sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cesar Filho empossa 32 educadoras infantis, duas arquitetas e uma médica veterinária

 
Na manhã desta sexta-feira (19), o quadro efetivo da administração municipal de Guarapuava ganhou 35 novas funcionárias, que foram empossadas pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, em solenidade na Câmara de Vereadores. “Queremos marcar este momento, porque o ingresso no serviço público significa assumir uma carreira. Vocês terão o apoio e o incentivo necessários para que desempenhem suas funções e tenham orgulho das atividades que exercem”,disse.
Os secretários municipais Sandra Zannette (Educação e Cultura), Eva Schran, (da Mulher), Flávio Alexandre (Habitação e Urbanismo) e Itacir Vezzaro (Agricultura), além do presidente da Câmara, Edony Klüber, e outros vereadores participaram da cerimônia. Foram empossadas 32 educadoras infantis (das 45 convocadas em março passado), duas arquitetas e uma médica veterinária.
“Vocês têm nas mãos a oportunidade de ajudar a construir uma sociedade ainda melhor e, para isso, podem contar com nossa parceria constante, dando o suporte para que desenvolvam sua criatividade, liderança e autonomia”, disse o prefeito às educadoras infantis. Também destacou que acredita no potencial de Guarapuava para atingir em menos tempo a meta do Pacto da Alfabetização na Idade Certa. “Podemos reduzir de 8 para 7 anos, de 7 para 6. Mas não são os números que importam. Queremos crianças alfabetizadas, que, com certeza, estarão melhores preparadas para o ensino médio. É isso que buscamos”.
Sandra Zannette reforçou que educadoras infantis não são cuidadoras de crianças. “Vocês têm papel fundamental na formação dessas crianças que, entre 0 e 5 anos, são como terra fértil. A semente que plantarmos brotará. Façam a diferença”, disse. Já o presidente da Câmara parabenizou a prefeitura pela iniciativa de tornar a posse um momento solene. “Isso humaniza o serviço público e estabelece maior proximidade entre os funcionários e a administração municipal”.

Em Guarapuava, municípios debatem a destinação dos resíduos sólidos

 
Na próxima semana, a Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava apoiará a realização de dois eventos estaduais sobre políticas públicas para destinação dos resíduos sólidos. O primeiro acontece na próxima segunda-feira (22), na sede da Sociedade Rural de Guarapuava, a partir das 9h. O segundo será nos dias 23 e 24, na Câmara de Vereadores, com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, e do prefeito Cesar Silvestri Filho.
No dia 22, Guarapuava receberá representantes das secretarias e departamentos de Meio Ambiente de 42 municípios para debater, em nível macrorregional, o Plano Regional de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos. “Nossa cidade está implantando uma política sobre resíduos sólidos e, por ser um polo regional, se torna referência para os municípios da região”, comenta o secretário municipal do Meio Ambiente, Celso Araújo. “O município irá caminhar junto ao que for estabelecido no Estado”, acrescenta.
Já na terça-feira (23), a discussão será com representantes de Guarapuava e outros 14 municípios da região, que irão debater a proposta de um consórcio público intermunicipal para tratar os resíduos sólidos. No segundo dia do evento (24), haverá uma reunião com os prefeitos das 15 cidades para a possível assinatura do consórcio estabelecido no dia anterior. Além disso, o secretário apresentará as propostas da política estadual de resíduos sólidos.

No Centro de Artes, exposição homenageia os escoteiros

 
A partir da próxima segunda-feira (22), o Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro receberá a exposição Escotismo: um estilo de vida em harmonia ao próximo e à natureza. A mostra, que comemora e homenageia o Dia Mundial do Escoteiro (23 de abril), é promovida pelo Grupo de Escoteiros Guara Puava.
São fotos, vídeos e materiais do cotidiano do escoteirismo, peças que pertencem aos grupos Guara Puava, Manoel Ribas e Itay. Segundo a coordenadora da exposição, Daniela de Almeida Zorzetti, que também é integrante da diretoria do Guara Puava, através dos materiais, é possível entender um pouco mais sobre a história do escoteirismo na cidade. A exposição permanece no Centro de Artes até o próximo dia 30. As visitas podem ser feitas das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30.
Serviço: Abertura da exposição
Data: Terça-feira – 23/04/13
Horário: 20h
Local: Centro de Artes - rua Marechal Floriano Peixoto, nº 1399, ao lado da Catedral

Neste domingo, Guarapuava recebe a 1ª etapa da Copa Paraná Bicicross

 

A Secretaria de Esportes, a FPB (Federação Paranaense de Bicicross) e a Guarapuava Bicicross promoveram a 1ª etapa da Copa Paraná Bicicross 2013. Na disputa, estarão 100 atletas de seis municípios paranaenses, além da cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. O evento acontece neste domingo (21), no Parque das Crianças.
Os ciclistas, sendo 25 de Guarapuava, vão competir em 18 modalidades, entre 5 e 50 anos. “Esse evento, além de somar pontos para o ranking paranaense, ajudará a motivarmos as pessoas para que conheçam mais sobre este esporte, que a cada dia ganha mais praticantes”, afirma o coordenador do evento e presidente da equipe Guarapuava Bicicross, Felipe Maciel, o Paçoca.
Serviço: Copa Paraná Bicicross 2013
Data:Domingo - 21/04/13
Horário:13h
Local:Pista Bicicross - Parque das Crianças

Resumo de noticias...

 
Prefeito recebe estudantes da AGES
A integrantes da AGES (Associação Guarapuavana de Estudantes Secundaristas), Juliana Scarpin e Valéria Dutra, visitaram, na manhã desta quinta-feira (18), o prefeito Cesar Silvestri Filho. Elas falaram sobre a atuação da entidade e pediram auxílio para o desenvolvimento das atividades. A Ages é composta por dez membros diretores, todos estudantes do ensino médio de escolas municipais.
Secretária da Mulher visita 14ª SDP
Nesta quinta-feira (18), a vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Eva Schran, esteve na Delegacia de Polícia Civil. Ela conversou com o delegado operacional da 14ª Subdivisão Policial, Alexandre Rorato Maciel. “O trabalho conjuntos das duas instituições contribuirá com a redução nos números de violência contra a mulher”, ressalta Eva.
O delegado, que também está responsável pela Delegacia da Mulher, irá fornecer relatórios de ocorrências todos os meses, para que sejam analisados pela assistente social da Secretaria da Mulher.
 
Município e Sebrae fortalecem parceria
Na tarde desta quinta-feira (18), o prefeito Cesar Silvestri Filho e o gerente regional do Sebrae, Joel Franzim Junior, se reuniram no Paço Municipal para assinatura de um contrato de consultoria para a Prefeitura de Guarapuava, através do Sebrae. A vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, e os consultores do Sebrae, Márcia Beatriz da Silva e Max Batista, também participaram da reunião. O contrato, que proporciona maior aproximação entre empreendedorismo e poder público, integra o projeto Cidade Empreendedora.
 

Educadoras infantis participam de oficina sobre primeiros socorros

 
Na tarde desta quinta-feira (18), o Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Vila Bela recebeu integrantes do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, que ministraram treinamento de primeiros socorros para educadores infantis e funcionários. “Nós sentimos a necessidade desse treinamento, pois somos responsáveis pelas crianças na maior parte do tempo. Precisamos saber como agir em situação de acidente”, explica a diretora do Cmei Vila Bela, Ângela Baldessar Garcia.
Com o objetivo de prevenir acidentes e ensinar como proceder em situações de risco, a Secretaria de Educação promoverá o treinamento em todos os Cmeis do município. “Os pais sentiram também a necessidade dessa preparação para as educadoras. Em 2007, uma criança teve convulsão enquanto dormia, não sabíamos como agir e recorremos ao Samu. Agora estaremos melhores preparadas para esse e outros casos”, afirmou a educadora infantil, Eroni Ferreira Rocha Simão. O Cmei Vila Bela atende 130 crianças e conta com 29 funcionários.

Prefeitura de Guarapuava discute políticas públicas para o enfrentamento ao uso de drogas

 
Gua
rapuava precisa discutir, enfrentar e traçar estratégias para combater o uso das drogas. Por isso, a Prefeitura, a Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas promovem, entre os dias 7 e 9 de maio, na Faculdade Campo Real, o Encontro Social Responsabilidade Compartilhada. “Esta é uma questão que deve ser discutida pelo poder público, entidades e sociedade em geral, por isso a administração municipal abre esse importante espaço de debate”, avalia a secretária da Assistência Social, Cristina Silvestri.
O evento integra o projeto estadual Dialogando em Rede, que busca ferramentas e planos de trabalho direcionados ao enfrentamento do uso, abuso e dependência do crack e outras drogas. “O diálogo e a troca de experiências são fundamentais para formamos uma rede de apoio para o diagnóstico, atendimento e tratamento de drogas na cidade. Esse é um dos compromissos do prefeito Cesar Filho que está sendo colocado em prática nos primeiros meses de gestão”, acrescenta a secretária.
A Assistência Social tem o apoio de secretarias estaduais e municipais, Ministério Público e da Faculdade Campo Real para a realização do evento. “A política de drogas não pode ser desenvolvida isoladamente, mas sim em conjunto para que sejam obtidos resultados concretos e duradouros”, reforça o coordenador do encontro, Giovani Caetano Jaskulski.
Temas
O Encontro Social Responsabilidade Compartilhada abordará diversos temas com especialistas no assunto. A palestra de abertura será ministrada pelo coordenador estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Carlos Alberto Peixoto Baptista. “O coordenador estadual estará em Guarapuava nesta segunda-feira. Ele vem conhecer a rede de atendimento da cidade para verificar quais ferramentas podem ser desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social”, finaliza Jaskulski.