quinta-feira, 25 de julho de 2013

Tema “igualdade de gêneros” será incluído no ensino municipal

 
Com o objetivo de impulsionar o processo de construção coletiva, permitindo aos profissionais da rede municipal de ensino a inovação nas propostas metodológicas para que possam contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, as secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e de Educação e Cultura promovem, nesta quinta-feira (25), o 1º Encontro Municipal Construindo para a Igualdade de Gênero. O evento reúne professoras de Artes, Ensino Religioso e Educação Física, no auditório da Faculdade Guairacá.
 
Durante a abertura do evento, pela manhã, a prefeita em exercício de Guarapuava, Eva Schran, destacou a importância de ensinar as crianças a conviver com igualdade. “A união dos professores para incluir o tema “igualdade de gêneros” nas suas atividades é o passo inicial para mudarmos a nossa realidade. Trabalhando, percebendo e transformando o comportamento das crianças, podemos contribuir com a construção de uma Guarapuava mais justa e igualitária”, afirma Eva, parabenizando os profissionais pela dedicação e a força de vontade em trabalhar pela qualidade do ensino no município.
 
Durante a manhã, também foi apresentada a peça de teatro “Somos muitas Marias”, apresentada por integrantes do Movimento de Mulheres da Primavera. Em seguida, a professora Lirani Franco, formada em Educação Popular ministrou a palestra “Como Trabalhar a Igualdade de Gênero nas Escolas”. Segundo ela, que foi a primeira secretária do Estado de Gênero e Igualdade Racial, saber lidar com a violência e a desigualdade é a chave para a criação de um clima positivo dentro da escola, além de uma cultura de respeito.
 
O evento prossegue à tarde, com uma apresentação em comemoração ao Dia da Mulher Negra (25 de julho). Após, a professora especialista em Educação, Cultura e Sociedade, e Pedagogia Escolar, com ênfase em supervisão, orientação e administração escolar, Janaína Jaskiu, falará sobre as representações de gênero no cotidiano escolar. Para encerrar, os professores serão divididos em três grupos para participarem das oficinas temáticas: Ensino de artes para a igualdade de gênero, com a professora Michele Lima; Jogos cooperativos e igualdade de gênero, com a professora Cristine Vargas; Valores e igualdade de gênero, com a professora Rosemeri Moreira.
 
 A professora da Escola Municipal Dom Bosco, Maria Cleusa da Silva, 31 anos, conta que a escolha das disciplinas foi muito importante para a participação no encontro, devido a maior proximidade com todas as crianças. “O ensino religioso, por exemplo, trabalha com a questão do carinho, amor, respeito e a igualdade”. A secretária de Educação e Cultura, Sandra Zannette, lembrou que ensinar a igualdade de gêneros é um desafio e terá todo o apoio da administração municipal. “A educação é o principal instrumento de inclusão, soberania e igualdade. Vamos buscar na diversidade uma unidade e juntas mudar o nosso futuro”. Também estiveram no evento a secretária interina da Mulher, Edilza da Luz, e a vereadora, Nerci Guiné, que representou a Câmara Municipal e as mulheres negras de Guarapuava. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário