terça-feira, 24 de maio de 2011

Sedu forma mais de 6 mil servidores em Gestão Pública‏



O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu), realiza nesta quarta-feira (25), às 20 horas, a formatura da primeira turma de servidores públicos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, na modalidade EAD (Ensino à Distância). Com a presença do governador Beto Richa e do secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, a solenidade será realizada por vídeo conferência, com transmissão ao vivo a partir de Curitiba.

Na capital paranaense, a colação de grau reunirá cerca de 700 graduandos no espaço Central Hall, localizado na rua João Negrão, 1140, bairro Rebouças.

O curso foi ofertado por iniciativa do Governo do Paraná, em parceria com as secretarias de Estado da Administração e Previdência (Seap) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Escola de Governo e Instituto Federal do Paraná (IFPR), em continuidade ao programa de Qualificação de Servidores Públicos do Estado do Paraná.

Foram ministradas aulas virtuais-presenciais para 6.036 alunos/servidores federais, estaduais e municipais, de 148 pólos diferentes, distribuídos em 104 municípios. Como continuação do incentivo à qualificação, o programa do governo estadual prevê, ainda para este ano, a criação de oito cursos de pós-graduação Latu Sensu voltados à área de Administração Pública.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, as inovações prosseguem. “Vamos continuar e inovar. Uma das novidades será um curso específico para formar conselheiros do Conselho das Cidades do Paraná (ConCidades). Formaremos esses agentes e depois pretendemos expandir para outras áreas como educação e saúde, pois a participação desses agentes nos conselhos é uma obrigatoriedade legal”, destacou Cezar Silvestri.

De acordo com o secretário, a formação dos servidores em Gestão Pública proporcionará um salto na qualidade dos serviços prestados tanto pelo Estado quanto pelos municípios. “Com a qualificação conseguimos preparar os servidores públicos para prestar serviços de melhor qualidade e atender a população de forma mais eficiente e eficaz”, concluiu.





Serviço:

Assunto: Formatura de 6 mil alunos do Curso Superior em Gestão Pública
Data: 25/05/2011
Horário: 20h
Local: Central Hall – Rua João Negrão, 1140, bairro Rebouças, Curitiba – PR.

Legenda: As aulas foram ministradas através do sistema presencial-virtual, onde os servidores se reuniam em telessalas para assistir as aulas

Saiba o que é o OXI, a nova droga da morte




Algumas regiões do Brasil começam a viver o fantasma do surgimento de uma nova droga bem mais devastadora que o terrível crack. Ela pode matar o dependente em um ano. Trata-se do oxi (de oxidado), uma mistura de pasta-base de coca ou cocaína refinada, cal virgem, querosene ou gasolina e ácido sulfúrico (água de bateria automotiva). Também é possível encontrar a presença de ingredientes como cimento, acetona, amônia e soda cáustica.

De consumo igual ao do crack, o oxi vem se popularizando rapidamente devido ao seu baixo custo. Cada pedra tem o valor médio de 2 reais, enquanto o crack tem seu preço que pode variar entre 5 e 15 reais. As pedras podem ser mais amareladas ou mais brancas, dependendo da quantidade de querosene ou cal.

Além do seu preço, outros fatores contribuem bastante para que a droga se espalhe rapidamente: facilidade de produção e o seu potencial alucinógeno. Assim como o crack, o oxi provoca rapidamente o dobro de alucinação comparando-se com a cocaína e pode ser produzido em qualquer lugar sem que haja necessidade de técnica apurada e equipamento sofisticado.

Até o momento faltam pesquisas científicas sobre os danos provocados à saúde. Sabe-se apenas que por causa da composição formada por elementos químicos agressivos, ela afeta o organismo mais rapidamente, como, por exemplo, o aumento da pressão arterial, alto risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

A única pesquisa conhecida sobre a droga foi feita, em 2005, por Álvaro Augusto Andrade Mendes, vice-presidente da Associação Brasileira de Redução de Danos (Aborda), que acompanhou 100 pacientes que fumavam oxi. Ele chegou a uma terrível constatação: a droga matou um terço dos usuários no prazo de um ano.

Além do alto risco de morte no médio prazo, seu uso contínuo provoca reações intensas. São comuns vômito e diarréia, aparecimento de lesões precoces no sistema nervoso central e degeneração das funções hepáticas. “Solventes na composição da droga podem aumentar seu potencial cancerígeno”, explica Ivan Mario Braun, psiquiatra e autor do livro Drogas: Perguntas e Respostas.

Danos à saúde:

*Na boca, provoca a perda dos dentes e queimaduras nos lábios;

*Fígado, devido a sobrecarga de toxinas acarreta inflamação do órgão;

*O rim também é afetado;

*Nos pulmões, a cal provoca enfisema;

*No coração, devido ao estreitamento dos vasos sanguíneos, aumenta a possibilidade de hipertensão e infarto;

*No cérebro, pode provocar derrame e perda de memória.

Fonte: Super RG

Pai mata filho e em seguida comete suicídio




Uma tragédia foi registrada nesta segunda-feira (23/05) no município de Matelândia. Clodoaldo Berlanda com idade aproximada de 35 anos matou com um disparo de arma de fogo o filho Gabriel de apenas quatro anos de idade e em seguida, também com um tiro de revólver se suicidou.

Familiares sentiram falta de Clodoaldo e da criança por volta das 19h deste domingo (22/05) e na manhã desta segunda por volta das 10h, populares avistaram um veículo Vectra GT que era usado pelo homem próximo a comunidade do Alto Barreirão, interior da cidade.

Dentro do veículo, eles avistaram os corpos sem vida de pai e filho e comunicaram à Polícia Civil do município.

Os corpos foram levados na tarde desta segunda ao IML de Cascavel onde passarão por necropsia e em seguida serão liberados para o velório que acontecerá em Matelândia.

Fonte: CGN Cascavel

Produtores aguardam votação do Código Florestal




De Brasília, o presidente do Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Centro do Paraná, Anton Gora, informou que existe um consenso de que a votação do Código Florestal tem que ser feita ainda hoje (24). “A confusão está grande. Até mesmo a atriz Christiane Torloni está aqui, defendendo a Amazônia”, contou, por telefone.

Durante a manhã, cerca de 800 produtores rurais de Goiás e Minas Gerais fizeram uma manifestação no Congresso Nacional, destacando a importância da aprovação da proposta de Aldo Rebelo.

Assessoria de Imprensa – Release 477 - 24.05.2011

Sindicato Rural de Guarapuava – (42) 3623-1115 - ACESSE o SITE www.srgpuava.com.br