terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Resumo de Notícias


dia da beleza res 2000 (1)
Dia da Beleza eleva a autoestima das mulheres do Alto da XV
Na tarde desta segunda-feira (02), a atividade dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência de Gênero aconteceu no Residencial 2000. As mulheres puderam aproveitar uma tarde diferente no Dia da Beleza Feminina. A ação, organizada pela Prefeitura de Guarapuava e o Movimento de Mulheres do Alto da XV, teve o objetivo de promover diversão e autoestima, juntamente com conversas sobre violência. Durante a tarde, teve corte de cabelo e manicure com profissionais voluntários. As participantes levaram para casa materiais informativos sobre a violência de gênero.
Mulheres de todas as idades estiveram no salão da comunidade Santa Rita. Cristiane Machado, 31 anos, levou suas três filhas Kauane, 11, Karolaine, 13, e Kariane, 4. Todas saíram com um novo corte de cabelo. “Acho muito bom esse tipo de ação porque quase nunca tem esse tipo de coisa no bairro para a população”, disse ela, que estava com o pequeno Leonardo, 1 ano. Já Petrolina Belém dos Santos, 45 anos, foi com a nora e aproveitou para fazer as unhas. “Gostei da ideia, não dá para perder a oportunidade porque aqui também é um bom lugar pra ver as amigas, conversar e dar risada”, relatou a dona de casa.
 
 




Profissionais da saúde do município participam de oficinas de capacitação
Profissionais da área da saúde – médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários, nutricionistas, fonoaudiólogos, entre outros – participaram de oficinas de capacitação, como parte das ações do programa Mamãe Guará, lançado pelo prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, no último sábado (30). Os participantes foram divididos de acordo com a profissão e receberam orientações de profissionais que atuam no programa Mãe Paranaense. “A ajuda mútua e a colaboração dessas grandes equipes, do Paraná e de Guarapuava, são fundamentais para que consigamos mudar a atual realidade da mortalidade infantil no município”, afirma o secretário de Saúde, Stefan Negrão.

 





Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele realiza diagnóstico em Guarapuava
A Secretaria de Saúde de Guarapuava, com apoio da SBD (Sociedade Brasileira de Demartologia), realizou a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele para alertar a população e realizar o diagnóstico precoce. Dermatologistas do município, com o auxílio de quatro profissionais de outras cidades, atenderam 400 pessoas que tinham alguma mancha, lesão, ferida, sinal ou pinta. Os secretários de Saúde do Estado, Michele Caputo Neto, e de Guarapuava, Stefan Negrão, acompanharam as atividades, promovidas no último sábado (30), no Cisgap.
Segundo a dermatologista do AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária) de Guarapuava e vice-presidente da SBC, Iara Rodrigues Vieira, 38 pessoas foram diagnosticadas com lesões malignas e 79 com lesões pré-malignas. “É um número alto e alarmante para o nosso município. Nenhum dermatologista é contra o sol, mas a população precisa ter a consciência de que a proteção é importante”, explica. Os pacientes foram encaminhados para tratamento imediato e gratuito.
Para a aposentada Terezinha Fátima Souza, 55 anos, a campanha foi um incentivo para mobilizar a população a procurar tratamento ao câncer de pele. “Muitas vezes, as pessoas tem preguiça ou medo de procurar o médico por causa de uma pequena mancha ou ferida, mesmo sabendo que pode ser algo mais grave”, opina. “As pessoas suspeitam de alguma mancha ou ferida devem procurar o posto de saúde mais próximo”, acrescenta Iara Rodrigues Vieira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário