quinta-feira, 18 de julho de 2013

No Xarquinho, Secretaria da Mulher dá início ao Projeto Orquídea

 
 
Nesta quinta-feira (18), a Secretaria da Mulher lançou o Projeto Orquídea no Xarquinho. A abertura aconteceu na Casa da Cidadania, da Igreja São Pedro e São Paulo, com a presença da prefeita em exercício, Eva Schran. O projeto oferece cursos de artesanato, orientações sobre orçamento familiar, cooperativismo e direitos da mulher.
Eva Schran ressalta que o projeto quer incentivar a participação e a inclusão das mulheres na sociedade. “Com a produção de peças de artesanato, as mulheres podem gerar renda familiar. No curso de cooperativismo, vamos ensiná-las a serem empreendedoras, vendendo o que produziram, proporcionando força e autonomia”, explica. As aulas serão desenvolvidas durante três meses, todas às quintas-feiras, das 14 às 16h30, pelas artesãs Lucia Padilha e Olga Bilek.
Para a dona de casa Maria Aparecida Ferreira, 58 anos, o projeto também proporciona a união das mulheres do bairro. “Além de aprendermos coisas novas, nós temos a oportunidade de sair de casa, conversar e participar de momentos de interação e alegria”, afirma. Todas as mulheres interessadas, de qualquer bairro, podem participar do Projeto Orquídea, que tem a parceria do Sebrae, Sesi/Senai e Unicentro. Após a conclusão dos cursos no bairro Xarquinho, o projeto será levado para a Palmeirinha.

Abertura dos Jogos da Juventude será nesta sexta-feira

 
Guarapuava recebe, pela primeira vez, os Jojup’s (Jogos da Juventude) - categoria B, que credencia os campeões da fase final à categoria A. O Ginásio Trianon será palco da abertura nesta sexta-feira (19), a partir das 19h, com apresentações de jazz e hip-hop que animarão a 27ª edição da disputa. O evento terá a presença da prefeita em exercício, Eva Schran, e do secretário de Esportes, Celso Góes, que, junto com as delegações dos 15 municípios participantes, vão acompanhar o jogador de handebol Leonardo Mattozo de Oliveira acender a pira olímpica. Já o atleta de futsal Juan Elisander Myszka representará os participantes no juramento.
 
As competições iniciam na manhã de sábado com a disputa de futebol de campo entre General Carneiro x Rio Bonito do Iguaçu, às 8h30, no estádio Waldomiro Gelinski. Pela manhã, também começam as competições do futsal e, à tarde, as disputas do handebol, basquete e vôlei. Nos ginásios do Trianon, Santa Terezinha, Joaquim Prestes e do Colégio Visconde também haverá disputas, nas quais atletas de 17 a 19 anos competem até o dia 25.
 
 
Serviço: Abertura dos Jogos da Juventude
 
Data: Sexta-feira (19/07/13)
 
Hora: 19h
 
Local: Ginásio Trianon

Lideranças de Guarapuava e região discutem a criação de fundo indenizatório para o abate de animais com tuberculose

 
O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, recebeu líderes dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária (CSAs) da região de Guarapuava, nesta quarta-feira (17), em Curitiba. A criação de um fundo indenizatório para o abate de animais com tuberculose foi o tema da reunião, que teve a presença do secretário municipal de Agricultura, Itacir Vezzaro, do presidente do Sindicato Rural e do CSA de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, do diretor-presidente da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Inácio Afonso Kroetz, além de representantes da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e da Assembleia Legislativa. 
Ortigara solicitou a contribuição das lideranças para encaminhar uma mensagem de lei à Assembleia Legislativa constituindo um fundo para indenizar os produtores. Segundo Inácio Kroetz, a Adapar abre hoje uma consulta pública, com duração de 30 dias, sobre a adoção de medidas mais rígidas para melhorar a qualidade do leite no Paraná envolvendo o controle de enfermidades como brucelose e tuberculose. Os interessados podem contribuir com sugestões no endereço eletrônico www.adapar.pr.gov.br.
Para Itacir Vezzaro, é fundamental que seja criado o fundo indenizatório para o setor produtivo, especialmente, para a cadeia do leite. “Esse problema não é só da nossa região, mas de todo o Paraná, por isso estamos nos mobilizando em prol da erradicação da tuberculose e da brucelose. Temos de garantir a sanidade agropecuária para oferecermos produtos de qualidade ao mercado interno e ampliarmos a exportação”, disse. O assunto também foi discutido no Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Sanidade Animal, que aconteceu no último dia 5, no Sindicato Rural, com representantes de Guarapuava, Turvo, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Candói, Cantagalo, Campina do Simão e Prudentópolis.