terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ministro do Esporte vem ao Paraná discutir projetos para a Copa do Mundo



O governador Beto Richa se reunirá nesta sexta-feira (25), em Curitiba, com o ministro do Esporte, Orlando Silva, e com o prefeito da capital, Luciano Ducci. A vinda do ministro ao Paraná foi confirmada pelo secretário especial para Assuntos da Copa, Mario Celso, que participou, nesta terça-feira (22), do Seminário Geral das Cidades Sedes da Copa do Mundo 2014, em Brasília.

Mario Celso também disse que obteve do governo federal a garantia de que o Paraná receberá, entre junho deste ano e julho de 2013, recursos para obras essenciais em aeroportos, no valor estimado de R$ 73 milhões. Os recursos serão para ampliação de pistas e adequação dos terminais, para receber o fluxo de turistas, jogadores e profissionais de várias áreas que chegarão ao Estado para os jogos do Mundial. A informação sobre os recursos foi adiantada pelo assessor especial de Futebol do Ministério do Esporte, Alcino Rocha.

OBRAS – O seminário analisou os projetos e obras apresentados pelos representantes das cidades-sede do Mundial, com atenção especial ao meio ambiente. De acordo com o ministro Orlando Silva, este é o ano-chave para a preparação da Copa no Brasil. Está marcada para o mês que vem reunião da presidente Dilma Rousseff com 23 ministros, para avaliação das 12 cidades-sedes.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, os projetos apresentados até aqui estão dentro do prazo e não há qualquer restrição por parte da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Pelo Paraná, também participaram do seminário o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gil Fernando Polidoro; o secretário municipal da Copa, Luiz de Carvalho; os vereadores Pedro Paulo (presidente da Comissão Especial da Copa), Valdemir Soares, Aladim Luciano e Paulo Frote, e a engenheira Suzana Costa, do Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

AGENDA – O ministro Orlando Silva chegará a Curitiba às 9h30 e deve ir direto para a reunião, no Palácio das Araucárias, no Centro Cívico. Às 10h30 ele falará com a imprensa e, às 11h, visitará o Estádio Joaquim Américo, para em seguida retornar a Brasília.

Ser bilíngue protege o cérebro contra mal de Alzheimer



Segundo uma nova pesquisa, o cérebro das pessoas bilíngues funciona melhor e por mais tempo depois de desenvolver mal de Alzheimer, o que sugere que aprender um segundo idioma tem um efeito protetor contra a doença.

Os pesquisadores testaram cerca de 450 pacientes que tinham sido diagnosticados com mal de Alzheimer. Metade deles era bilíngue, e a outra metade só falava uma língua. Embora todos os pacientes tivessem níveis semelhantes de disfunção cognitiva, os bilíngues tinham sido diagnosticados com mal de Alzheimer cerca de 4 anos mais tarde.

Da mesma forma, as pessoas bilíngues relataram que seus sintomas haviam começado cerca de 5 anos mais tarde do que aqueles que só falavam uma língua. Segundo os pesquisadores, os pacientes bilíngues tinham o mesmo nível de comprometimento, mas eram 4 ou 5 anos mais velhos, o que significa que eles foram capazes de lidar com a doença por mais tempo.

Varreduras do cérebro de pacientes com Alzheimer mostraram que, entre os pacientes que estão funcionando no mesmo nível, aqueles que são bilíngues têm deterioração cerebral mais avançada. Entretanto, essa diferença não é visível a partir de comportamentos ou de habilidades. As pessoas bilíngues agem como os pacientes cuja doença é menos avançada.

Uma vez que a doença começa a comprometer a região do cérebro, os bilíngues podem continuar a funcionar normalmente. Ou seja, o bilinguismo protege os idosos, mesmo após o mal de Alzheimer começar a afetar sua função cognitiva.

Segundo os pesquisadores, ser bilíngue não previne a doença. Porém, permite que aqueles que desenvolvem mal de Alzheimer lidem melhor com ela.

Além disso, outros estudos sugerem que os benefícios do bilinguismo não são aplicáveis somente àqueles que sempre falaram uma segunda língua, mas também às pessoas que aprenderam uma língua estrangeira mais tarde na vida.

Os cientistas acreditam que a proteção do bilinguismo decorre de diferenças cerebrais. Em particular, estudos mostram que pessoas bilíngues exercitam mais uma rede do cérebro chamada sistema de controle executivo. O sistema de controle executivo envolve partes do córtex pré-frontal e outras áreas, e é a base da capacidade de pensar em maneiras complexas. É extremamente importante para o pensamento humano e a atenção.

Pessoas bilíngues, em teoria, constantemente têm que exercitar esse sistema cerebral para prevenir suas duas línguas de interferir uma na outra. Seus cérebros devem classificar com várias opções cada palavra, alternar entre as duas línguas, e manter tudo organizado.

Todo este trabalho parece conferir uma vantagem cognitiva: a capacidade de lidar com uma situação em que as coisas ficam difíceis, por exemplo, quando o cérebro é bombardeado com uma doença como o Alzheimer. [LiveScience]

Matérias que vão à votação hoje na Câmara de Guarapuava



MATÉRIA EM ÚNICAO VOTAÇÃO:

REQUERIMENTO N. 08/2011 – DE AUTORIA DO VEREADOR JOÃO CARLOS GONÇALVES:- O Vereador que o presente subscreve, na conformidade do Artigo 186 do Regimento Interno desta Casa, apresenta MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES a Rádio Cultura AM 560 pelos seus 40 anos de história, completados em 18 do corrente mês e ano.

MATÉRIAS EM PRIMEIRA VOTAÇÃO:

PROJETO DE LEI N. 01/2011.

Súmula:- Altera a denominação da Rua Buenos Aires – Jardim Sol Nascente, para Rua Vereador Álvaro Nascimento.

Autor:- Vereador Thiago Cordova Silva.

VOTAÇÃO SECRETA – QUORUM 2/3


PROJETO DE LEI N. 04/2011.

Súmula:- Dispõe sobre a Instalação de Painel Opaco nas Agencias Bancárias,

Autor:- Vereador Admir Strechar

VOTAÇÃO SECRETA – MAIORIA ABSOLUTA


PROJETO DE LEI N, 05/2011.

Súmula:- Denomina o Museu de Ciências Naturais de Guarapuava, de Hipólito Schneider.

Autoria:- Vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas.

VOTAÇÃO SECRETA – MAIORIA ABSOLUTA

PROJETO DE LEI N.06/20101.

Súmula:- Declara de Utilidade Pública a Associação Guarapuava de Basquetebol.

Autor:- Vereador Thiago Cordova Silva.

VOTAÇÃO SECERTA – MAIORIA ABSOLUTA

ADMIR STRECHAR

Presidente

Defesa de ex-deputado acusado de homicídio quer 'absolvição sumária'


Recurso foi protocolado nesta sexta-feira (18) no Tribunal do Júri do Paraná.
Em 2009, Carli Filho dirigia embriagado e causou um acidente de trânsito


No último dia do prazo para recurso, a defesa do ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho se manifestou para impedir que o réu vá a júri popular. A manobra é para que a decisão fique a cargo de um juiz. O documento, protocolado no Tribunal do Júri do Paraná, nesta sexta-feira (18), tem cerca de 200 páginas.

Carli Filho é acusado de provocar um acidente em maio de 2009, no qual dois jovens morreram. Ele tinha bebido, dirigia em alta velocidade e estava com a carteira de habilitação suspensa.

A defesa argumenta, entre outros, que a designação de dois promotores pelo Ministério Público para acompanhar as investigações fere o “princípio do promotor natural”. O texto volta ainda a discutir a questão do homicídio culposo – quando não há intenção – e do homicídio doloso – quando há intenção, pede a absolvição sumária dos crimes de embriaguês ao volante e direção com carteira suspensa.

O advogado assistente do Ministério Público (MP) Elias Mattar Assad disse em entrevista ao G1 que precisará de quatro páginas para rebater o recurso.

Do Tribunal do Júri a discussão segue para o Tribunal de Justiça do Estado. Depois de um parecer do MP, uma câmara criminal, composta por três desembargadores, decide se acata ou não o recurso.

Fonte: G1


César Filho: Fortalecimento da Ferroeste em Guarapuava



O deputado estadual Cesar Silvestri Filho se reuniu esta semana com o presidente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, para conhecer em detalhes quais são os planos de expansão da empresa, já que este é um poderoso instrumento de desenvolvimento para o Paraná. O objetivo do encontro foi detalhar ações que, nesse contexto, possam fortalecer a região de Guarapuava e com isso atrair novos investimentos e indústrias para lá.

Esta semana, o governador Beto Richa e o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, estiveram em Brasília para apresentar ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, os planos de expansão da Ferroeste, com a construção de um novo ramal ferroviário interligando os dois estados, passando por Guaíra e chegando a Maracaju (MS).


Detran vai direcionar trabalho educativo para redução de acidentes



O trânsito em estradas e vias urbanas paranaenses fez 57 mil vítimas no ano passado. Foram registrados 43 mil acidentes envolvendo pedestres, motoristas e motociclistas, e mais de 2 mil mortes. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (21), pela Assessoria de Planejamento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e serão usados como alerta nas ações educativas.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, os dados farão parte do planejamento para proteção à vida e redução do número de vítimas de acidentes de trânsito: “Precisamos atuar junto com a comunidade para conscientizar a todos da importância do cuidado e respeito ao próximo”.

MOTOS - Dos 54 mil condutores acidentados no ano passado, cerca de 38% (20,5 mil) pilotavam motocicletas. O que mais preocupa nestes casos é a gravidade dos ferimentos. Entre as vítimas fatais, 21% eram motociclistas (420 pessoas). “Na maioria das vezes, um acidente que não causa grande dano para o condutor de um carro pode ser grave ou fatal para um motoqueiro”, explica o assessor militar do departamento, capitão Alexandre Bruel Stange.

Dirigir de forma defensiva e respeitar as normas vigentes são maneiras de prevenir acidentes. Segundo Stange, a noção de respeito no trânsito tem que ser recebida na infância. “Os pais devem dar o exemplo e ensinar os filhos a se relacionarem com as leis de trânsito desde pequenos, só assim poderemos ter uma mudança cultural no comportamento dos futuros motoristas”.

CIDADANIA – Para o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Juan Ramon Soto Franco, o trânsito deve ser entendido como um espaço comum a motoristas de veículos de diferentes portes, pedestres, usuários do sistema de transporte coletivo, ciclistas e motociclistas. “Trânsito é uma questão de cidadania. Temos que saber que a atitude de cada um faz a diferença”.

Os dados de acidentes mostram que o tema tem a dimensão de um problema de saúde pública. “A cada dois leitos ocupados nos hospitais, um atende a uma vítima de acidente de trânsito”, completa Franco.

Polícia Rodoviária amplia uso de bafômetro e alerta sobre carnaval



A Polícia Rodoviária Estadual fez no final de semana mais uma blitz nas estradas do litoral para coibir o uso de bebidas alcoólicas pelos motoristas. Entre sexta-feira, sábado e domingo, foram aplicadas onze multas por embriaguez e seis pessoas foram presas. Desde o primeiro dia do ano, foram registradas 155 multas e 81 detenções por esse tipo de infração.

A atuação da Polícia Rodoviária nas rodovias PR-412 (Guaratuba), PR-508 (Alexandra-Matinhos), PR-410 (Graciosa) e PR-407 (Pontal do Paraná), além do acesso a Pontal do Sul, foi acompanhada pelo secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, que destacou a importância das campanhas de abordagem policial. “É uma forma de educar os motoristas e prevenir acidentes”.

Segundo informações do comandante da Polícia Rodoviária Estadual, tenente coronel João Vieira, desde o início da Operação Verão, em 18 de dezembro passado, foram realizados aproximadamente 2.200 exames etilométricos (bafômetro) nos principais acessos rodoviários estaduais aos balneários e cidades turísticas do litoral paranaense. O comando da Operação Verão informa que durante o carnaval vai intensificar a abordagem de motoristas com testes etilométricos no litoral. “A legislação é dura para o infrator, que deve responder processo na Justiça, e prevê ainda multas, apreensão do veículo e penas que vão de um mês a um ano de reclusão, além da exigência de um curso de reciclagem”, alerta o tenente-coronel João Vieira.

PREVENÇÃO - O condutor flagrado durante o carnaval com dosagem de álcool superior a 0.02 grama de álcool por litro de ar expelido estará sujeito a sanção com multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Uma dosagem acima de 0,03 resulta em prisão. Dosagens acima das toleradas produzem diminuição da coordenação muscular, intervalo de resposta prolongado, além de sensível redução da capacidade de julgamento do usuário.

A Polícia Rodoviária Estadual pede aos motoristas que observarem condutores dirigindo de forma suspeita – por ingestão de bebida alcoólica – que liguem para o telefone 198 e denunciem, prevenindo acidentes e mortes nas rodovias. Não é necessário se identificar. Basta dar a localização aproximada do motorista embriagado e dados relativos ao veículo.