
O Ministério da Educação (MEC), por intermédio das secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), divulgou em 3 de outubro a relação dos grupos PET (Programa de Educação Tutorial) aprovados no edital Nº 09 – Programa de Educação Tutorial - PET 2010. De forma inédita, a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) teve 2 grupos aprovados neste edital, sendo um do Departamento de Filosofia e outro do Departamento de Química.
O PET foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o Programa propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.
Coordenado pela Diretoria de Ação Pedagógica (Dirpape) da Unicentro, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o processo interno de seleção de propostas contou com a participação de representantes das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e de Extensão e Cultura (Proec), além da contribuição dos tutores dos grupos existentes. Das dez propostas internas, duas foram selecionadas conforme as especificações e determinações do edital, culminando na aprovação de ambas pelo MEC. Confirmando o bom processo de seleção interna, a proposta do grupo PET/Filosofia foi classificada em primeiro lugar no lote em que concorreu, ficando à frente de instituições mais consolidadas, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). A proposta do Grupo PET/Química também obteve excelente classificação no processo de seleção feito pelo MEC.
O reitor da Unicentro, professor Vitor Hugo Zanette, ressaltou a importância desta conquista e parabenizou todos os envolvidos no processo pelo êxito alcançado. “Estão de parabéns todos os docentes dos departamentos que se envolveram no processo e toda a equipe da Proen que mostrou a competência e a qualidade de seu trabalho, ao enviar propostas de alto nível para concorrer com demandas de todo território nacional. Uma Universidade jovem como a Unicentro obter classificação à frente de propostas apresentadas por instituições que são consideradas as melhores do país é, sem dúvida, algo digno de registro e de louvor”, afirmou o reitor.
Já o vice-reitor, professor Aldo Nelson Bona, ao parabenizar os envolvidos pela conquista, ressaltou, também, a importância dos grupos PETs para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação e enalteceu as políticas do Ministério da Educação, que retomaram e ampliaram o financiamento do programa, desde há muito estancado e ameaçado de extinção no final da década de 1990. “A retomada dos investimentos públicos no ensino superior e na pesquisa e o início do investimento em políticas de extensão é que tem propiciado o avanço e a consolidação de muitas universidades e, dentre elas, a Unicentro. Nosso corpo docente e nosso corpo técnico-administrativo tem demonstrado sua competência na captação de recursos e na aprovação de projetos que elevam a qualidade dos serviços que prestamos. É motivo de orgulho pertencer à nossa Unicentro”, concluiu o vice Reitor.
A Unicentro conta agora com seis grupos PET. Além dos novos grupos, a instituição já contava com o PET/Geografia-G, PET/Letras-G, PET/Física-G e PET/Agronomia-G. Juntos, os grupos contam atualmente com 40 bolsistas discentes. Todos os anos, os grupos PET/Unicentro abrem editais para ingresso de pelo menos quatro novos bolsistas e membros voluntários.
O edital de resultados com a relação dos grupos PET aprovados pode ser acessado no endereço: http://portal.mec.gov.br/