segunda-feira, 13 de maio de 2013

Reuniões antecipam a Conferência Municipal de Educação

 
 

 
Guarapuava se prepara para a II Conferência Municipal de Educação, que acontece no próximo dia 28, no auditório Francisco Contini, na Unicentro. O evento, que possibilita a participação da sociedade nas discussões pertinentes ao setor, terá a presença de representantes das escolas, Cmeis, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, movimentos sociais e conselhos.
 
A conferência, que está sendo organizada pela Secretaria de Educação de Guarapuava, inicia às 7h30, com a abertura solene e apresentações artísticas. Depois estão programadas as palestras da secretária educacional da APP (Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná), Walkíria Olegário Mazeto, e do deputado federal Angelo Vanhoni sobre o Plano Nacional da Educação. À tarde, os participantes serão divididos em grupos para discutirem os eixos propostos pela Conae (Conferência Nacional de Educação). Também será analisado o conteúdo desenvolvido desde a Conferência Municipal de 2010.
 
Várias reuniões foram realizadas, no começo do mês, com representantes das 45 escolas municipais e dos 14 Cmeis para a discussão do documento base da Conae. No próximo dia 16, esse conteúdo será repassado aos outros professores, que poderão opinar e sugerir novos temas. “Podem participar da Conferência Municipal os representantes das diversas categorias, então estamos realizando encontros para ampliar a participação. Nosso objetivo é que todos possam contribuir com esse processo de melhoria da educação em Guarapuava”, esclarece a secretária de Educação, Sandra Zannette.
 
As deliberações resultantes das conferências Municipal e Estadual, que acontecerá em Curitiba, serão apresentadas pelos delegados na Conae, que está programada para ocorrer em fevereiro de 2014, em Brasília (DF).
 
 
 
Eixos da Conae 2014
 
1- O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e regulação;
2- Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;
3- Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente;
4- Qualidade da Educação: democratização ao acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;
5- Gestão democrática, participação popular e controle social;
6- Valorização dos profissionais da educação: Formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;
7- Financiamento da educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário