sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Avião com Tarso Genro tem problemas no radar e volta a São Paulo



Um Airbus A340 da Iberia que operava o voo 6820 com destino a Madri, com a comitiva do governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, a bordo, voltou a São Paulo pouco mais de uma hora após ter decolado do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista.

O avião que decolou às 22h13m desta quinta-feira apresentou um problema técnico no radar ao sobrevoar o estado de Minas Gerais. Por questões de segurança, o comandante decidiu retornar à capital paulista. O voo 6820 pousou em segurança em Cumbica aos 2 minutos desta sexta-feira.

Pelo Twitter, os assessores do governador eleito comunicaram que Tarso e sua equipe passaram a noite em um hotel na capital paulista e lamentaram o cancelamento da agenda em Madri nesta sexta.

- Compromissos de sexta devem ser transferidos para próxima Terça. Embaixada brasileira já foi acionada - diz pelo Twitter o assessor Vinicius Wu.

Em sua primeira viagem internacional, Tarso teria nesta sexta um almoço com empresários e investidores espanhóis, promovido pela Câmara de Comércio Brasil - Espanha e pelo Banco Santander. A equipe do governador eleito tentará transformar o almoço em um jantar, na próxima semana.

Também pelo Twitter, o assessor Guilherme Gomes disse que, tão logo ficar definido, informará o novo horário de partida de Tarso Genro e equipe para Madri.

- Ainda não confirmado pela Iberia, mas previsão é que Tarso Genro e comitiva embarquem para Madri no começo da tarde - escreveu Gomes no microblog.

A comitiva que acompanha o governador Tarso Genro é composta pelos futuros secretários Estilac Xavier, (Secretaria Geral), Carlos Pestana Neto (Casa Civil), Marcelo Danéris (Conselho de Desenvolvimento Economico e Social), Luis Augusto Lara (Trabalho), além de Caleb de Oliveira (presidente do PSB), Adalberto Frasson (presidente do PC do B), Vinicius Wu (assessor de Tarso) e Luiz Fernando Mainardi (deputado estadual eleito).

Pessuti cria em Guarapuava 7º Subgrupamento de Bombeiros -




O governador Orlando Pessuti assinou na noite desta quinta-feira (11) o decreto de criação do 7º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Guarapuava, que passa a ter maior autonomia administrativa, pois estará vinculado diretamente ao Comando Geral dos Bombeiros, em Curitiba. Ao todo, serão criados 65 cargos de bombeiro militar para compor o quadro de pessoal da unidade, que atenderá 21 municípios da região de Guarapuava.

“Ao criarmos este subgrupamento independente estamos melhorando não só em termos de efetivo ou de estrutura, veículos e equipamentos, mas de uma maneira geral todo o setor de segurança pública. Quando se investe no Corpo de Bombeiros, na Policia Rodoviária Estadual ou na Policia Ambiental, estamos investindo para melhorar a segurança pública. É isto que estamos fazendo em todo o estado”, afirmou Pessuti.

Acompanhado dos secretários Ney Caldas (Casa Civil) e Aramis Linhares Serpa (Segurança) e do deputado estadual Artagão de Matos Leão, o governador disse que tem feito todo esforço para melhorar a estrutura da Policia Militar. “E esta melhora está vindo através deste aperfeiçoamento e desenvolvimento do Corpo de Bombeiros. Hoje, ainda, instalamos a 4ª Companhia do 16º Batalhão da PM em Prudentópolis. Anteriormente, havíamos criado uma companhia independente em Irati, bem como o Comando Regional dos Campos Gerais e da Região Centro-Sul, em Ponta Grossa”.

O governador fez questão de ressaltar que a reestruturação da Policia Militar passa necessariamente pelo aumento do atual efetivo policial. “Policiais recém formados são enviados para trabalhar junto a população. Nesta semana, os secretários Ney Caldas e Aramis Serpa sugeriram a contratação de 30 novos bombeiros para atuarem no Aeroporto de Maringá. Em sete meses de governo efetuamos a contratação de 2 mil policiais militares, além de 516 policiais civis, 16 delegados e 500 escrivões e servidores”.

BUROCRACIA - Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Geraldo Domaneschi, a criação do Subgrupamento Independente de Guarapuava representa o fim da burocracia e “agiliza, transformando o trabalho dos bombeiros mais eficaz. O efetivo que atualmente é de 60 soldados passa a ser de 132, um aumento de mais de 100% no efetivo. Isto repercute na ponta, ou seja, no trabalho de atendimento a população, que é o que mais interessa para os bombeiros e o governo do estado”.

O comandante do novo Subgrupamento, capitão Arlisson Sanches, disse que a unidade tem viaturas e equipamentos suficientes para atender os 21 municípios da região. “A previsão é ampliar a quantidade de material e de pessoal. Hoje, trabalhamos com a marca de 5 minutos para atendimento dentro do município de Guarapuava. Com o aumento do efetivo e viaturas, chegaremos mais rápido aos bairros e aos municípios vizinhos”.

Já o comandante-geral da Policia Militar, coronel Rodrigo Larsen Carstens, disse que por muito tempo a corporação ficou estacionada, numa sociedade dinâmica e que faz crescer as demandas a todo instante. “Era necessária esta reestruturação da corporação. Pela ação do governador Orlando Pessuti, com o aval da Assembléia Legislativa, tivemos uma reestruturação importante e que repercutirá na melhoria na qualidade dos serviços prestados”.

A solenidade teve a presença do prefeito Fernando Ribas Carli, do tenente-coronel Zan Lucas, comandante do 2º GB de Ponta Grossa, além de vereadores, secretários municipais, militares e populares.

NOVA LEI - A criação do Subgrupamento é resultado da aprovação recente da nova lei da organização básica da Polícia Militar e permitirá melhores condições para o atendimento da população, porque representa mais efetivo, viaturas e equipamentos. Um SGBI é comandado por oficial superior, no caso um major. O decreto faz parte de uma série de assinaturas desencadeadas a partir da aprovação das novas leis de Organização Básica (nº 15.575) e Fixação de Efetivo (nº 15.576), sancionadas em 28 de setembro deste ano.

O Subgrupamento de Guarapuava atenderá os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Mato Rico, Nova Laranjeira, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Maria do Oeste, Turvo e Virmond.

Arquivo anexado:

Restam poucos ingressos para o Festival Gastronômico Carne de Cordeiro


A Cooperativa Agroindustrial Aliança de Carnes Nobres Vale do Jordão (Cooperaliança – Cordeiro Guarapuava), com o apoio do Sindicato Rural de Guarapuava, promove no dia 19 de novembro, o 3º Festival Gastronômico Carne de Cordeiro, às 20 horas, no PAHY Centro de Convenções e Eventos.

Assim como nas duas edições anteriores, o evento vai mostrar a versatilidade da carne de cordeiro, com variados pratos preparados pelo Restaurante e Churrascaria Casa Vecchia.

Segundo a vice-presidente da Cooperaliança e coordenadora do projeto ovinos, Adriane Araújo Azevedo, a expectativa é que 800 pessoas prestigiem o Festival. “A Cooperaliança pretende, a partir de iniciativas como esta, fomentar o consumo, fazendo com que as pessoas possam apreciar a verdadeira carne de cordeiro”, explica.

Os ingressos para o Festival Gastronômico estão à venda na Cooperaliança, junto ao Sindicato Rural de Guarapuava (Rua Afonso Botelho, 58, Trianon), e custam R$ 40,00 por pessoa. Após o jantar haverá baile com a Banda Gato Xadrez. “Restam poucos ingressos. Portanto, os interessados devem adquiri-los o quanto antes”, avisa Adriane.

O 3º Festival Gastronômico Carne de Cordeiro tem o apoio da Pioneer Sementes, Cooperativa Agrária, Sicredi, Tortuga, Beneficiadora de Batatas Guará, Sistema Fecomércio e Sindicato Rural de Guarapuava.


Há três anos no mercado

A Cooperaliança, criada há três anos, já é uma marca consolidada no mercado, com clientes em Guarapuava e região. “A carne de cordeiro é apreciada pelo guarapuavano e tornou-se mais acessível ao consumidor com o trabalho da cooperativa. O produto está disponível nos principais mercados e casas de carnes da região”, comenta Adriane.

Além da carne de cordeiro, a Cooperaliança comercializa carnes de novilho precoce e superprecoce. São 63 produtores cooperados. Qualidade e regularidade é o lema da Cooperativa.

Mais informações pelo telefone (42) 3623-1115 ou 9925-9611.

Anton Gora assume presidência do Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Centro do Paraná



O Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Centro do Paraná acaba de ser reativado. Em reunião realizada hoje (11) de manhã, no Sindicato Rural de Pitanga, representantes de sindicatos da região elegeram o vice-presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Anton Gora, presidente do Núcleo Regional.

O Núcleo era presidido por Cleuze Araújo, que por motivos de saúde solicitou a reunião e repassou o cargo para Gora. “Não tenho mais condições de continuar na presidência e sugiro que a sede do Núcleo passe a ser no Sindicato Rural de Guarapuava”, disse Araújo.

Em comum acordo, a diretoria do Núcleo ficou composta por Anton Gora (presidente), Luiz Carlos Zampier e João Marco Nicaretta (1º e 2º vice-presidente), Sérgio Zanetin (1º secretário) e Geraldo Almeida (2º secretário). Desta forma, o Núcleo ficou com representantes dos sindicatos rurais de Guarapuava, Manoel Ribas, Pitanga e Pinhão.

Ao ser empossado, o novo presidente Anton Gora, disse que o primeiro passo será promover a integração entre os Sindicatos Rurais, através de reuniões periódicas; realizar trabalhos regionais e discutir os problemas do setor agropecuário que envolve os municípios do Núcleo.

A diretoria terá o mandato de dois anos. Atualmente o Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Centro do Paraná é composto pelos sindicatos rurais de Araruna, Barbosa Ferraz, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Engenheiro Beltrão, Faxinal, Grandes Rios, Guarapuava, Ivaiporã, Manoel Ribas, Nova Cantu, Palmital, Pinhão, Pitanga, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí e Turvo.