1 ano. Já Petrolina Belém dos Santos, 45 anos, foi com a nora e aproveitou para fazer as unhas. “Gostei da ideia, não dá para perder a oportunidade porque aqui também é um bom lugar pra ver as amigas, conversar e dar risada”, relatou a dona de casa.
 
 




Profissionais da saúde do município participam de oficinas de capacitação
Profissionais da área da saúde – médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários, nutricionistas, fonoaudiólogos, entre outros – participaram de oficinas de capacitação, como parte das ações do programa Mamãe Guará, lançado pelo prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, no último sábado (30). Os participantes foram divididos de acordo com a profissão e receberam orientações de profissionais que atuam no programa Mãe Paranaense. “A ajuda mútua e a colaboração dessas grandes equipes, do Paraná e de Guarapuava, são fundamentais para que consigamos mudar a atual realidade da mortalidade infantil no município”, afirma o secretário de Saúde, Stefan Negrão.

 





Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele realiza diagnóstico em Guarapuava
A Secretaria de Saúde de Guarapuava, com apoio da SBD (Sociedade Brasileira de Demartologia), realizou a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele para alertar a população e realizar o diagnóstico precoce. Dermatologistas do município, com o auxílio de quatro profissionais de outras cidades, atenderam 400 pessoas que tinham alguma mancha, lesão, ferida, sinal ou pinta. Os secretários de Saúde do Estado, Michele Caputo Neto, e de Guarapuava, Stefan Negrão, acompanharam as atividades, promovidas no último sábado (30), no Cisgap.
Segundo a dermatologista do AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária) de Guarapuava e vice-presidente da SBC, Iara Rodrigues Vieira, 38 pessoas foram diagnosticadas com lesões malignas e 79 com lesões pré-malignas. “É um número alto e alarmante para o nosso município. Nenhum dermatologista é contra o sol, mas a população precisa ter a consciência de que a proteção é importante”, explica. Os pacientes foram encaminhados para tratamento imediato e gratuito.
Para a aposentada Terezinha Fátima Souza, 55 anos, a campanha foi um incentivo para mobilizar a população a procurar tratamento ao câncer de pele. “Muitas vezes, as pessoas tem preguiça ou medo de procurar o médico por causa de uma pequena mancha ou ferida, mesmo sabendo que pode ser algo mais grave”, opina. “As pessoas suspeitam de alguma mancha ou ferida devem procurar o posto de saúde mais próximo”, acrescenta Iara Rodrigues Vieira.



Mamãe Guará, uma ação audaciosa da Prefeitura de Guarapuava


mamae guara (2)
Olhando para o filho recém-nascido, a auxiliar de depósito Sheila Buczko, 23 anos, pede que ele cresça forte e saudável. “As crianças devem ter cuidados especiais, pois elas são o futuro”, diz a mãe de Davi, que nasceu no Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava, na sexta-feira passada (29). “Nossos filhos precisam de cuidados especiais e um acompanhamento melhor”, acrescenta a mãe de Wagner Ismael, Marilia Meteke. A preocupação de Sheila e de Marilia é a de tantas outras mães guarapuavanas, pois o índice de mortalidade materno-infantil tem se mantido alto no município nos últimos anos, acima das médias nacional e estadual. Em 2012, o município registrou 19,38 óbitos a cada 1.000 nascidos vivos. No Estado, foram 11,00; no País, 12,90, conforme o DataSUS.
Para enfrentar a mortalidade e reverter esse índice, a Prefeitura de Guarapuava lançou, no último sábado (30), programa materno-infantil Mamãe Guará, um projeto audacioso que visa acompanhamento, atendimento e monitoramento de todas as gestantes e bebês nascidos em Guarapuava. O prefeito Cesar Silvestri Filho e os secretários de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, e de Guarapuava, Stefan Negrão, também visitaram os recém-nascidos Davi e Wagner Ismael. Bastante emocionados, eles entregaram às mães os primeiros kits de enxovais e materiais de cuidados para os bebês. “Vocês merecem toda a assistência, cuidados e carinho, desde a confirmação da gravidez até o nascimento. Estamos garantindo todo o atendimento com qualidade e acompanhamento do desenvolvimento dos bebês”, disse o prefeito no sábado.
A atual administração de Guarapuava (iniciada em janeiro deste ano) ampliou a rede de cuidados às gestantes e bebês, com a sistematização da assistência, mais profissionais, atendimento especializado e odontológico, oferta de equipe multiprofissional, entre outros. Para garantir à acessibilidade, as futuras mamães recebem vale-transporte. As gestantes de alto risco serão transportadas por um veículo do programa. “Parabenizo a equipe da Saúde que se reciclou e compreendeu a necessidade de implantarmos novas metodologias para enfrentar o problema”, destacou o prefeito, durante o lançamento, que aconteceu na Faculdade Campo Real.
Para o ex-secretário de Saúde de Guarapuava, René Moreira dos Santos (hoje diretor geral da Secretaria de Saúde do PR), o lançamento do Mamãe Guará teve um significado especial e trouxe boas recordações pois, em 1995, durante a gestão do então prefeito de Guarapuava Cezar Franco, nasceu o programa Anjo da Guarda para combater a mortalidade materno-infantil. Renê estava à frente do projeto naquela época. “A atual administração está de parabéns por ousar e melhorar um programa que cumpriu seu ciclo, seu objetivo, implantando novos processos com o envolvimento dos profissionais”, opina. Stefan Negrão também não conteve as lágrimas no sábado. “A mudança começa por vocês. Vocês estão de parabéns”, disse, referindo-se aos profissionais da Saúde de Guarapuava.
Stefan também destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para colocar em prática o Mamãe Guará e outras ações na Saúde. Um dos exemplos é a reforma e adequação do Centro de Saúde da Mulher, que será referência no atendimento aos programas Mamãe Guará e Rede Mãe Paranaense (do Governo do Paraná), em especial às grávidas de alto risco. Na opinião do secretário Caputo Neto, Guarapuava conseguirá reduzir as mortes evitáveis de mães e de bebês. “Com essa excelente equipe de profissionais, vontade política e parcerias, a cidade conseguirá mudar esse quadro e contribuir também com a redução no Estado para que possamos elevar o índice de desenvolvimento do Paraná”, reforçou o secretário, que, ainda no sábado, entregou um aparelho de ultrassom e um eletrocardiógrafo ao Cisgap. 
O prefeito Cesar Filho ressaltou que o Mamãe Guará é um dos mais importantes programas de sua administração. “Hoje, após as visitas aos bebês, ao ver o talento desses jovens da Banda Municipal, do Coral Municipal Juvenil, digo que vale a pena sim estar à frente de uma prefeitura, de uma prefeitura que cuida de quem nasce aqui”, finalizou o prefeito. A futura mamãe Rosana Kaznierski, grávida de oito meses, agradeceu a iniciativa da Prefeitura de Guarapuava. “Agora temos a certeza que de que nós e nossos filhos teremos atendimento diferenciado, como realmente precisamos”, opina Rosana, que esteve no lançamento do programa e já levou para casa o kit enxoval, kit de materiais para os cuidados do bebê e cartilhas educativas sobre gestação e aleitamento materno.