Nesta terça-feira (14), finaliza o cadastramento para a regularização fundiária dos pequenos agricultores com área de até 50 hectares. Até agora, a Secretaria de Agricultura de Guarapuava registrou 366 inscrições. O processo está sendo realizado com a parceria do ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geociências) e Emater.
Esta semana começa a segunda etapa do processo, com o levantamento das coordenadas geográficas das terras cadastradas. Em seguida, haverá uma chamada pública para dar início ao georeferenciamento, que consiste na medição dos terrenos e o reconhecimento por parte dos vizinhos dos donos das terras.
Segundo o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, a expectativa da entrega dos documentos para as famílias está em torno de até um ano e meio. “Com a parceria, o agricultor está ganhando muito tempo, pois, se esse processo fosse realizado de forma particular, a emissão do documento demoraria cerca de 10 anos”.
Secretaria de Educação promove evento sobre a diversidade étnico-racial
Entre terça e sexta-feira (14 a 17), das 14 às 16h, alunos de 14 escolas municipais do campo e seis da área urbana, que integram o Programa Mais Educação, vão visitar a Câmara Municipal como parte da programação que comemora a diversidade étnico-racial. Desta vez, será lembrado o Dia da Abolição da Escravatura - 13 de maio. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação.
Os estudantes vão conversar com os vereadores e representantes da secretaria sobre vários temas. “Além disso, seu Josoel de Freitas, o Tuto, um dos grandes representantes do povo negro no município, vai expor sua arte e nos passar um pouco de sua experiência”, disse Mariluz Marques, da Secretaria de Educação. “Com esta atividade, contemplamos a lei 10.639, que prevê a obrigatoriedade da literatura africana no currículo escolar”, acrescenta, lembrando que outras etnias serão tema de eventos como esse.
Cras Xarquinho homenageia mães
Como parte da programação em comemoração ao Dia das Mães, o Cras Unidade I do Xarquinho promoveu um chá, com sorteio de brindes, doados pela Secretaria de Assistência social, brincadeiras, dinâmicas e apresentação do grupo de dança de rua, capoeira e violão do Projovem. Cerca de 50 mães que integram dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos e de gestantes do Cras participaram da tarde festiva, no último dia 10.
Professora representará Guarapuava em curso de capacitação nos EUA
A professora Carolina Merisio representará Guarapuava em um curso de capacitação de seis semanas nos Estados Unidos, entre 24 de junho e 2 de agosto deste ano. Ela e outros 19 docentes paranaenses de língua inglesa, na rede pública de ensino, foram classificados pela Comissão Fulbright, a Embaixada dos EUA e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Carolina, que é professora de inglês na Usina do Conhecimento, no Colégio Ana Vanda Bassara e Leni Marlene Jacob, visitou o prefeito Cesar Silvestri Filho para compartilhar sua conquista. “Desejo que o curso lhe traga ainda mais experiência para que você possa contribuir com o ensino da língua inglesa em nossas escolas”, ressalta o prefeito.
O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA busca fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, estimular o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula. “É uma grande conquista não apenas para mim mas também para a Educação de Guarapuava”, afirma Carolina, que terá todas as despesas pagas com o curso, alojamento, alimentação, seguro saúde, passagens aéreas e materiais escolares, além de uma ajuda de custo.