Fonte/foto: Denarc Pato Branco |
Jovem é pego pela policia em ônibus com 27 tabletes de maconha Posted: 19 Apr 2011 12:15 PM PDT A PRF/Policia Rodoviária Federal apreendeu maconha na BR 277 nesta terça-feira (19/04) em Cascavel, durante fiscalização no interior de transporte coletivo intermunicipal que faz a linha Foz do Iguaçu/Ponta Grossa. Em revista à bagagem dos passageiros foram localizados 27 tabletes de maconha (19,705 kg) de posse de Josmar A. N. de 21 anos. Em entrevista, o acusado informou que entregaria a droga em Guarapuava e receberia R$ 200,00 reais pelo transporte. O fato foi encaminhado à polícia judiciária local. |
Duas pessoas morrem em acidente na PR 471 Posted: 19 Apr 2011 09:41 AM PDT |
Homicidas são condenados em Coronel Vivida Posted: 19 Apr 2011 09:39 AM PDT
Ouça reportagem com o repórter Valdenir Lima (Rádio Vicente Pallotti) Fonte/fotos: Valdenir Lima This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now |
Tenente Mota deixa o Sudoeste e assume cargo no 5º Comando Regional da PM Posted: 19 Apr 2011 09:32 AM PDT
|
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Traficante “John Lennon” é preso pelo Denarc em Pato Branco
Gleisi agradece empenho de Cesar Filho para implantação da UTFPR em Guarapuava

O deputado estadual Cesar Silvestri Filho participou, na último dia (15), em Guarapuava, da aula inaugural do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A senadora Gleisi Hoffmann, que ministrou a aula magna, agradeceu ao deputado pela sua parceria na luta para implantação do campus na cidade. O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, que, como deputado federal viabilizou emendas para destinação de recursos para a instituição, também participou do evento.
Cesar Filho lembrou que hoje há uma grande demanda por profissionais com qualificação nas áreas tecnológicas, tanto em nível técnico como em nível superior. “Com a implantação deste campus em Guarapuava, estamos dando oportunidade de qualificação para os jovens da região, permitindo que venham disputar espaço no mercado de trabalho, competindo equilibradamente com acadêmicos oriundos dos grandes centros universitários brasileiros”, enfatizou. Cesar destacou ainda que, além dos jovens universitários, quem sai ganhando com a UTFPR é a cidade, que atrai investimentos para receber os acadêmicos.
Para o parlamentar, a UTFPR se tornou um símbolo, porque mostra a importância e a necessidade de se unir forças políticas em prol do desenvolvimento regional. “Independentemente de partido, o foco de qualquer autoridade política deve ser trabalhar para melhorar as condições de vida da população. Ainda são muitos desafios nas áreas da educação, saúde, habitação e infraestrutura, que só serão vencidos quando a prioridade for a coletividade.
Governo garante cancelamento de aposentadoria de ex-governadores

Benefícios será suspenso na próxima semana, afirma procuradpor do PR.
Assembleia não aprovou PEC que sugeria fim da aposentadoria.
O governo estadual informou por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), nesta terça-feira (19), que mantém a decisão de suspender o pagamento de aposentadorias para ex-governadores, que assumiram o Estado depois de 1988. Segundo o procurador, Ivan Bonilha, os pagamentos devem ser suspensos na próxima semana.
Na segunda-feira (18), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) não aprovou a Proposta de Emenda Constituional (PEC) apresentada pelo deputado Mauro Moraes (PSDB) que sugeria a retirada do parágrafo 5º, do artigo 85, da Constituição Estadual.
Para que a PEC fosse acatada eram necessários 33 votos, mas após longa discussão no plenário da Casa, onde os deputados propuseram argumentos contra e a favor, apenas 24 se posicionaram a favor da PEC.
Bonilha afirmou que a ação do governo não está atrelada a PEC porque a proposta não era retroativa. O governo estadual pretende, além de retirar o benefício para os futuros governadores, cancelar a aposentadoria de Mário Pereira, Jaime Lerner, Roberto Requião e Orlando Pessuti que assumiram o executivo após a Constituição Federal de 1988.
Fonte: G1
PEC foi rejeitada pelo plenário da Assembleia

Cesar Filho foi favorável mas Bernardo foi neutro ao abster-se de votar
A Proposta de Emenda da Constituição (PEC nº 002/11) que suprimia o parágrafo 5º do artigo 85 da Constituição do Estado, extinguindo a aposentadoria vitalícia para ex-governadores do Estado, foi rejeitada nesta segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa, embora tivesse obtido 24 votos favoráveis à iniciativa, contra 12 votos contrários e 13 abstenções. É que de acordo com o art. 64, § 2º, da Constituição Estadual, que estabelece quórum especial para apreciação de emendas à Constituição, a proposta deveria ter obtido pelo menos 33 votos favoráveis – votação que corresponde a pelo menos três quintos dos membros do Legislativo.
Permanece em vigor, portanto, o § 5º do art. 85, que dispõe que “Cessada a investidura no cargo de Governador do Estado, quem o tiver exercido em caráter permanente fará jus, a título de representação, desde que não tenha sofrido suspensão dos direitos políticos, a um subsídio mensal e vitalício, igual ao percebido pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado”.
Segundo o líder do PMDB na Casa, deputado Caíto Quintana, que encaminhou pela rejeição da PEC, a representação é pertinente ao chefe do Poder Executivo, uma vez que governadores precisam de uma segurança, após vários anos defendendo os interesses do Estado. Para Caíto, o assunto será apreciado pelo Supremo Tribunal Federal, deixando a discussão na Casa praticamente sem efeito legal. “Os governadores muitas vezes têm que contrariar grandes interesses e a Constituição não fala em aposentadoria. É uma representação para quem se dedicou aos interesses da população. Além do mais, esta discussão será apreciada pelo Supremo, não cabendo à Assembleia discutir esse assunto”.
O deputado Mauro Moraes (PSDB), autor da PEC, a Casa perdeu a oportunidade de ser o primeiro Legislativo a acabar com o benefício concedido aos ex-governadores, sem a correspondente contribuição previdenciária. “A luta não termina aqui. Em outras legislaturas já apresentei esta proposta. Poderíamos servir de exemplo para o Brasil, acabando com esta aberração que é conceder aposentadoria para ex-governadores, que nunca contribuíram um centavo para a previdência do Estado. Aliás, nem sabemos de onde sai este dinheiro”.
O deputado guarapuavano Cesar Filho, do PPS, foi favorável à Proposta por entender que vivemos num regime democrático onde não cabe mais privilégios a uma minoria. Artagão de Mattos Leão Junior, do PMDB, foi contrário à PEC e votou favorável à continuidade da aposentadoria. A PEC foi derrubada.
Já Bernardo Carli, do PSDB, foi neutro ao abster-se de votar.
Presidente da Câmara Admir Strechar promulga lei que denomina vilas de Dom Frederico Helmel

O Presidente da Câmara Municipal de Guarapuava Admir Strechar (PMDB),promulgou a Lei 1948/2011 de autoria do Vereador Gilson Amaral (DEM),que denomina as Vilas Concórdia I ,II e III de Vilas Dom Frederico Helmel.O Presidente da casa de leis com esta decisão cumpriu dispositivos da Lei Orgânica do Município,que determina em um projeto de lei após ser vetado pelo Prefeito, e se este mesmo veto for rejeitado pela casa ,o Presidente do Legislativo poderá sancioná-lo. A iniciativa do Vereador Gilson Amaral visou homenagear o Primeiro Bispo da Diocese de Guarapuava Dom Frederico Helmel (IN- MEMORIA),Que na época dou parte do imóvel de propriedade da Igreja Católica onde se localizam as referidas vilas para a Prefeitura, abrigar diversas famílias naquela região.Confira na integra a nova lei municipal:
PROJETO DE LEI N. 02/2011.
Autor:- Vereador Gilson Pedro Amaral.
LEI N. 1948/2011.
Súmula: Denomina-se as Vilas Concórdia I II e III de Vilas DOM FREDERICO HELMEL.
O Presidente da Câmara Municipal de Guarapuava, Estado do Paraná faço saber que a Câmara Municipal aprovou e em cumprimento ao que dispõe o Artigo 51 - § 8o da Lei Orgânica do Município, PROMULGO a seguinte Lei:-
Art. 1º - Ficam denominado as Vilas Concórdia I II e III de Vilas Dom Frederico Helmel.
Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Guarapuava, em 18 de abril de 2011.
Admir Strechar
Presidente
SECRETÁRIO ANALISA NÚMEROS DA CRIMINALIDADE APÓS FORMATURA DE POLICIAIS MILITARES

O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, analisa os números da violência, na cerimônia de formatura dos cadetes da Polícia Militar, às 10h desta quarta-feira, na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. A entrevista coletiva está prevista para às 11h.
A PM forma 1,5 mil soldados que ingressaram nas escolas de formação de praças na metade do ano passado, após aprovação no concurso público. Na solenidade de Curitiba serão formados 562 soldados, das unidades da PM da Capital e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
O secretário-chefe da Casa Militar coronel Adilson Castilho Casitas e o Secretário de Segurança Pública participam da solenidade em Curitiba. Castilho representa o governador Beto Richa na solenidade
Simultaneamente à solenidade da capital, outras turmas de soldados se formam em outros 22 locais do interior do estado. Além destes policiais militares, outros 500 ainda estão em formação e serão entregues em meados deste ano. Os policiais que estão se formando hoje serão distribuídos em diversas regiões do estado para aumentar o efetivo existente.
Beto Richa recebe condecoração máxima do Exército Brasileiro
O governador Beto Richa foi condecorado nesta terça-feira (19) com a medalha da Ordem do Mérito Militar — grau de Grande Oficial. Concedida pela presidente da República e entregue oficialmente no Dia do Exército, esta é a mais elevada distinção honorífica no âmbito do Exército Brasileiro. A solenidade, que marcou a passagem do aniversário de 363 anos do Exército, foi realizada no quartel general da 5ª Região Militar e 5ª Divisão do Exército — Região Heróis da Lapa, em Curitiba.
“É um reconhecimento ao governador pelo bom relacionamento com o Exército e pelo que tem feito em prol da nossa instituição, mantendo uma excelente parceria no Paraná”, disse o general-de-divisão Williams José Soares, comandante da 5ª RM. “A comemoração dos 363 anos do Exército é uma data especial e escolhemos esse dia para condecorar e agradecer todos aqueles que ajudam e prestam serviços relevantes ao Exército Brasileiro”, afirmou.
“É uma honra merecer o respeito e o reconhecimento desta valorosa instituição, que tantos serviços tem prestado à soberania da Nação e que mantém forte atuação na área social, como grandes parceiros dos governos em momentos cruciais”, disse o governador. Richa citou a contribuição do Exército no período que se seguiu às chuvas que devastaram o Litoral paranaense em março. Além do trabalho humanitário de resgatar e salvar vidas, o Exército deu suporte à infraestrutura, com a instalação de uma ponte metálica em uma importante rodovia de acesso aos municípios de Morretes e Antonina”, lembrou o governador. “Precisamos muito dessa parceria com o Exército e, assim como fizemos na prefeitura de Curitiba, vamos estende-la a todo o Paraná”, completou.
Na mesma solenidade, a juíza auditora da 5ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM) Telma Queiroz recebeu a medalha da Ordem do Mérito Militar no grau oficial. Foram entregues diplomas de Colaborador Emérito do Exército ao juiz auditor substituto da 5ª CJM Alexandre Augusto Quintas e ao piloto da Polícia Rodoviária Federal Luciano Kunen.
REPÚBLICA TCHECA — O governador também recebeu nesta terça-feira a visita oficial do embaixador da República Tcheca, Ivan Jancárek. É a primeira visita oficial do diplomata ao Paraná, estado com o qual o país europeu tem interesse em estreitar relações e firmar parcerias. Jancárek convidou o governador a visitar seu país em uma futura viagem à Europa, para apresentar tecnologias dominadas pelos tchecos na área de transporte coletivo e de construção de túneis para obras de infraestrutura de transporte como o metrô, que está sendo projetado para a capital do Estado.
Cesar Filho agradece autoridades pelo trabalho conjunto para implantação da UTFPR em Guarapuava

O deputado estadual Cesar Silvestri Filho usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (18) para fazer um reconhecimento público a todas as autoridades que trabalharam pela implantação do campus da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) em Guarapuava. Na última sexta-feira (15), o parlamentar e várias autoridades da Região Central do Estado acompanharam a aula inaugural da instituição, com palestra da senadora Gleisi Hoffmann.
“Os interesses coletivos são muito maiores do que as vaidades políticas”, frisou o deputado, em referência ao trabalho conjunto das diferentes esferas do governo visando à implantação da universidade na cidade. “Foi uma ação de maturidade política das lideranças de Guarapuava e do Paraná. Grupos políticos antagônicos trabalharam juntos em busca de objetivos comuns”, salientou.
Cesar Filho ainda elogiou a iniciativa do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva em resgatar o ensino técnico no Brasil e ampliar os investimentos no ensino superior. “Guarapuava será um grande centro universitário e um importante pólo tecnológico”, afirmou.
Assessoria de imprensa
Deputado Estadual Cesar Silvestri Filho
Danielle Blaskievicz
(41) 3350-4262 / (41) 9964-2337