quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Grupo anfitrião se preparam para o Festival da Melhor Idade






O grupo anfitrião do 7º Festival da Melhor Idade, da melhor idade, que representa a Prefeitura de Guarapuava, já se prepara para o evento. Serão apresentadas duas coreografias, uma country e outra axé, para a cerimônia de abertura. Os ensaios ocorrem as segundas, quartas e sextas-feiras, no período da tarde, na Academia Gloss. O festival, promovido pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Indústria, Comércio e Turismo, acontecerá entre os dias 12 e 15 de setembro, no Pahy Centro de Eventos.

Vera Lúcia Grummt, 62 anos, está ansiosa por mais uma edição do evento. Ela leva os ensaios a sério, pois quer apresentar uma coreografia perfeita. “Os ensaios são fundamentais para que não ocorram falhas. Estamos ansiosos para o grande dia, pois somos os anfitriões e queremos colaborar da melhor maneira possível com o evento”, diz. Se depender coreógrafo do grupo, Telmo Conceição Passos, o grupo vai brilhar. “A expectativa é muito grande e, já que o grupo representa os idosos de Guarapuava, queremos mostrar que pessoa da melhor idade pode e deve curtir a vida”, afirma o coordenador do programa Ginástica nos Bairros.

Cesar Filho se reúne com representante da Azul para reativar linha aérea em Guarapuava



 
A atual administração municipal quer reativar a linha área em Guarapuava. O assunto foi discutido durante reunião em Curitiba, esta semana, quando o relações institucionais da Azul, Victor Rafael Rezende Celestino, confirmou ao prefeito Cesar Silvestri Filho o interesse da empresa em promover voos diários entre Guarapuava e Campinas, conectando o município do Centro do Paraná a mais de 100 destinos em todo o Brasil. A concretização está associada ao plano regional de ampliação dos aeroportos, anunciado pelo Governo Federal. O Aeroporto Tancredo Thomaz de Faria foi incluído entre os 50 que serão beneficiados na primeira etapa.
 
“Em um momento oportuno, no qual estudamos a possibilidade de ampliar nossos voos, a Prefeitura de Guarapuava nos apresentou o potencial da cidade. Acreditamos neste potencial, pois Guarapuava está estrategicamente posicionada no Centro do Paraná e tem grande importância regional”, diz Celestino. Segundo o relações institucionais da Azul, a terceira maior companhia aérea do país, existe a possibilidade de que os voos comecem no primeiro semestre de 2014, a depender da confirmação do plano de aviação regional do Governo Federal.
 
Em contrapartida, a Prefeitura de Guarapuava terá de fazer alguns investimentos para que o aeroporto possa receber as aeronaves ATR 72-600, com capacidade para 70 passageiros. “A atual adiministração está empenhada em não perder esta oportunidade e fazer com que Guarapuava se conecte com mais de 100 destinos de todas as regiões do país, através do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, Estado de São Paulo, um importante centro de tráfego aéreo no Brasil”, ressalta Cesar Filho, que esteve acompanhado do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, e do procurador geral do Município, Fábio Farés Decker. Técnicos da Azul visitarão o aeroporto de Guarapuava nas próximas semanas.

Modernização dos semáforos proporcionará economia de 90% aos cofres públicos




A Prefeitura de Guarapuava, a Secretaria de Obras e a Companhia Força e Luz do Oeste, com o apoio do Guaratran, concluíram a substituição das 329 lâmpadas incandescentes por módulos de LED, com alta eficiência e durabilidade, em todos os semáforos da cidade. A mudança garante a redução no consumo de energia e com gastos em manutenção, além de maior segurança no trânsito, beneficiando condutores e pedestres. A companhia elaborou o projeto e a prefeitura foi responsável pela execução.
O prefeito Cesar Silvestri Filho destaca que haverá uma queda significativa na conta de luz do município, diminuindo os gastos em 90%. “A conta anual, que passa de R$ 40.000,00 ao ano, cairá para R$ 4.000,00, proporcionando redução aos cofres públicos. Além disso, a maior durabilidade do LED faz com que os gastos com manutenção diminuam e também os transtornos que as trocas das lâmpadas causam”. Segundo o engenheiro de tráfego do Guaratran, César Sanchez, a iluminação dos semáforos também é um ponto positivo da alteração. “Com a incidência do sol, as lâmpadas incandescentes, que já possuem baixa luminosidade, prejudicam a visibilidade e deixam o trânsito perigoso. Já com o LED isso não acontece”, explica.
De acordo com o coordenador do Programa de Eficiência Energética da Força e Luz do Oeste, Jonas Gonçalves, outras cidades já aderiram à mudança, mas Guarapuava foi o município com maior abrangência. “No estado de São Paulo, cidades, como Bragança Paulista e Assis, trocaram suas lâmpadas, mas aqui o alcance foi maior, chegando a 100%”, aponta. O engenheiro explica que os LEDs possuem vida útil de 100.000 horas, enquanto as lâmpadas incandescentes duram apenas 4.000 horas.

Frente Parlamentar Contra o Crack é formalizada na Câmara de Curitiba


Vereadores querem políticas que acolham usuários com foco na prevenção
 
Para frear a multiplicação de usuários de crack, foi formalizada a Frente Parlamentar Contra o Crack e outras Drogas da Câmara Municipal, nesta terça-feira (13), com objetivo de fortalecer iniciativas articuladas de prevenção, enfrentamento ao tráfico de drogas, e principalmente de cuidado ao viciado. Segundo o presidente do colegiado, vereador Valdemir Soares (PRB), a ação do crack é devastadora e logo na primeira dose vicia, abate famílias e afeta diretamente a sociedade em geral, portanto requer ações pontuais para tratar o assunto de forma abrangente.
Ele alertou sobre a relação de outros comportamentos causados pelo uso da droga que só pioram o contexto social, como a prostituição das usuárias, falha na estruturação familiar que exigem a formulação de políticas, e representam na Câmara o início do combate ao crack e demais entorpecentes. “Se omitir é incentivar a morte, é imprescindível um diálogo com os outros setores do governo e da sociedade civil, em todas as esferas”, acrescentou Soares.
Entre as iniciativas que devem ser desenvolvidas estão a qualificação dos agentes que trabalham na recuperação dos viciados, a pré-profissionalização e a importância das atividades paralelas culturais e esportivas. Segundo presidente, o foco na conscientização tem gerado bons resultados com a recuperação de jovens através de frequentes eventos, nos quais representou a Câmara Municipal, realizados com a colaboração de grupos voluntários como Curitiba Te Quero Sem Drogas e Força Jovem, ao longo do ano. "O esporte e a cultura são as grandes armas contra as drogas, prova disso são os jovens recuperados que hoje multiplicam a mensagem sobre os perigos das drogas,” disse o vereadorque pretende levar, através da Frente, vários eventos alusivos à luta contra as drogas.
Ele ressaltou em especial a “Seletiva Nocaute ao Crack”que reuniu 20 combates de diversas modalidades de artes marciais e lotou a estrutura do Círculo Militar, que comporta cerca de cinco mil pessoas. “Destaco aqui o Nocaute ao Crack, que mobilizou milhares de jovens. Esta é uma luta para salvar vidas”, resumiu o vereador. Além dessa ação, ocorre há três meses a “Copa Libertadores do Crack”, todos os finais de semana com partidas de futsal simultâneas em três quadras cedidas pela Prefeitura, nas quais as 64 equipes batizadas com nomes dos bairros de Curitiba disputam e levam mensagens de conscientização e cartilhas de orientação sobre os perigos das drogas.
Neste ano já ocorreram eventos ligados ao basquete “Enterrando o Crack”, skate “Manobra Contra as Drogas” e os próximos são o “Olé nas Drogas” com futebol e o Nocaute ao Crack oficial com lutas profissionais.
Também compõem Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas o vereador Cristiano Santos (PV) na vice-presidência, Beto Moraes (PSDB), Chicarelli (PSDC), Jorge Bernardi (PDT), Noemia Rocha (PMDB), Paulo Salamuni (PV), Rogério Campos e Tiago Gevert, ambos do PSC.