sábado, 11 de maio de 2013

Destaques da semana...

Secretária da Assistência Social visita instituições para entrega de alimentos
Durante a tarde desta sexta-feira (10), a secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri, visitou duas instituições: Centro de Nutrição Renascer e Albergue Noturno Francisco Ozanan. Cada uma recebeu aproximadamente 120 quilos de alimentos, que foram doados pela população durante a Festa do Trabalhador, promovida pela Prefeitura de Guarapuava no dia 1º de maio; e na arrecadação solidária do 26º GAC, em parceria com a Assistência Social.
Outras instituições serão beneficiadas com as doações. A distribuição prosseguirá nas próximas semanas. “A meta da Assistência Social e dos parceiros é atender a todas as instituições sociais do município”, afirma Cristina Silvestri.
O Centro de Nutrição Renascer, que atende crianças com atraso neuropsicomotor e dá apoio às famílias, foi o primeiro a receber os alimentos. Em seguida, a entrega aconteceu no Albergue Noturno Francisco Ozanan, local que acolhe moradores de rua, viajantes, dependentes químicos e pessoas perdidas ou encaminhadas pela Assistência Social, Ministério Público e hospitais.
 
 
Saúde continua com a campanha de vacinação contra gripe
 
 
A Secretária de Saúde de Guarapuava, após orientação do Estado, vai manter a vacinação contra o vírus influenza H1N1 para os grupos especiais - gestantes, puérperas (período de 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas, pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde. As vacinas serão aplicadas enquanto houver doses disponíveis. Quem tem doenças crônicas deve apresentar receita médica de uso contínuo. As crianças ainda continuam no grupo prioritário, porém a idade, que era de 6 meses a 2 anos, mudou para 6 meses a 6 anos.
A meta de vacinação estabelecida para o município foi atingida. “Nós tínhamos o objetivo de imunizar 80% da população prioritária. Hoje, já imunizamos 85,57% dessa população”, destaca o médico e diretor da Vigilância Epidemiológica,Fernando Pedrotti. Todas as unidades de saúde estão aplicando a vacina a partir das 8h, menos as duas unidades de urgência 24 horas. Os postos dos bairros Boqueirão, Vila Carli, Morro Alto e Bonsucesso imunizam até 20h; os demais até 17h.
Secretaria da Mulher orienta a população em dois distritos


A equipe da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres visitou dois distritos, Guará e Entre Rios, na tarde desta sexta-feira (10). “É importante que as mulheres guarapuavanas saibam que podem contar com a secretaria para combater a violência e ajudá-las a conquistar a emancipação econômica”, explica a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran.
A equipe apresentou os projetos e ações que a secretaria vem desenvolvendo há mais de um mês. No salão da igreja Imaculada Conceição, no Distrito do Guará, mães participaram de palestra sobre autoestima feminina. Em Entre Rios, a equipe orientou mães de crianças e adolescentes do Projeção (Projeto Jovens em Ação) sobre as várias formas de violência contra a mulher. “Essas visitas são importantes porque dificilmente temos orientações sobre esses assuntos. Nossa comunidade fica muito feliz com ações como essa”, comenta a moradora Cleusa Aparecida dos Santos.
Acig elogia postura da prefeitura na questão das feiras itinerantes
A Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) encaminhou a entidades e imprensa um comunicado esclarecendo seu posicionamento sobre a atuação de feiras itinerantes no município, principalmente em datas comemorativas, como o Dia das Mães.
Conforme a nota, a Acig, ciente dos acontecimentos inerentes à feira de Dia das Mães, declara total apoio à postura da Prefeitura de Guarapuava, pois entende que a mesma agiu com base na legislação municipal vigente. “Ressaltamos que a Acig não é contra a vinda de feiras de fora, mas defende que as regras cumpridas por nossos comerciantes, tais como horários e dias específicos de funcionamento, sejam seguidas também pelos comerciantes das feiras”, está em um trecho do comunicado.
O texto prossegue: “Entendemos que o comércio local tem de ser prestigiado. O dinheiro gasto em empresas de fora prejudica o desenvolvimento da economia local, pois não colabora com a geração de empregos e os impostos não são investidos aqui. Este é um clamor da classe empreendedora de Guarapuava que, principalmente em épocas comemorativas, investe fortemente em produtos e promoções temáticas, mas acaba perdendo estes investimentos para promoções desleais da concorrência de fora”. Neste manifesto, a Acig conta com o apoio da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).
Prefeitura apoia 3º Guarapuava Rock City
Com o objetivo de potencializar as bandas de rock local e apresentar o trabalho autoral de compositores, acontece, neste sábado (11), na sede social do Guiara Country Club, o 3º Guarapuava Rock City. O evento inicia às 19h e recebe o apoio da prefeitura e da Heaven Escola de Música. A entrada é um quilo de alimento.
Dezesseis bandas locais irão se apresentar: Coyotes Rock Band, Kingargoolas, Satisfire, Ultra Violent, Hard Rockers, Vileri, Prime Revenge, Emdroma, Maquinária, Lírio’s Juice,Tocha, Mountain Bleeding Repentence, Kaio Miotti, Sentimentos Cegos, Neanderdogs, Honorificah. Durante o evento, será lançado um CD com uma música de cada banda.
Guarapuava vai promover a I Conferência Municipal de Cultura

A Prefeitura de Guarapuava vai realizar a I Conferência Municipal de Cultura. Durante reunião na Casa da Cultura, esta semana, representantes das secretarias municipais de Educação e Cultura e de Planejamento deram início à preparação do evento. Participaram a diretora de Cultura, Rosevera Bernardim Correa, e integrantes da equipe administrativa, Adriana Peterlini Brandalise e Nerli Ferreira Orides, além do diretor de
Planejamento, Lisandro Vieira.

A conferência municipal será preparatória para a III Conferência Nacional de Cultura, que tem como tema "Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura", agendada para novembro, em Brasília. "Esse evento traz um novo olhar para a cultura em Guarapuava, permitindo um espaço de discussão e debate permanentes sobre políticas públicas com a participação do poder público e da
sociedade civil. Data, local e horário da conferência serão divulgados tão logo tenhamos definido", disse a Rosevera.
Municípios se preparam para a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente
Na próxima terça-feira (14), às 8h, Guarapuava receberá representantes de 73 municípios para o curso de formação sobre a metodologia da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. O encontro será realizado no auditório da Faculdade Guarapuava, com a coordenação da Sema (Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O treinamento é realizado pela coordenação executiva estadual da conferência para que todos os municípios adquiram conhecimento e atuem como agentes multiplicadores sobre os temas definidos pelo Ministério do Meio Ambiente para a área de resíduos sólidos. São eles, produção e consumo sustentável, redução dos impactos ambientais, geração de empregos e renda, e educação ambiental. Após o treinamento, iniciam, em todo o Estado do Paraná, as etapas municipais.
Prosam realiza tarde festiva para as mães da Oficina de Arte e Terapia
A equipe da Oficina de Arte e Terapia do Prosam (Programa de Saúde Mental), da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma tarde festiva em comemoração ao Dia das Mães, na última segunda-feira (6), com coquetel e atividades, entre elas um bingo. O melhor momento foi uma homenagem surpresa.
“Foi muito emocionante ver até lágrimas dessas mulheres que merecem todo nosso respeito e dedicação. Foi a primeira vez que elas receberam uma homenagem nesta proporção totalmente direcionada”, disse a coordenadora da Oficina de Arte e Terapia,
Marizeli Marcondes de Andrade. Participaram 35 mães que frequentam diariamente as atividades artesanais desenvolvidas com a colaboração da Prefeitura e de voluntários.

Contadores voluntários recebem treinamento para o PVCC

 
Na tarde desta sexta-feira (10), aconteceu, na Câmara de Vereadores, o treinamento para os contadores voluntários que irão participar do PVCC (Programa de Voluntariado da Classe Contábil). O lançamento foi realizado pela manhã no Paço Municipal. Guarapuava é a primeira cidade paranaense a receber o PVCC e terá a parceria da prefeitura, CRC-PR (Conselho Regional de Contabilidade) e o IPMCONT (Instituto Paranaense da Mulher Contabilista).
Os participantes do treinamento receberam uma cartilha sobre o funcionamento do programa e diversos temas que envolvem a administração do orçamento familiar. O PVCC tem como seu principal objetivo orientar sobre a gesta da renda, com informações de como evitar o desperdício e o endividamento, mostrando a melhor forma de fazer o aproveitamento da receita doméstica. Segundo a vice-prefeita, secretária da Mulher e diretora regional do Sescap, Eva Schran, o próximo passo será realizar, através da parceria com as associações de moradores, reuniões com a comunidade para apresentar o PVCC. Os voluntários também realizarão orientações individuais para as famílias que fizerem a solicitação.
O vice-presidente do CRC-PR, Fernando Borazo, disse que a classe contábil tem o prazer de colaborar com essa ação. “Nossa contribuição fará com que pessoas sem condições de ter uma assessoria contábil, ou possuem dificuldade em organizar o orçamento familiar, consigam ajuda”. Para João Carlos Trombini, contador há mais de 30 anos, com a facilidade de crédito, muitas famílias precisam dessa assistência, principalmente pelo fato de o descontrole de gastos gerar problemas familiares. “O auxílio para resolver os problemas com o orçamento doméstico beneficia o bem-estar familiar”, acredita.

Guarapuava terá o primeiro Parque Escola Municipal do Paraná

 
Na próxima quarta-feira (15), acontecerá o lançamento do Parque Escola, programa estadual das secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Educação. Guarapuava será a primeira cidade a receber uma sede municipal. O secretário do Estado de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, o prefeito Cesar Silvestri Filho, o presidente do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, e o diretor de Biodiversidade e Áreas de Proteção, Guilherme Camargo, vão participar do evento, que está marcado para 10h, no Centro de Educação Ambiental, que fica no Parque das Araucárias.
Após o lançamento, a partir das 14h, haverá a explanação da metodologia do programa a diretores e pedagogos. “O intuito dessa formação é fazer com que os participantes repassem os métodos de trabalho e objetivos do programa aos demais funcionários das escolas onde trabalham”, explica o secretário Municipal do Meio Ambiente, Celso Araújo. Segundo ele, o Parque Escola irá beneficiar estudantes e população em geral de Guarapuava e região, através de educação ambiental, além do suporte e ampliação da pesquisa científica. “A parceria que estamos realizando com o Estado fará com que a população aumente seu conhecimento em relação ao meio ambiente. Também queremos que a comunidade saiba que a Unidade de Conservação Parque das Araucárias está à disposição de todos”.
Parceria entre Município e Estado
Para que receba um Parque Escola, o município deve ter uma unidade de conservação com biodiversidade, ecossistema existente e localização dentro ou próximo ao perímetro urbano. “Técnicos da SEMA e do IAP vieram até a cidade e constataram que nossa Unidade de Conservação possuía essas características. Assim, o Parque das Araucárias se tornou a primeira Unidade de Conservação Municipal a receber o Parque Escola”, reforça Celso Araújo. “Há outros Parques, mas todos estão dentro de unidades estaduais sob a coordenação do Governo do Estado. O diferencial em Guarapuava é que será em uma unidade de conservação municipal, com gestão da prefeitura”, finaliza.

Através de parceria, Prefeitura e CRC-PR vão orientar famílias sobre orçamento familiar


A gestão familiar é o primeiro passo para uma vida financeira equilibrada e longe do superendividamento. Com o objetivo de orientar a população sobre esse tema, a Prefeitura de Guarapuava lançou o PVCC (Programa de Voluntariado da Classe Contábil), através de uma parceria com o CRC-PR (Conselho Regional de Contabilidade) e o IPMCONT (Instituto Paranaense da Mulher Contabilista). O evento, realizado na manhã desta sexta-feira (10), no Paço Municipal, reuniu representantes das entidades parceiras, das associações de moradores, de instituições de ensino, dos movimentos de mulheres, da área contábil e vereadores.

Durante a solenidade, que aconteceu na sala de reuniões do gabinete, o prefeito Cesar Silvestri Filho ressaltou os benefícios do programa e reforçou que na administração municipal está sendo feito o mesmo. “Como para as famílias, o crédito está disponível para a prefeitura, mas, com planejamento e boa gestão, vamos administrar os recursos públicos da melhor forma possível”, afirma. “Nossa parceria com os contabilistas cresce a cada dia, por isso estamos melhorando a qualidade dos serviços, com a modernização do sistema de atendimento, para que vocês consigam trabalhar ainda de forma mais eficiente”.

A parceria com a prefeitura teve a participação direta da vice-prefeita, secretária da Mulher e diretora regional do Sescap, Eva Schran. “Com esse programa e o lançamento da cartilha sobre orçamento familiar, Guarapuava ganhará projeção nacional, por isso me sinto muito feliz em participar deste momento”, destaca Eva, que, em 2010, foi eleita contadora emérita na Convenção dos Contabilistas do Paraná. “Na convenção deste ano, na próxima semana, em Foz do Iguaçu, deixaremos o exemplo de Guarapuava que sai na frente com o Programa de Voluntariado”, comemora.

No período da tarde, o evento prossegue na Câmara de Vereadores com treinamento dos contadores voluntários. “Os participantes se inscrevem e, após o treinamento, poderão acompanhar as famílias que têm dificuldades em administrar o orçamento familiar. Neste sentido, é fundamental a participação das associações de moradores que irão organizar o cronograma de reuniões”, explica a presidente do CRC-PR, Lucélia Lecheta. O presidente da UGAM (União Guarapuavana de Associações de Moradores), Jacir Queirós, também acredita no sucesso do programa. “Essa parceria vai contribuir para que as famílias, de qualquer classe social, possam administrara melhor a sua renda”.

Encontro finaliza com assinatura de convênio entre Assistência Social e Faculdade Campo Real

 
Nesta quinta-feira (9), aconteceu, na Faculdade Campo Real, o terceiro e último dia do Encontro Social Responsabilidade Compartilhada - Dialogando em Rede, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria Estadual de Políticas sobre Drogas. “O encontro teve o resultado que esperávamos, pois os temas e os especialistas experientes mantiveram o público interessado durante esses três dias. Nesse primeiro encontro, planejarmos as ações que serão desenvolvidas no município”, disse a secretária Cristina Silvestri.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Além das palestras, o evento teve um espaço aberto para perguntas dos vários profissionais da educação, saúde e assistência social, estudantes e representantes de entidades, conselhos, Ongs, órgãos públicos, comunidades terapêuticas, igrejas e da área de segurança. Entre os participantes do debate estavam o psicólogo da Faculdade Campo Real, Aroldo Tuiochi Sato, o médico psiquiatra do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Marcelo Mayor, o promotor de Justiça Claudio Cortesia, o inspetor da Vigilância Sanitária, Alexandre Fernando de Souza, o coordenador Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Carlos Alberto Peixoto Batista, e os conselheiros Marcos Aurélio Pinheiro e Jonatas Davis de Paula.
Convênio
Durante o evento, foi assinado um convênio entre a Secretária de Assistência Social e a Faculdade Campo Real, através do qual estudantes do mestrado em Psicologia vão atender quatro famílias que já são acompanhas pela Assistência Social, por causa de problemas envolvendo as drogas. “Este será o primeiro trabalho de acompanhamento com as famílias, o usuário passará a ser atendido em uma clínica terapêutica com profissionais especializados”, esclarece Cristina Silvestri.
O acordo também propõe uma pesquisa de campo, com apoio de outras instituições, para verificar a situação dos dependentes químicos em Guarapuava, número de usuários e os tipos de drogas mais usados. A intenção é fazer um diagnóstico preciso da situação para a execução de programas específicos.
Conselho Municipal
Um dos temas importantes discutidos foi a intenção de criar o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, que envolverá várias entidades governamentais e não governamentais. Para o desenvolvimento do trabalho, será estipulado um fundo municipal. “As pessoas estão abrindo os olhos diante desse problema tão grande. Nós, guarapuavanos, não podemos fazer de conta que não existe, precisamos nos reunir, dialogar em rede, enfrentar a situação e mudar a realidade”, finaliza a secretária.
Segundo o coordenador estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Carlos Alberto Peixoto Baptista, a partir do encontro serão elaboradas novas estratégias para o enfrentamento ao uso das drogas na cidade. “Esse trabalho já vinha sendo pensado desde o ano passado, juntamente com o prefeito Cesar Filho, pois sabemos da importância do trabalho em rede, que agora é realidade em Guarapuava”.
O promotor de justiça da 1ª Vara Criminal de Guarapuava, Cláudio Cortesia, falou do trabalho que vem sendo feito pelo Ministério Público. “A maioria dos usuários recai porque não basta o internamento. É preciso um trabalho interssetorial e intersecretarial, além de um lugar que abrigue os usuários. Em 2008, o Gaeco [Grupo de Atuação Especial de Combate do Crime Organizado] prendeu 106 traficantes na cidade. Em 2009, foram 67 prisões. Então é preciso recuperar o usuário, não basta combater o tráfico”, opina.
Palestras
No terceiro e último dia de encontro, os palestrantes enfocaram outros temas importantes para a capacitação dos participantes. Pela manhã, o conselheiro da Coned (Coordenadoria Estadual de Políticas sobre Drogas), Marcos Aurélio Pinheiro, destacou A importância do acolhimento nas diversas políticas setoriais. Na sequência, o também conselheiro Jonathas Davis de Paula palestrou sobre o tema Mudando comportamentos: o comportamento da sociedade e as drogas. À tarde, o representante regional do programa Amor Exigente, de Maringá, Gustavo Augusto Serpa Rocha, apresentou o projeto Amor exigente da família.

Guarapuava promove a 5ª Conferência das Cidades na próxima semana

 
A Secretaria de Habitação e Urbanismo promove, nos próximos dias 15 e 16, no auditório da Faculdade Campo Real, a 5ª Conferência Municipal das Cidades, coordenada pelo Concidade (Conselho do Plano Diretor de Guarapuava). Durante o evento, que terá como tema“Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”, serão discutidas propostas em relação à moradia, mobilidade e planejamento urbano.
A finalidade da conferência, alémde indicar prioridades de atuação ao Ministério das Cidades e aos órgãos competentes do Estado e municípios ligados ao desenvolvimento urbano e rural, é discutir o texto base da Conferência Nacional das Cidades. No dia 16, os inscritos serão divididos em grupos para apresentação e votação das propostas relacionadas a um dos quatro eixos propostos. “Há muitos anos, o município foi construído sem um ordenamento que pudesse assegurar a qualidade de vida aos cidadãos e a sustentabilidade para o crescimento com bem-estar para todos. É chegada a hora dos cidadãos promoverem esta mudança, através de uma reforma urbana, na qual, juntos, vamos definir o futuro de Guarapuava”, afirma o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre.
No evento, será consolidada a gestão democrática das cidades do Paraná, elegendo os membros do Conselho das Cidades para o triênio 2013/2017. Também serão eleitos 28 delegados -representantes do poder público, sociedade civil, movimentos sociais e populares, entidades sindicais, empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano e entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, além de conselhos profissionais e organizações - que irão participar da Conferência Estadual, em Foz do Iguaçu, e Nacional, em Brasília (DF).
Os 4 eixos estruturantes:
1 - Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU
2 - Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU
3 - Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial
4 - Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade
Programação
Dia 15 de maio
19h30 – Abertura oficial
20h – Palestra geral sobre a importância e avanços da conferência
21h30 – Entrega de certificados aos membros do Concidade
22h – Encerramento
Dia 16 de maio
8h – Inscrições – credenciamento– coffee Break
9h – Abertura da programação
9h15 – Noções sobre o regimento, condução das atividades e divisão dos grupos temáticos
10h – Palestra dos facilitadores, elaboração e entrega de propostas
12h – Intervalo para almoço
13h15 – Apresentação e votação das propostas
14h – Eleição de delegados para a 5ª Conferência Estadual das Cidades
15h – Eleição de entidades para o Concidade
16h – Apresentação dos resultados das eleições e encerramento

Projeto da Secretaria de Agricultura prevê readequação da estrada entre a Palmeirinha e Campina do Simão


A Secretaria de Agricultura de Guarapuava recebeu resposta positiva da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) sobre a proposta que prevê a melhoria da estrada que liga o Distrito da Palmeirinha a Campina do Simão. Ainda este mês, técnicos do órgão estadual virão ao município para fazer o levantamento final do projeto. Com a readequação, os produtores rurais terão 17 quilômetros totalmente recuperados.

Segundo o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, o projeto só será possível devido à parceria entre o poder público e a iniciativa privada. “A prefeitura entra com o projeto, o maquinário e a execução da obra. Já os agricultores viabilizarão o cascalho, o óleo diesel, o manejo e a conservação de solos no entorno da estrada”. Os produtores familiares não terão participação financeira na readequação.

Vezzaro afirmou que a obra é aguardada há muitos anos. “Com essa parceria, o município sairá da teoria para a prática, suprindo uma necessidade antiga”. A readequação terá o apoio do Sindicato Rural, Coamo, Sociedade Rural e Cooperativa do Vale e Agrária. Várias reuniões já aconteceram para tratar do assunto, com a participação de agricultores e vereadores. “A relevância da obra é grande, pois, além de melhorar a qualidade das vias de transporte dos moradores da região, escoamento dos produtos da agricultura familiar, irá beneficiar o fluxo agropecuário, pois dados da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento mostram que trafegam nesta estrada, anualmente, aproximadamente 500 milhões em valores de produção agropecuária da região”.



Patrulha do Campo

No mês passado o governador Beto Richa entregou, através do Programa Patrulha do Campo, duas patrulhas rurais ao prefeito Cesar Filho e outros prefeitos dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal Vale do Rio Jordão (Candói, Pinhão e Reserva do Iguaçu). As patrulhas serão utilizadas na execução dessa e de outras obras. O consórcio foi o único a receber duas unidades da patrulha rural, num total de 26 máquinas.

Prefeitura amplia prazo para pedido de isenção do IPTU

 
 
A Prefeitura de Guarapuava prorrogou, esta semana, o prazo para o pedido de isenção do pagamento do IPTU. A dispensa, que deveria ser feita até dia 30 de junho, segue agora até o dia 29 de novembro. Segundo o diretor do Departamento de Fiscalização, João Cesar Loures, com a medida a população terá mais tempo para fazer a solicitação.
Os aposentados e pensionistas com renda de até três salários mínimos e apenas um imóvel próprio podem fazer o pedido da isenção. Eles devem vir ao Paço Municipal com a cópia do RG e CPF, comprovante de rendimento do INSS e, no caso dos pensionistas, a certidão de casamento e de óbito.
Loures lembra que, apesar do prazo ter sido estendido, a população não deve deixar para requerer a solicitação nos últimos dias. Mais informações pelos telefones (42) 3621-3043, 3621-3044 ou 3621-3045.