quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cesar Silvestri Filho entrega carteirinha de Vigilante da Democracia para estudantes do colégio Paulo Leminski


O deputado estadual Cesar Silvestri Filho recebeu alunos da escola Paulo Leminski na tarde desta quinta-feira (1) no gabinete da presidência na Assembleia Legislativa do Paraná para fazer a entrega da carteirinha de Vigilante da Democracia.

O projeto Vigilantes da Democracia é desenvolvido pela Rede de Participação Política do Empresariado e por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná. Através de um site os estudantes fazem um monitoramento da atuação dos políticos do Estado. “Essa é uma parceria que vocês estão fazendo conosco, cobrando e acompanhando os nossos trabalhos. A vigilância de vocês é uma forma de fortalecer a Assembleia, porque vocês vão passar adiante as nossas ideias e propostas”, expôs o deputado Cesar Filho.

Durante os meses de setembro e outubro, os alunos participaram de oficinas de educação política coordenadas por universitários da UFPR que monitoram o trabalho de 89 políticos por meio do portal Vigilantes da Democracia, mantido pela iniciativa da Fiep. “Esse projeto foi piloto no colégio Paulo Leminski e os alunos puderam ver que eles podem participar ativamente da política municipal e estadual”, explicou Daniele Rodrigues, coordenadora do grupo de pesquisa sobre internet e política da UFPR.

Assis Mendes Junior um dos alunos que recebeu a carteirinha de Vigilante da Democracia e segundo o próprio estudante foi ele mesmo quem escolheu o deputado Cesar Silvestre Filho para avaliar seus trabalhos. “Minha mãe sempre votou no Cesar Filho e por isso resolvi escolher ele e ver quais são suas ações. Achei que ele é muito bom porque trabalha com a saúde e educação. Ele é um deputado dedicado e certamente meu voto vai para ele!”, avisa o estudante que reforçou a atenção: “Agora é vigilância é 24 horas”.



Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho

Foto: Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho

Cesar Silvestri Filho e deputados conseguem aprovação do substitutivo ao projeto da ADAPAR


Um substitutivo geral ao projeto de lei nº 847/11, de autoria do Poder Executivo, criando a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), foi aprovado nesta quarta-feira (30), pelos deputados, que votaram a matéria em segunda discussão. Cesar Silvestri Filho (PPS) é um dos deputados que assinou o substitutivo, que foi encaminhado na forma de emenda.



O substitutivo garante aos funcionários lotados hoje no Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (DEFIS) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), as mesmas vantagens salariais que serão oferecidas aos servidores da ADAPAR. Também inclui no inciso III, do artigo 3º, a responsabilidade pela fiscalização de “vegetais”.



Por outro lado, duas emendas modificativas, apresentadas pela bancada do Partido dos Trabalhadores, que já haviam sido rejeitadas na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foram discutidas em Plenário, acabaram novamente derrubadas. Elas pretendiam alterar os artigos 8º e 9º do projeto. Acrescentavam ainda que os cargos de fiscal devem ser ocupados por funcionários de “nível médio profissionalizante - técnico agropecuário”.



Autarquia - O projeto encaminhado pelo Governo estabelece que a ADAPAR será uma autarquia vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, com patrimônio e receitas próprias e autonomia administrativa, técnica e financeira. O órgão contará com quadro próprio de pessoal: são 600 cargos de fiscal de defesa agropecuária e outros 600 de assistente agropecuário que serão criados por lei.



A Agência será responsável pela promoção da defesa agropecuária e inspeção sanitária dos produtos de origem animal; prevenção, controle e erradicação de doenças animais e pragas vegetais, além do controle e fiscalização da regularidade e da qualidade dos insumos utilizados na agricultura e pecuária, entre outras atribuições. Conforme o Governo, o Paraná é um dos mais importantes produtores rurais do País, respondendo por mais de 20% da produção de grãos e por mais de 15% do faturamento bruto no campo.



Assessoria de Imprensa ALEP

Foto: Nani Gois/Alep

Cesar Filho garante acompanhamento para criação de escolas bilíngues no Paraná





O deputado estadual acompanhou a comunidade de surdos de Guarapuava em audiência com Flávio Arns e defendeu a criação das escolas bilíngües, com aulas de Libras e Português

Para dar continuidade à proposta de criação de escolas bilíngues no Paraná, o deputado estadual Cesar Silvestri Filho acompanhou a Comunidade Surda de Guarapuava em audiência com o Secretário de Educação e vice-governador do Paraná, Flávio Arns.

A reivindicação da comunidade é antiga. Em setembro deste ano os representantes dos surdos já estiveram na Assembleia para apresentar a todos os deputados a pauta do movimento surdo e a defesa das escolas bilíngües, ou seja, aulas em língua brasileira de sinais (Libras)  e língua portuguesa como uma segunda língua escrita. “O deputado Cesar Silvestri Filho foi um dos parlamentares que se interessou pela nossa causa e passou a nos dar apoio”, explicou a professora Sueli Fernandes.

Assim, como representante da comunidade dos surdos, o deputado fez uma explanação sobre a necessidade de se criar escolas bilíngues no Estado, com as Libras sendo a primeira língua do ensino. “Os surdos tem nível de conhecimento e capacidade para ter uma inclusão plena no mercado de trabalho, mas precisam de orientação educacional e isso se consegue com professores capacitados para dar aulas em libras”, explicou o deputado.

Segundo Flávio Arns, a comunidade foi bem representada pelo deputado que recebeu elogios do secretário. “O deputado deu todos os argumentos possíveis para levarmos adiante essa reivindicação. E sou totalmente a favor do pedido de vocês. Vamos fazer nossa parte e se fizermos certo, o Paraná torna-se referência, então, que sejamos referência!”, concluiu Flávio Arns, pedindo para que a comunidade elabore um plano com as necessidades e coloquem em discussão com a comunidade.

Baixo Aprendizado – Uma das reivindicações para a criação de escolas bilíngues é a qualidade de ensino oferecida aos surdos, pois hoje a política do Governo Federal de estimular a inclusão colocou alguns alunos surdos em escolas regulares, o que na prática apresenta resultados com baixo aprendizado, já que os professores não preparam as aulas pensando nos surdos. “Quando o professor vai dar aula para um surdo é preciso ter alguns cuidados didáticos, por isso, se nós investíssemos mais tendo escolas de referencia bilíngue com professores bilíngues e mais alunos surdos dentro da mesma sala existiria uma interação maior entre os alunos e sem dúvida, uma inclusão mais efetiva”, completou Cesar Filho.

Decreto – O deputado Cesar Filho também entregou ao secretário Flávio Arns um decreto publicado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab em 11/11/2011, criando seis escolas bilingues tendo a Libras como primeira língua. “Isso foi um grande incentivo para a comunidade dos surdos e com esse exemplo podemos ter um modelo para seguir”, comentou Cesar Filho.



Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho

Foto: Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho


Cesar Filho consegue ordem para licitar trevo de acesso ao Distrito Industrial de Atalaia‏


O trevo de acesso ao Distrito Industrial de Atalaia, no km 260 da PR 466, pelo qual o deputado Cesar Silvestri Filho vem lutando desde o início de seu mandato, finalmente começa a tomar forma. O Governador Beto Richa assinou a ordem para licitar a obra na qual serão investidos R$ 600 mil reais.

O Distrito Industrial de Atalaia conta hoje com cerca de 20 empresas instaladas no local, grande parte do setor madeireiro, e um fluxo diário de cerca de 150 caminhões bitrens carregados com toras e outros produtos a obra é necessária para garantir um trânsito seguro na região. “Essa é uma antiga reivindicação da sociedade de Guarapuava. Com essa liberação vamos garantir a segurança da comunidade e a produção das indústrias de nossa região”, comentou o deputado.



Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho
Foto: Arquivo Gabinete Cesar Silvestri Filho

PSD Guarapuava organiza seus núcleos Jovem e da Mulher e prepara encontro regional

 
O diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD), coordenado por seu presidente Celso Góes, prepara encontro regional em Guarapuava.
O evento acontecerá no sábado, 10 de dezembro, no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava, com início às 10h, e deverá contar com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, pré candidatos, filiados e simpatizantes do PSD de mais de 30 municípios pertencentes as regiões da Cantuquiriguaçu e Amocentro. O Deputado Federal Eduardo Sciarra, Presidente da Executiva Estadual do partido já confirmou presença.
O PSD realizou encontros regionais em São José dos Pinhais, Pato Branco, Cascavel. Neste final de semana haverá encontros em Londrina (02), Maringá (03). Na sexta-feira (09) o encontro acontece em Ponta Grossa.
Em Guarapuava o PSD já conta com 62 filiados e está trabalhando a sua estrutura organizacional. Já foram criadas duas instâncias de trabalho, o PSD Jovem e o PSD Mulher, que tem como coordenadores Pedro Moraes e Sandra Prado, respectivamente.
Em âmbito nacional e estadual o partido se organiza em quatro instâncias de trabalho, o PSD Jovem, o PSD Mulher, o PSD Trabalhista e o PSD Empreendedor.
Serviço:
Diretório Municipal do PSD de Guarapuava
Presidente: Celso Góes
Contato:psdguarapuava@hotmail.com –Celular (42) 3035-4342.