sexta-feira, 28 de junho de 2013

Resumo de Notícias...

Prefeitura começa a renovar maquinário da Surg

Uma das propostas da atual gestão é renovar a frota da Surg (Companhia de Serviços Urbanos de Guarapuava). Para dar início a esse processo, o prefeito Cesar Silvestri Filho entregou, na tarde desta sexta-feira (28), uma restroescavadeira traçada ao presidente da Surg, Fernando Damiani, e ao funcionário José Matias Ferreira, que vai operar a máquina. “A prefeitura está voltando a investir em maquinário, pois é grande a demanda de serviços e os equipamentos não suprem a necessidade”, esclarece o prefeito.
A Surg possui apenas uma retroescadeira, adquirida há 27 anos e que está sendo utilizada no aterro sanitário. “Essa nova retroescavadeira traçada foi adquirida com recursos próprios do município. É um equipamento fundamental para a Surg, pois utilizamos em vários serviços, como desobstrução de rios, abertura de valas, limpeza de galerias pluviais, entre outros. José Matias Ferreira, mais conhecido como seu Juca, aprovou a nova máquina.
 

Fundação Proteger
O prefeito cumpriu outra agenda fora do Paço Municipal nesta sexta-feira. Cesar Filho e o presidente da Fundação Proteger, José Silton Justus, visitaram o Berçário Municipal, um abrigo especial e uma casa de acolhimento especial. “Durante a visita ao berçário, definimos algumas melhorias que devem ser feitas para a melhor qualidade de vida das crianças”, destaca Justus. Além disso, o prefeito atendeu a solicitação da entidade para mudar o endereço da casa de acolhimento.“O local é utilizado há muitos anos e já não oferece condições boas de moradia para os acolhidos, por isso vamos fazer a mudança assim que encontrarmos um espaço mais adequado”, finaliza.
 
Celebrando a Vida finaliza com bate-papo saudável

Encerrando as ações da semana Celebrando a Vida, o Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, da Secretaria de Assistência Social de Guarapuava, promoveu um bate-papo saudável com os integrantes do grupo ProJovem e o epistemólogo Maurício Marques Canto Júnior, especialista na área de dependência química. O evento ocorreu no Cras Xarquinho, na tarde desta sexta-feira (28).
Com uma linguagem informal, o convidado respondeu a todas as perguntas depositadas em uma urna pelos jovens. Segundo o Maurício Marques Canto Júnior, trabalhos preventivos e de conscientização como esse são importantes para que os jovens possam entender a realidade em que vivem e possam transformá-la. “O princípio da ação é o sonho e os jovens só podem sonhar com o que conhecem, por isso precisamos mostrar a eles que o mundo é maior que o limite de seus olhos”, avalia. “Estive recentemente nos Estados Unidos e o trabalho de prevenção realizado lá é semelhante às ações que vem sendo prestadas aqui pela Assistência Social”,conclui.
“Aprendemos mais sobre os riscos das drogas e seus efeitos, além de conhecermos as consequências que o vício pode trazer. A partir de hoje, darei mais valor à vida e aos meus estudos, porque sei que assim vou conquistar tudo o que desejo”, opina o estudante Maicon Dalvan Ribeiro, 17 anos.
Bairro Santana já integra Programa de Coleta Seletiva
 

Desde esta sexta-feira (28), os moradores do bairro Santana podem contar com a coleta seletiva. Com isso, a Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava está atuando em cinco locais da cidade. O programa já é desenvolvido nos bairros Santa Cruz, Trianon, Batel e dos Estados. A coleta ocorre semanalmente das 13 às 18h. Todos os materiais – papel, vidro, metal ou plástico, ao invés de descartados no lixo comum, podem ser separados.

Bairros e dias de coleta
Santa Cruz: segunda-feira
Trianon: terça-feira
Batel: quarta-feira
Bairro dos Estados: quinta-feira
Santana: sexta-feira

Conferência Municipal de Educação será realizada dia 2

 
Com o objetivo de incentivar e fortalecer debates sobre as necessidades educacionais, analisar os desafios e oferecer subsídios à formulação, adoção de políticas públicas e, principalmente, para definir ações e estratégias relacionadas ao plano nacional, a Secretaria de Educação e Cultura realiza, no dia 2 de julho, a 2ª Conferência Municipal de Educação. Representantes das escolas, Cmeis, entidades sindicais, movimentos sociais e conselhos, gestores educacionais, estudantes e pais vão participar do evento, que inicia às 7h30, no auditório Francisco Contini da Unicentro.
Com o tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”, a conferência municipal é uma preparação para a etapa estadual que acontece de 24 a 26 de setembro, em Curitiba. Durante o encontro, serão debatidos 7 eixos base da Conae (conferência nacional) e os participantes, divididos em grupos, irão definir propostas que serão levadas à conferência estadual.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Sandra Zanette, está prevista a participação de aproximadamente 300 pessoas no evento. “A conferência é um momento democrático de participação de toda comunidade escolar na definição e no acompanhamento da política educacional. Há muito tempo não tínhamos tantos profissionais da educação interessados em discutir políticas públicas voltadas à educação” afirma.
Programação
7h30 – Credenciamento
8h – Momento Cultural
8h15 – Abertura solene e composição da mesa
8h45 – Leitura do regimento
9h – Palestra com a secretária educacional da APP (Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná), Walkíria Olegário Mazeto
10h – Palestra sobre o Plano Nacional da Educação com o deputado federal Angelo Vanhoni
10h15 – Início das atividades nos eixos
12h – Intervalo para o almoço
13h – Retorno das atividades nos eixos
15h15 – Intervalo
15h30 – Apresentação das propostas e plenária geral
17h – Encerramento

Companhia cênica realiza último ensaio para abertura dos Jogos Escolares‏


Na noite desta quinta-feira (27), quem passou pelo Ginásio Joaquim Prestes teve uma prévia de como será a abertura da fase final dos Jogos Escolares do Paraná (categoria B - 12 a 14 anos), que acontece nesta sexta-feira (28), às 19h. A Companhia Cênica Jones Guerra preparou um espetáculo para encantar atletas, público e convidados. Estudantes de várias escolas e grupos folclóricos vão contar a história de Guarapuava, com teatro, música, dança, mímicas e muita luz e cor.

A apresentação, que começa com a colonização de Guarapuava, passando pelas lendas, terá a participação de aproximadamente 100 pessoas. “São alunos e representantes dos Grupo Folklorístico Italiano Anima, do CTG Chaleira Preta e dos Suábios do Danúbio que vão mostrar nossa história. Além disso, teremos o envolvimento dos atletas”, adianta Jones Guerra, destacando a importância do evento ser organizado por empresas locais. “Esses eventos que Guarapuava está recebendo, após muito tempo, vem contribuir com a valorização das empresas locais de vários setores, como iluminação, som, entre outros”. Após o espetáculo, terá a abertura solene e o desfile das delegações.

As fases finais dos Jogos Escolares têm a parceria das secretarias estaduais do Esporte e da Educação, dos Núcleos Regionais de Educação e das federações que administram o desporto no Paraná. Uma ampla organização está sendo preparada para receber os atletas. Cada secretaria municipal ficou responsável em “apadrinhar” as delegações. Está foi uma maneira que a prefeitura encontrou para oferecer maior atenção aos atletas. Os secretários e a sua equipe ficarão responsáveis em verificar o funcionamento das instalações das escolas onde a sua delegação ficará alojada e também acompanhar as visitas turísticas pela cidade.

Na abertura, entre as inúmeras atrações, às 21h, haverá uma apresentação que promete agitar e esquentar o público, a Pro Tork Alto Giro Show. O espetáculo com motocicletas acontecerá no estacionamento do Joaquim Prestes. Com motos de 50 a 1000 cilindradas, os pilotos executam manobras como saltos em arcos de fogo, pirâmides, empinadas e derrapagens. Efeitos especiais e a interação tornam a apresentação ainda mais empolgante.

Hoje:Abertura da fase final dos Jogos Escolares terá inúmeras atrações

 
A abertura da fase final dos Jogos Escolares do Paraná (categoria B - 12 a 14 anos), nesta sexta-feira (28), às 19h, no Ginásio Joaquim Prestes, será um espetáculo para encantar atletas, público e convidados. Haverá uma apresentação de dança sobre a história de Guarapuava, sua colonização e lendas; seguida da abertura solene e o desfile das delegações. Para proporcionar melhor comodidade e acessibilidade aos competidores, durante o evento, cada secretaria municipal vai “apadrinhar” uma ou mais delegações.
A abertura terá a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, e do secretário de Esportes, Evandro Rogério Roman, além dos secretários do município, atletas, familiares e público em geral. As fases finais dos Jogos Escolares têm a parceria das secretarias estaduais do Esporte e da Educação, dos Núcleos Regionais de Educação e das federações que administram o desporto no Paraná.
Uma ampla organização está sendo preparada para receber os atletas. Cada secretaria municipal ficou responsável em “apadrinhar” as delegações. “Está foi uma maneira que a prefeitura encontrou para oferecer maior atenção aos atletas. Os secretários e a sua equipe ficarão responsáveis em verificar o funcionamento das instalações das escolas onde a sua delegação ficará alojada e também acompanhar as visitas turísticas pela cidade”, explica uma das coordenadoras dos jogos, Viviane Ribas, do Departamento de Cerimonial e Eventos da prefeitura.
A coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, na Secretaria de Estado do Esporte, Marcia Tomadon, está em Guarapuava acompanhando os preparativos. “A cidade de Guarapuava está pronta para receber os Jogos Escolares. Será uma festa linda do esporte escolar paranaense. Temos trabalhado muito na edição de 2013 que marca uma data especial, os 60 anos da competição. Tivemos um aumento de participantes em relação a 2012, o que mostra o crescimento do evento”, destaca.
Competição
A competição prossegue até o dia 6 de julho e deve reunir cerca de 5.000 atletas, representando 32 delegações que vão competir em 16 modalidades: atletismo, badminton, basquete, bocha adaptada, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, lutas, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez e, pela primeira vez na história dos Jogos Escolares, golfe adaptado - destinado a pessoas com necessidades especiais.
Os jogos acontecerão nos ginásios Joaquim Prestes, Trianon, Santa Terezinha, Guarapuava Esporte Clube, dos colégios Visconde de Guarapuava, do Sesi, do Belém, do Imperatriz, no Espaço do Cidadão Santana, no 26º GAC e na Acre (Unicentro).
Pro Tork Alto Giro Show
Na abertura, entre as inúmeras atrações, às 21h, haverá uma apresentação que promete agitar e esquentar o público, a Pro Tork Alto Giro Show. O espetáculo com motocicletas acontecerá no estacionamento do Joaquim Prestes. Com motos de 50 a 1000 cilindradas, os pilotos executam manobras como saltos em arcos de fogo, pirâmides, empinadas e derrapagens. Efeitos especiais e a interação tornam a apresentação ainda mais empolgante.
Serviço: Abertura da fase final dos Jogos Escolares
Data: Sexta-feira (28/06/13)
Hora: 19h
Local: Ginásio Joaquim Prestes