quinta-feira, 11 de novembro de 2010

De impostos, promessas e traições




Mario Eugenio Saturno

O leitor pode pensar que a Educação será a prioridade da primeira presidente do Brasil, certo? Também deve pensar que ela vai cumprir sua promessa de reduzir a massa de impostos, correto? Segurança, então, vai ser um espetáculo, né não? Pois é, a eleição mal acabou e as traições já despontam no horizonte. Para começar, observe as pesquisas (que acertaram), a presidente eleita teve esmagadora maioria entre os sem-ensino e entre os sem-religião. Fortalecer as igrejas, ou investir em educação é criar eleitor para o Serra/Aécio/Alckmin. Talvez explique o porque do presidente Lula ter desprezado a Educação no discurso do aniversário dele. Basta inteligência para vencer... sem mais comentários!

Espertamente a nova governante afirmou que se arrecada mais porque o PIB (produto interno bruto) cresceu. O problema é que a sanha arrecadatória do estado, nos três níveis, cresce em porcentagem do PIB. Ou seja, escandalosamente! E como ganância não tem limite (dos governos, então), o governo Dilma já quer ressuscitar a CPMF, conhecido como imposto do cheque. O nome certo disso é traição. E espero que a OAB e a CNBB empenhem-se muito em combater esse abuso contra a sociedade, bem como todo jornalista e político reto. Principalmente porque o governo Lula aumentou várias contribuições federais.

É uma vergonha que nenhum político da situação fale em melhorar a gestão do Estado, torná-lo mais eficiente. São muitos cargos comissionados que poderiam ser cortados. Por que o Estado de São Paulo superou a crise? Também porque cortou mais de quatro mil cargos comissionados anos atrás. O governo não pode deixar de gastar em educação, saúde e segurança. Tem é que criar políticas de resultados, com o olho na eficiência dos serviços e na qualidade do gasto com metas bem definidas e mecanismos de controle, avaliação e correção. Incluindo a economia de recursos, melhoria do desempenho dos funcionários através de sua qualificação e uso de recursos computacionais. Como uma boa empresa faz.

Os Estados de São Paulo e Minas Gerais, entre outros, reduziram muitos impostos, barateando alimentos principalmente. Também melhorou a eficiência das compras, através da Bolsa Eletrônica de Compras. O resultado? Menos violência e PIB maior que o do Brasil. Sim, São Paulo reduziu ainda mais o número de assassinatos, caiu para 9 por cem mil. E eu me pergunto, por que os estados mais violentos do Brasil, como o Alagoas, não votaram no candidato que reduziu o número de assassinatos? (Ok! Maceió foi exceção) Ainda mais sabendo que o PAC da Segurança foi um fracasso total, o numero de assassinatos aumentou pelo Brasil.

O governo federal, nos últimos anos, inchou a máquina pública e aumentou os gastos. Essa é a hora de parar. Chega! Precisamos de boas políticas para criar empregos, envolver o setor privado, investir na infra-estrutura mais ampla e mais eficiente. Senão, não marcha!

Mario Eugenio Saturno, de Bariloche - Argentina, é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), professor universitário e congregado mariano. (mariosaturno@uol.com.br)

Aprovado Mestrado em Letras da Unicentro


A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) estará mais verticalizada em 2011: a Reitoria recebeu a confirmação, por parte da Capes/MEC, de que o curso de Mestrado em Letras da instituição está devidamente aprovado, com início provável da primeira turma já no segundo semestre do próximo ano.

“Em 2004, quando assumimos, colocamos a verticalização como meta principal, algo que estamos conseguindo ano a ano”, pontua o reitor da instituição, Vitor Hugo Zanette, referindo-se a cursos como Engenharia Florestal e Química, dentre outros.

Com área de concentração em Letras e duas linhas de pesquisa (Texto, Memória e Cultura e Poéticas da Leitura e da Interpretação), o programa terá como professores permanentes Níncia Cecília Borges Ribas Teixeira, Cláudio José de Mello, Daniel de Oliveira Gomes, Cláudia Rio Doce, Rosana Gonçalves, Loremi Loregian Penkal, Luciana Ferreira Dias e Maria Cleci Venturini, todos da Unicentro. Oito vagas serão oferecidas nesta primeira turma.

“Esta aprovação reflete o estágio avançado em que se encontram as Ciências Humanas na Unicentro, assim como os demais campos do conhecimento, refletindo um trabalho coletivo ao longo dos últimos anos em favor da nossa Universidade”, completa o vice-reitor, Aldo Nelson Bona.


______________________________

Professores da Comunicação atuam como jurados em prêmio estadual


Quatro professores do Departamento de Comunicação da Unicentro estão atuando como convidados da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), integrando o comitê organizador da décima oitava edição do Prêmio Amsop, cuja cerimônia de premiação será no próximo dia 26, no município de Realeza.

No final de semana passado, Anderson Costa, Ariane Carla Pereira, Edgard Melech e Marcio Fernandes atuaram como membros do corpo de jurados, ao lado de docentes da Faculdade Assis Gurgacz (Fag), de Cascavel. Este é o quarto ano consecutivo que professores da Unicentro são convidados pela Amsop para atuar no Prêmio, que, este ano, registrou 261 trabalhos inscritos, um recorde na história da entidade.

“A Unicentro já organiza o Prêmio Adjori/PR e tem um pré-convite para coorganizar o Prêmio Faciap/PR, o que demonstra a seriedade das ações da instituição neste segmento da Comunicação”, avalia o vice-reitor, Aldo Nelson Bona.

PESSUTI AUTORIZA CRIAÇÃO DO SUBGRUPAMENTO DE BOMBEIROS EM GUARAPUAVA -




O governador Orlando Pessuti assina nesta quinta-feira (11) o decreto de criação do 7º Subgrupamento de Bombeiros Independente em Guarapuava. A criação da unidade possibilitará maior autonomia administrativa ao subgrupamento, vinculando-o diretamente ao Comando Geral dos Bombeiros de Curitiba.

Serão criados 65 cargos de bombeiro militar para compor o quadro de pessoal da unidade, que atenderá 21 municípios da região de Guarapuava. A criação do subgrupamento é resultado da aprovação recente da nova lei da organização básica da Polícia Militar, que prevê a criação de diversas unidades em todo o Estado.



Serviço: Pessuti autoriza criação do Subgrupamento de Bombeiros em Guarapuava

Data: 11/11/2010

Horário: 18h30

Local: Quartel dos Bombeiros

Rua Senador Pinheiro Machado, 1230, Centro - Guarapuava