O Departamento de Atenção à Saúde, da Secretaria de Saúde de Guarapuava, e o Comitê Municipal de Aleitamento Materno realizam o 2º Seminário Regional de Aleitamento Materno, no auditório da Unicentro, campus Santa Cruz, nos dias 8 e 9 de agosto. O objetivo é propiciar reflexões sobre a atuação profissional e a responsabilização pelo apoio e assistência à amamentação, além de dar subsídios para atuação, incentivo, apoio, condução e manejo do aleitamento materno. O encontro é destinado a acadêmicos, profissionais, legisladores e voluntários de instituições da área da saúde.
Com o tema “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”, o evento começa dia 8, às 8h, com a recepção dos participantes, seguida de oito mini cursos simultâneos sobre vários temas, como, por exemplo, as influências dos mitos e crendices na amamentação; como aconselhar a amamentação e o uso de bicos, mamadeiras e chupetas; e famílias e rede de apoio social na promoção do aleitamento materno. Para encerrar a manhã, mães darão depoimentos sobre o apoio à amamentação.
A abertura oficial acontece às 13h30. As atividades seguem com a palestra “O apoio dos bancos de leite humano”, que será ministrada pela enfermeira e professora Maria Celestina Bonzanini Grazziotin, que atua na área de saúde da mulher e do recém-nascido com ênfase em banco de leite humano. A tarde vai encerrar com a palestra da médica pediatra e professora Claudete Teixeira Krause Closs, que falará sobre “O apoio de serviços específicos”. Ela é especialista em medicina da família e comunidade, em saúde materno infantil e coordenadora do Proama (Programa de Aleitamento Materno) em Curitiba.
No dia 9, haverá palestra “O apoio institucional”, com o dentista, ex-vice-presidente da Comissão de Controle de Infecção Odontológica da Associação Brasileira de Odontologia-PR e professor aposentado da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Eduardo Peixoto. O encontro tem ainda a mesa redonda “Como realizar apoio próximo, contínuo e oportuno às mães que amamentam, o que cabe a cada cidadão”; e o debate sobre propostas de atuação do Comitê Municipal de Aleitamento Materno.
São esperadas pessoas de Guarapuava e dos outros 19 municípios que fazem parte da 5ª Regional de Saúde. As inscrições devem ser feitas pelo site
www.camporeal.edu.br. Os interessados em apresentar trabalhos científicos, podem se inscrever até o próximo domingo. Já os ouvintes têm um prazo maior: 7 de agosto. As vagas são limitadas.
O evento tem a parceria da 5ª Regional de Saúde, Clube Soroptimista, Conselho da Mulher Executiva, Conselho Municipal da Mulher, Faculdade Guairacá, Hospital São Vicente, Pastoral da Criança, Faculdade Campo Real e Unicentro.
Mini cursos
· Famílias e rede de apoio social na promoção do aleitamento materno;
· Profissionais de saúde, atuação de apoio, promoção e manutenção do aleitamento materno;
· Influências dos mitos e crendices na amamentação;
· O sistema de saúde/políticas públicas para o aleitamento Materno;
· Como os locais de trabalho e o emprego podem contribuir para o apoio e manutenção do aleitamento materno;
· Os governos e a legislação de garantia ao aleitamento materno exclusivo;
· Como apoiar e superar as intercorrências na amamentação de forma a prevenir o desmame precoce;
· Como aconselhar a amamentação e o uso de bicos, mamadeiras e chupetas.
Programação
Dia 8
8h – Recepção, entrega de materiais e credenciamento
8h30 – Mini-cursos temáticos
11h – Depoimento de mães que apoiam à amamentação
12h – Intervalo
13h30 – Abertura oficial
14h30 – Palestra “O apoio dos bancos de leite humano banco de leite” - Maria Celestina Bonzanini Grazziotin
15h45 – Intervalo
16h15 – Palestra “O apoio de serviços específicos, Proama (Programa de Aleitamento Materno) da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba” - Claudete Teixeira Krause Closs
Dia 9
8h30 – Palestra “O apoio institucional, instituições de ensino e de assistência nível nacional, estadual e municipal” - Eduardo Peixoto
9h45 – Intervalo
10h15 – Mesa redonda “Como realizar apoio próximo, contínuo e oportuno às mães que amamentam, o que cabe a cada cidadão”
11h30 – Encerramento: propostas de atuação do comitê municipal de aleitamento materno