
Novos conselheiros tutelares de Guarapuava tomam posse
Na tarde desta quinta-feira (10), no plenário da Câmara de Vereadores, foi realizada a posse dos cinco conselheiros tutelares e cinco suplentes, eleitos em julho deste ano. A solenidade teve a presença da secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri, representando o prefeito Cesar Silvestri Filho, o presidente da Câmara de Vereadores, Edony Klüber, a presidente do Comdica (Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente), Carine Suder Fernandes, e a juíza da Vara da Infância e Juventude Rafaela Zarpellon. “Vocês assumiram uma missão árdua, mas muito gratificante, pois serão os guardiões de nossas crianças e adolescentes”, afirma a Cristina Silvestri.
Para Adriana Fátima de Campos, que, além de reeleita, foi a candidata mais votada, ressaltou as responsabilidades dos conselheiros. “Fico feliz em poder continuar desenvolvendo este trabalho. O Conselho Tutelar existe devido às falhas humanas existentes dentro da família e da sociedade para salvaguardar os direitos das crianças e adolescentes. Para nós é fundamental o trabalho colegiado e a parceria com a rede de proteção à criança e o Comdica”, destaca.
Conselheiros: Adriana Fátima de Campos; Maria Aparecida Turkiewicz; Luiz Carlos Pedroso Camargo; Ederson de Jesus Santos; e Isabel Pereira da Cruz.
Suplentes: Viviane Maria Padilha; Ana Paula Bilek; Carina Silva; Maria Salete Brusczminski; e Edilson Gasparello.

Formando Cidadão e Polícia Militar promovem blitz de conscientização
Como parte da Campanha de Combate à Violência Infantil, da Secretaria de Assistência Social, os adolescentes que cumprem medida sócioeducativa no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares, Formando Cidadão, promoveram uma blitz de conscientização, na tarde desta quinta-feira (10), em frente ao 16º BPM.
Acompanhados por educadores e psicólogos da Secretaria Municipal de Assistência Social e soldados do 16º Batalhão de Polícia Militar, os jovens entregaram material informativo e adesivo aos motoristas que passaram pela rua XV de Novembro. Segundo a psicóloga Milena Simão Martins, a mobilização é importante para conscientizar os motoristas como também os adolescentes. “Nossos jovens estão aprendendo muito a respeito deste assunto e, com isso, eles mesmos tornam-se mais conscientes”, afirma.
A Secretaria de Assistência Social promove, nesta sexta-feira (11), promove o Dia D da campanha, no Calçadão da XV, em frente à Praça 9 de Dezembro, a partir das 9h, com diversas atividades artísticas, além de barracas que vão expor os trabalhos e projetos.

Guarapuava e Rasttat reafirmaram o intercâmbio cultural e comercial estabelecido há 25 anos por iniciativa dos suábios do Danúbio. Uma comitiva da cidade alemã foi recebida esta manhã pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, no Paço Municipal. Os visitantes também conheceram o Parque Municipal São Francisco da Esperança, onde integrantes dos CTGs Fogo de Chão e Chaleira Preta apresentaram um pouco do tradicionalismo.
No Paço Municipal, Cesar Filho relembrou que a assinatura do termo ocorreu no mandato do ex-prefeito Nivaldo Krüger. Também agradeceu a recepção dos alemães durante sua visita à Rasttat, em companhia do presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, em julho deste ano. “Espero que todos tenham excelentes momentos como tivemos em Rasttat e levem essas lembranças como um importante momento dessa parceria entre o Brasil e a Alemanha”, afirma.
O prefeito de Rasttat, Hans Jürgen Pütsch, que lidera a delegação, disse que estava muito ansioso com a visita, mas não tinha ideia da dimensão da cidade de Guarapuava. “Há seis anos, no início do meu mandato, eu sabia de Entre Rios, mas não sabia de Guarapuava. Agora estou surpreso e encantado com a cidade”, destaca. Quem também contribuiu com essa parceria foi o ex-vereador de Rasttat, Heinrish Juhn, que morou em Guarapuava entre 1951 e 1965. “Aqui eu me casei e nasceram três dos meus quatro filhos. Meu coração bate pelo Brasil, por isso eu venho aqui todos os anos”, diz.
Pontos turísticos
Acompanhados do prefeito Cesar Filho, os visitantes passaram pelo Parque do Lago e conheceram o Parque Municipal São Francisco da Esperança. No local, a invernada artística juvenil do CTG Fogo de Chão, vice-campeã nacional, apresentou danças tradicionais, chula e boleadeira. Já o CTG Chaleira Preta serviu um dos pratos típicos de Guarapuava: a costela dois fogos.
Os alemães registraram cada momento, principalmente nas trilhas do parque e o Salto São Francisco, que possui 196 metros de queda livre, a maior do Sul do Brasil. Nicole Maier-Rechenbach elogiou a receptividade e simpatia dos guarapuavanos. “Gostei de tudo. É tudo muito bonito”, opina a administradora, 43 anos.
A Agrária organizou uma intensa programação para os 30 visitantes alemães, com ato alusivo aos 25 anos da assinatura do termo que tornou coirmãs as duas cidades, visita à cooperativa, baile, almoço típico, entre outros. A delegação permanecerá em Guarapuava até a próxima segunda-feira (14), seguindo para Curitiba e Rio de Janeiro.

Guarapuava será uma das 11 cidades a receber a programação da Virada Cultural Paraná, realizada pelo Governo do Estado. O evento ocorrerá no dia 26 de outubro, com diversas atrações, possibilitando a todas as classes sociais o acesso à cultura e promovendo a valorização da produção artística local, regional e nacional. O lançamento ocorreu nesta quarta-feira (09), na Casa da Cultura, com a presença de representantes das instituições parceiras, vereadores, artistas e universitários. “Assim que recebemos convite, pensamos em organizar um grande evento para proporcionar a diversidade cultural, por isso Guarapuava terá três palcos, valorizando os talentos, as produções, a tradição, através da música, da arte e da dança. A Virada Cultural insere Guarapuava no cenário paranaense”, afirmou o prefeito.
Cesar Filho agradeceu os parceiros do evento, aos artistas e ao Governo do Estado pelo incentivo ao resgate cultural paranaense. “A cultural guarapuavana estava no formol, enquanto os talentos se desenvolviam e se aprimoravam. Agora vamos mudar esse cenário, dando realmente uma ‘virada’ na cultura da cidade. Esse será o primeiro dos eventos que estamos planejando para que ocorram durante todo o ano”, adianta, afirmando que a escolha das atrações foi feita por uma curadoria, sob o crivo do Estado, cujo critério foi a originalidade da banda e a relevância dentro da sua cena musical, buscando dar alternativas a todos os públicos.
A Virada Cultural acontecerá no Parque do Lago, a partir das 10h. O palco principal será o Conexões que, na cidade, terá como atração nacional a cantora Fafá de Belém. O evento tem a parceria da Secretaria de Estado da Cultura, Detran (Departamento de Trânsito do Estado) e Prefeitura de Guarapuava, com apoio da Unicentro, Sesc, Sesi, Faculdade Guairacá, Sanepar, 16º BPM, Corpo de Bombeiros, Guaratran, Força e Luz do Oeste, Rede Sul de Notícias, RPC TV, Rádio Cultura e Diário de Guarapuava.
Virada gastronômica
A novidade local será a Virada Gastronômica, com a coordenação da Faculdade Guairacá e a parceria da RPC TV. “Montaremos um espaço para divulgar pratos típicos da cidade. As pessoas poderão degustar pequenas porções a preços populares”, explica o diretor geral da faculdade, professor Juarez Matias Soares, destacando que outro objetivo é divulgar o curso de Tecnologia em Gastronomia da instituição.
O local terá ainda diversão para a garotada e praça de alimentação. “Mais uma vez, vamos contar com a participação dos ambulantes, que oferecem excelentes opções de alimentação nos eventos promovidos pela prefeitura. Além disso, teremos um espaço para proporcionar a cultura gastronômica da cidade, pela Faculdade Guairacá, o que tornará o evento ainda mais diversificado”, reforça o prefeito.
Programação completa
Segundo a coordenadora do Departamento de Cultura de Guarapuava, Rosevera Bernardim Correa, a programação da Virada Cultural terá algumas alterações, pois os grupos de teatro e bandas de outros municípios solicitaram a participação. “Vamos analisar os pedidos e divulgar a programação completa na próxima semana”, ressalta Rosevera.
Semana de Arte-Educação Este ano, o evento apresenta uma novidade: A Semana de Arte-educação, com atividades culturais e ações voltadas à educação no trânsito. A programação será desenvolvida entre os dias 21 e 26 de outubro, antecipando a Virada Cultural.