quinta-feira, 25 de julho de 2013

Eva Schran participa de palestra no Colégio Mahatma Gandhi

 
 
Na tarde desta quinta-feira (25), a prefeita em exercício, Eva Schran, participou de uma das palestras da semana pedagógica do Colégio Estadual Mahatma Gandhi. Professores e supervisores discutiram diversos temas, entre eles política municipal. Eva destacou a importância da valorização e inserção das mulheres na política.
 
“As mulheres estão ganhando força e voz na política brasileira. Em Guarapuava, não é diferente. Pela primeira vez, em quase 200 anos, uma mulher está à frente da administração da nossa cidade”, afirma, lembrando que a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres foi uma das grandes conquistas do município. “A secretaria está de portas abertas a todos, pois é resultado da luta e união de toda a população”, finaliza.
 

Eva Schran participa de palestra no Colégio Mahatma Gandhi

 
 
Na tarde desta quinta-feira (25), a prefeita em exercício, Eva Schran, participou de uma das palestras da semana pedagógica do Colégio Estadual Mahatma Gandhi. Professores e supervisores discutiram diversos temas, entre eles política municipal. Eva destacou a importância da valorização e inserção das mulheres na política.
 
“As mulheres estão ganhando força e voz na política brasileira. Em Guarapuava, não é diferente. Pela primeira vez, em quase 200 anos, uma mulher está à frente da administração da nossa cidade”, afirma, lembrando que a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres foi uma das grandes conquistas do município. “A secretaria está de portas abertas a todos, pois é resultado da luta e união de toda a população”, finaliza.
 

Após reativação, membros do Conselho do Consumidor definem ações

 
Na tarde desta quinta-feira (25), no Paço Municipal, aconteceu uma reunião que marcou a reativação do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, que estava inativo desde o final do ano passado. O órgão tem como objetivo definir diretrizes para a atuação do Procon (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), desenvolver ações de conscientização sobre os diretos do consumidor e promover orientações aos comerciantes.
 
Segundo o presidente do conselho e procurador geral do município, Fábio Decker, várias questões e ações foram definidas nesta primeira reunião. “A elaboração de uma cartilha sobre educação financeira, a realização de palestras nas escolas e o desenvolvimento de uma programação para comemorar o aniversário do Código de Defesa do Consumidor são as primeiras atividades que o conselho irá realizar”, enumera. Também participam do conselho representantes do Procon, Ministério Público, Vigilância Sanitária, OAB, das secretarias de Administração, Agricultura, Educação, Finanças, Indústria, Comércio e Turismo, e de entidades civis de defesa do consumidor.
 
A próxima reunião foi marcada para o dia 29 de agosto, na qual será estabelecido um calendário de reuniões. Quem quiser enviar sugestões a serem deliberadas pelo conselho pode entrar em contato com o Procon, que fica na rua Saldanha Marinho, 2837, Bairro dos Estados; ou pelo telefone (42) 3621-4590.
 

Pronatec forma 150 alunos nesta sexta-feira

 
Nesta sexta-feira (26), a Secretaria de Assistência Social de Guarapuava e o Senac promovem a formatura de 150 alunos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O evento acontece às 19h, no auditório da Unicentro, campus Santa Cruz. Os cursos foram desenvolvidos no primeiro semestre para oito turmas nas áreas de auxiliar administrativo, auxiliar pessoal, cuidador de idosos, recepcionista e vendedor.
 
O Pronatec, que tem o objetivo de promover a qualificação profissional, é voltado aos participantes do CadÚnico (Cadastro Único), instrumento que identifica as famílias de baixa renda para programas sociais do Governo Federal. Realizado pelo Plano Brasil Sem Miséria, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), amplia a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
 
 
Serviço: Formatura do Pronatec
Data: Sexta-feira (26/07/13)
Hora: 19h
Local: Auditório da Unicentro (campus Santa Cruz)

Tema “igualdade de gêneros” será incluído no ensino municipal

 
Com o objetivo de impulsionar o processo de construção coletiva, permitindo aos profissionais da rede municipal de ensino a inovação nas propostas metodológicas para que possam contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, as secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e de Educação e Cultura promovem, nesta quinta-feira (25), o 1º Encontro Municipal Construindo para a Igualdade de Gênero. O evento reúne professoras de Artes, Ensino Religioso e Educação Física, no auditório da Faculdade Guairacá.
 
Durante a abertura do evento, pela manhã, a prefeita em exercício de Guarapuava, Eva Schran, destacou a importância de ensinar as crianças a conviver com igualdade. “A união dos professores para incluir o tema “igualdade de gêneros” nas suas atividades é o passo inicial para mudarmos a nossa realidade. Trabalhando, percebendo e transformando o comportamento das crianças, podemos contribuir com a construção de uma Guarapuava mais justa e igualitária”, afirma Eva, parabenizando os profissionais pela dedicação e a força de vontade em trabalhar pela qualidade do ensino no município.
 
Durante a manhã, também foi apresentada a peça de teatro “Somos muitas Marias”, apresentada por integrantes do Movimento de Mulheres da Primavera. Em seguida, a professora Lirani Franco, formada em Educação Popular ministrou a palestra “Como Trabalhar a Igualdade de Gênero nas Escolas”. Segundo ela, que foi a primeira secretária do Estado de Gênero e Igualdade Racial, saber lidar com a violência e a desigualdade é a chave para a criação de um clima positivo dentro da escola, além de uma cultura de respeito.
 
O evento prossegue à tarde, com uma apresentação em comemoração ao Dia da Mulher Negra (25 de julho). Após, a professora especialista em Educação, Cultura e Sociedade, e Pedagogia Escolar, com ênfase em supervisão, orientação e administração escolar, Janaína Jaskiu, falará sobre as representações de gênero no cotidiano escolar. Para encerrar, os professores serão divididos em três grupos para participarem das oficinas temáticas: Ensino de artes para a igualdade de gênero, com a professora Michele Lima; Jogos cooperativos e igualdade de gênero, com a professora Cristine Vargas; Valores e igualdade de gênero, com a professora Rosemeri Moreira.
 
 A professora da Escola Municipal Dom Bosco, Maria Cleusa da Silva, 31 anos, conta que a escolha das disciplinas foi muito importante para a participação no encontro, devido a maior proximidade com todas as crianças. “O ensino religioso, por exemplo, trabalha com a questão do carinho, amor, respeito e a igualdade”. A secretária de Educação e Cultura, Sandra Zannette, lembrou que ensinar a igualdade de gêneros é um desafio e terá todo o apoio da administração municipal. “A educação é o principal instrumento de inclusão, soberania e igualdade. Vamos buscar na diversidade uma unidade e juntas mudar o nosso futuro”. Também estiveram no evento a secretária interina da Mulher, Edilza da Luz, e a vereadora, Nerci Guiné, que representou a Câmara Municipal e as mulheres negras de Guarapuava. 

Seminário Regional de Aleitamento Materno acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto


O Departamento de Atenção à Saúde, da Secretaria de Saúde de Guarapuava, e o Comitê Municipal de Aleitamento Materno realizam o 2º Seminário Regional de Aleitamento Materno, no auditório da Unicentro, campus Santa Cruz, nos dias 8 e 9 de agosto. O objetivo é propiciar reflexões sobre a atuação profissional e a responsabilização pelo apoio e assistência à amamentação, além de dar subsídios para atuação, incentivo, apoio, condução e manejo do aleitamento materno. O encontro é destinado a acadêmicos, profissionais, legisladores e voluntários de instituições da área da saúde.
 
Com o tema “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”, o evento começa dia 8, às 8h, com a recepção dos participantes, seguida de oito mini cursos simultâneos sobre vários temas, como, por exemplo, as influências dos mitos e crendices na amamentação; como aconselhar a amamentação e o uso de bicos, mamadeiras e chupetas; e famílias e rede de apoio social na promoção do aleitamento materno. Para encerrar a manhã, mães darão depoimentos sobre o apoio à amamentação.
 
A abertura oficial acontece às 13h30. As atividades seguem com a palestra “O apoio dos bancos de leite humano”, que será ministrada pela enfermeira e professora Maria Celestina Bonzanini Grazziotin, que atua na área de saúde da mulher e do recém-nascido com ênfase em banco de leite humano. A tarde vai encerrar com a palestra da médica pediatra e professora Claudete Teixeira Krause Closs, que falará sobre “O apoio de serviços específicos”. Ela é especialista em medicina da família e comunidade, em saúde materno infantil e coordenadora do Proama (Programa de Aleitamento Materno) em Curitiba.
 
No dia 9, haverá palestra “O apoio institucional”, com o dentista, ex-vice-presidente da Comissão de Controle de Infecção Odontológica da Associação Brasileira de Odontologia-PR e professor aposentado da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Eduardo Peixoto. O encontro tem ainda a mesa redonda “Como realizar apoio próximo, contínuo e oportuno às mães que amamentam, o que cabe a cada cidadão”; e o debate sobre propostas de atuação do Comitê Municipal de Aleitamento Materno.
 
São esperadas pessoas de Guarapuava e dos outros 19 municípios que fazem parte da 5ª Regional de Saúde. As inscrições devem ser feitas pelo site www.camporeal.edu.br. Os interessados em apresentar trabalhos científicos, podem se inscrever até o próximo domingo. Já os ouvintes têm um prazo maior: 7 de agosto. As vagas são limitadas.
 
O evento tem a parceria da 5ª Regional de Saúde, Clube Soroptimista, Conselho da Mulher Executiva, Conselho Municipal da Mulher, Faculdade Guairacá, Hospital São Vicente, Pastoral da Criança, Faculdade Campo Real e Unicentro.
 
 
Mini cursos
 
·         Famílias e rede de apoio social na promoção do aleitamento materno;
·         Profissionais de saúde, atuação de apoio, promoção e manutenção do aleitamento materno;
·         Influências dos mitos e crendices na amamentação;
·         O sistema de saúde/políticas públicas para o aleitamento Materno;
·         Como os locais de trabalho e o emprego podem contribuir para o apoio e manutenção do aleitamento materno;
·         Os governos e a legislação de garantia ao aleitamento materno exclusivo;
·         Como apoiar e superar as intercorrências na amamentação de forma a prevenir o desmame precoce;
·         Como aconselhar a amamentação e o uso de bicos, mamadeiras e chupetas.
 
 
 
Programação
 
Dia 8  
8h – Recepção, entrega de materiais e credenciamento
8h30 – Mini-cursos temáticos
11h – Depoimento de mães que apoiam à amamentação
12h – Intervalo
13h30 – Abertura oficial
14h30 – Palestra “O apoio dos bancos de leite humano banco de leite” - Maria Celestina Bonzanini Grazziotin
15h45 – Intervalo
16h15 – Palestra “O apoio de serviços específicos, Proama (Programa de Aleitamento Materno) da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba” - Claudete Teixeira Krause Closs
 
 
Dia 9
8h30 – Palestra “O apoio institucional, instituições de ensino e de assistência nível nacional, estadual e municipal” - Eduardo Peixoto
9h45 – Intervalo
10h15 – Mesa redonda “Como realizar apoio próximo, contínuo e oportuno às mães que amamentam, o que cabe a cada cidadão”
11h30 – Encerramento: propostas de atuação do comitê municipal de aleitamento materno
 
 

Paraná amanhece com temperaturas negativas em vários municípios

Em Inácio Martins, termômetros marcaram 2,3ºC negativos nesta quinta (25).
Sensação de frio deve diminuir ao longo dos dias, segundo a Somar.

 
 
A massa de ar polar que facilitou a incidência de neve e de geada nos últimos dias no Paraná continua predominando no estado e a quinta-feira (25) também amanheceu com temperaturas negativas e com geada em algumas regiões. De acordo com a Somar Meteorologia, a menor temperatura registrada foi em Inácio Martins, na região central, onde os termômetros registraram 2,3ºC negativos. A internauta Marcia Regina Zaupa Uhdre registrou geada no distrito de São Jorge do Ivaí, no norte. "Valeu a pena levantar cedo, e registrar uma bela e singela forma da natureza demonstrar sua beleza. É simplesmente gratificante", disse ao G1. Ainda há previsão de geada nesta quinta-feira principalmente para os municípios das regiões central e sul, segundo a Somar.
"As temperaturas ainda permanecem baixas no estado porque o ar começou a ficar seco. No início da semana, o ar polar estava misturado com muita umidade e agora conforme ele vai secando, vai trazendo geada e maior amplitude térmica, ou seja, o solo começa a perder radiação e vai se resfriando cada vez mais", explica a meteorologista Patrícia Vieira. Ela reiterou que a condição é comum no inverno brasileiro.

Em General Carneiro, a quinta-feira também amanheceu com muito frio e com mínima de 2,2ºC negativos. Os municípios de Clevelândia, São Mateus do Sul e Ivaí também registraram temperaturas negativas nesta manhã. Curitiba amanheceu com muita nebulosidade e mínima de 4ºC. A máxima não deve passar de 12ºC.
A sensação de frio deve diminuir ao longo dos dias e o ar deve permanecer seco na maior parte das regiões do Paraná. A sexta-feira (26) ainda terá temperaturas baixas, mas o fim de semana será de tempo mais agradável, principalmente na capital. No sábado (27), as temperaturas devem oscilar entre 12ºC e 18ºC. Já no domingo (28), quando o sol deve brilhar com mais força, o dia começa com 8ºC e a máxima pode passar de 21ºC.
Umidade do ar
A meteorologista alertou para a baixa umidade do ar em grande parte das regiões do estado. A orientação é para que as pessoas tomem muita água e mantenham os ambientes úmidos.

Adriana Justi Do G1 PR