sábado, 27 de julho de 2013

Atleta de Guarapuava irá competir na Maratona Caxias do Sul

 

Neste domingo (28), o atleta guarapuavano Rodrigo Neves dos Santos, 27 anos, participará da 3ª Maratona Caxias do Sul (RS). Segundo o atleta, a competição é a mais difícil do país. “Na segunda edição da maratona, eu fui campeão geral e, este ano, quero tentar o bicampeonato”, comenta. Rodrigo agradeceu ao secretário de Esportes, Celso Góes, pelo apoio e incentivo. “A nova administração está apoiando e abrindo portas para todas as modalidades de esportes”, afirma.
 
 
 
 
 
 
Rodrigo foi campeão dos Jogos Universitários - prova 10.000 metros em 2007; e da Maratona Curitiba categoria 20-24 em 2010. Também garantiu o segundo lugar na Maratona de Londrina - em 2012.

Em Curitiba, Eva Schran assina Plano de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

 
Com a presença da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, treze municípios paranaenses, entre eles Guarapuava, e o Governo do Estado assinaram o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. A prefeita em exercício, Eva Schran, participou da solenidade, realizada na sede do Tribunal de Justiça, em Curitiba, nesta sexta-feira (26). “O plano vem estabelecer a integração entre os poderes Judiciário e Executivo no combate à violência de gênero. O Executivo garante políticas públicas de assistência psicossocial à mulher e incentivo à autonomia econômica, enquanto o Judiciário aplica a lei para proteção das mulheres”, afirma Eva, que assinou o plano. “É uma emoção ter a oportunidade de assinar o compromisso de Guarapuava em enfrentar a violência contra a mulher, enquanto estou prefeita em exercício”.
O juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Guarapuava, Nestário da Silva Queiroz, que responde pelos casos de violência doméstica no município, também esteve na cerimônia de adesão ao plano. Além da assinatura, ocorreu o lançamento do programa Mulher, viver sem violência, do Governo Federal, que visa fortalecer a rede de enfrentamento à violência. Entre as metas estão ampliar a central 180 e instituir o atendimento humanizado às mulheres vítimas de agressão sexual.

Agentes de Saúde continuam cadastramento da população

 

Até o dia 10 de agosto, a Secretaria de Saúde de Guarapuava prossegue com o cadastramento da população. Serão visitadas todas as residências da cidade para que seja elaborado o planejamento local de atendimento. A meta das equipes é cadastrar e identificar 100% das famílias. “A secretaria estabeleceu um prazo para que seja realizado o cadastramento nas moradias. Com esses dados, teremos como conhecer melhor as reais demandas da população. Mas, para que tenhamos um diagnóstico preciso, pedimos que as pessoas recebam os agentes e não tenham receio em responder as perguntas, mesmo que as mesmas não utilizem o serviço público de saúde”, afirma a diretora da Divisão de Atenção Básica, da Secretaria da Saúde de Guarapuava, Rita Ribeiro Cebulski.
 
Depois de efetuados todos os cadastros, as famílias serão classificadas em alto, médio, baixo ou nenhum risco para problemas na saúde. “Nas residências que estiverem vazias durante a visita, os agentes deixarão um aviso para que os proprietários ou moradores compareçam na unidade de saúde mais próxima do local”, avisa.

Secretaria de Saúde contrata novos profissionais para os CAPS AD e II

 
 
A Secretaria de Saúde de Guarapuava contratou novos profissionais para completar as equipes que atuam nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) AD e II, garantindo eficiência e qualidade ao serviço oferecido pelo município. Psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, assistente social e técnicos em enfermagem e educacional atendem de forma multidisciplinar. “A atual administração reformulou o serviço prestado nos CAPS, que agora funcionam com todos profissionais importantes para um bom e completo atendimento”, afirma o secretário de Saúde, Stefan Negrão.
 
Para o CAPS II, também foi contratado um psiquiatra infantil. “Esses serviços estão funcionando plenamente devido ao esforço da atual administração que completou o quadro de profissionais para que, como preconizado, alcancemos os objetivos através da atuação das equipes multiprofissionais”, ressalta a enfermeira e coordenadora do Departamento de Atenção a Saúde, Helena Ângela de Camargo Ramos.
 
O CAPS AD atende pessoas, de todas as faixas etárias, que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e drogas. Já o CAPS II é destinado a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizarem projetos de vida. Os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
 
 
Endereços
CAPS AD: rua Capitão Rocha, 305, Centro. Telefone (42) 3622-1427.
CAPS II: rua 5 de Outubro, 1338, Trianon. Telefone (42) 3621-4528.