segunda-feira, 13 de maio de 2013

Guarapuava se mobiliza para combater o abuso sexual de crianças e adolescentes

 
Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a Secretaria de Assistência Social, a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) de Guarapuava organizaram uma ampla programação. A intenção é que essas ações se tornem um marco para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta pelo fim das violências sexuais contra meninos e meninas. 
 
Nesta segunda e terça-feira (13 e 14), tem distribuição de materiais educativos nos postos de combustíveis e adesivagem em táxis. No dia 17, às 9h, uma grande caminhada de conscientização vai envolver várias entidades, alunos da rede pública de ensino e professores. Todos irão usar algo branco ou amarelo para lembrar as cores da campanha. A saída será em frente à Praça Cleve, passando pela XV de Novembro e finalizando na rua Saldanha Marinho. As ações terão o apoio do Sest/Senat e Guaratran.
 
Em parceria com a Secretaria de Educação e o NRE (Núcleo Regional de Educação), foi programada uma mesa redonda para acontecer no dia 22, das 13 às 17h, na Faculdade Guairacá. Durante o dia, várias palestras serão oferecidas aos profissionais da educação. “É importante ter um dia dedicado aos educadores, pois eles possuem um vínculo social e comunitário com as famílias e pessoas próximas às crianças e, muitas vezes, sentem medo ou não sabem como proceder diante da ocorrência de uma violência sexual”, esclarece a assistente social Silvia de Lourdes Haile Chagas Jurchaks.
 
As atividades de conscientização continuam sendo desenvolvidas nos Cras e entidades de Guarapuava durante vários dias. “A mobilização precisa ser permanente, pois essas violências acontecem dia após dia. Estamos trabalhando com grupos comprometidos em manter a campanha ativa nos locais onde atuam”, destaca a secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri.
 
 
Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente
 
Desde fevereiro de 2012, várias reuniões foram realizadas para discutir casos especiais com representantes das escolas, Cras e entidades de assistência social de Guarapuava. Com o objetivo de melhorar o enfrentamento aos diversos tipos de violência e para proporcionar melhor direcionamento desses casos, foi criada a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. “Nossa intenção é visar ações integradas e interssetoriais para prevenir a violação dos direitos das crianças e adolescentes, em atenção ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e à Política Nacional de Assistência Social (PNAS)”, explica a secretária.
 
A rede tem a participação das secretarias de Assistência Social, de Educação e de Saúde, Conselho Tutelar, Nedij - Unicentro (Núcleo de Estudos de Defesa e Direitos da Infância e da Juventude), NRE, Apae, Cáritas Socialis, Fundação Proteger, Abser, Promotoria da Vara da Infância e da Juventude e Conselho dos Direitos da criança e do Adolescente, entre outras entidades.
 
As denúncias podem ser feitas aos Cras pelo telefone (42) 3622-2411, ao Conselho Tutelar pelo 3623-1551 ou no plantão 8401-4693. As ligações podem ser feitas de forma anônima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário