quinta-feira, 18 de julho de 2013

Lideranças de Guarapuava e região discutem a criação de fundo indenizatório para o abate de animais com tuberculose

 
O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, recebeu líderes dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária (CSAs) da região de Guarapuava, nesta quarta-feira (17), em Curitiba. A criação de um fundo indenizatório para o abate de animais com tuberculose foi o tema da reunião, que teve a presença do secretário municipal de Agricultura, Itacir Vezzaro, do presidente do Sindicato Rural e do CSA de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, do diretor-presidente da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Inácio Afonso Kroetz, além de representantes da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e da Assembleia Legislativa. 
Ortigara solicitou a contribuição das lideranças para encaminhar uma mensagem de lei à Assembleia Legislativa constituindo um fundo para indenizar os produtores. Segundo Inácio Kroetz, a Adapar abre hoje uma consulta pública, com duração de 30 dias, sobre a adoção de medidas mais rígidas para melhorar a qualidade do leite no Paraná envolvendo o controle de enfermidades como brucelose e tuberculose. Os interessados podem contribuir com sugestões no endereço eletrônico www.adapar.pr.gov.br.
Para Itacir Vezzaro, é fundamental que seja criado o fundo indenizatório para o setor produtivo, especialmente, para a cadeia do leite. “Esse problema não é só da nossa região, mas de todo o Paraná, por isso estamos nos mobilizando em prol da erradicação da tuberculose e da brucelose. Temos de garantir a sanidade agropecuária para oferecermos produtos de qualidade ao mercado interno e ampliarmos a exportação”, disse. O assunto também foi discutido no Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Sanidade Animal, que aconteceu no último dia 5, no Sindicato Rural, com representantes de Guarapuava, Turvo, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Candói, Cantagalo, Campina do Simão e Prudentópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário