quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Resumo de Notícias

 

merendeiras
Auxiliares de serviços gerais participam de curso de formação

Nesta quarta e quinta-feira (11 e 12), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promove um encontro de formação profissional e de valorização pessoal para os auxiliares de serviços gerais das escolas municipais, Cmeis, Casa da Cultura e Museu Municipal. O evento, que está sendo coordenado pelo Departamento de Merenda Escolar, acontece nos períodos da manhã e da tarde, na Faculdade Campo Real.

Entre os temas abordados na capacitação, que terá a participação de 275 pessoas, divididas em dois grupos, estão saúde da mulher, segurança do trabalho, espiritualidade, além de motivação pessoal. A formação tem a parceria da Secretaria da Saúde, Sesi, Senai, Ong Mocidade para Cristo, SPA Limpeza e Mary Kay Cosméticos.









Prefeito Cesar Filho assina títulos e escrituras de concessão de lotes

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, assinou, na manhã desta quarta-feira (11), oito escrituras e títulos de concessão de lotes localizados em vários bairros da cidade, regularizando a situação e proporcionando segurança jurídica às famílias. “Essas foram as primeiras famílias. A atual administração vai continuar esse processo até regularizarmos a situação de todas as famílias nesta situação”, afirma o prefeito.

Segundo o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, a prefeitura vai fazer a regularização fundiária de aproximadamente 1.500 lotes. “Com as escrituras e títulos em mãos, as famílias podem fazer o registro em cartório, tornando-se assim proprietárias de fato e de direito de seus lotes, tendo acesso a vários benefícios, como financiamentos, por exemplo”, esclarece.







Prefeitura propõe lei para a desburocratização da remissão de foro

A Secretaria de Habitação e Urbanismo de Guarapuava encaminhou ao Legislativo o projeto de lei 0039/2013, que propõe a modernização administrativa e a desburocratização da remissão de foro no município. O número de terrenos foreiros é muito expressivo e a lei vai facilitar a baixa (cancelamento da restrição administrativa do imóvel) por parte de proprietários e corretores imobiliários, garantindo o direito pleno sobre a área.

Segundo o secretário Flávio Alexandre, o objetivo é agilizar o processo eliminando a pendência que o terreno tem na prefeitura. “O processo que acontece dentro da prefeitura dura, no mínimo, 45 dias. Agora, o proprietário irá ao tabelionato e fará um requerimento, junto com a cópia da lei, e levará para o cartório de registro de imóveis para dar a baixa no terreno, sem necessidade de vir ao Paço Municipal”, explica. “A demora prejudica a população no momento de fazer um financiamento do terreno”, exemplifica.

 







Procon auxilia consumidores em ação no Calçadão da XV

Na tarde desta quarta-feira (11), o Procon de Guarapuava, em comemoração ao 23º aniversário do Código de Defesa do Consumidor, realizou uma ação no Calçadão da XV em frente à Praça 9 de Dezembro. A equipe, que recebeu o apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), orientou a população sobre seus direitos e as relações de consumo com empresas. Também foi possível registrar reclamações. Segundo o coordenador do Procon, Weslley Aredes, as mais comuns foram contra as companhias telefônicas. “Um dos objetivos, além de trazer informações, é abrir um espaço e aproximar o órgão das pessoas que não têm tempo de se deslocar até o local de atendimento para realizar uma reclamação”.





Prefeitura de Guarapuava vai distribuir 2.600 toneladas de calcário

 

calcario
A Secretaria de Agricultura de Guarapuava começou a distribuição de 2.600 toneladas de calcário. A entrega faz parte das ações previstas no programa Vida Rural. Serão beneficiados 260 produtores familiares, 60 a mais que no ano passado. Cada um pode receber até 10 toneladas do produto. De acordo com o secretário Itacir Vezzaro, as associações selecionaram os agricultores tendo como base a necessidade do produto e a renda dos inscritos. “Após recebermos os nomes dos selecionados, técnicos da secretaria estiveram nas propriedades, analisaram o solo e calcularam a quantidade necessária de calcário”, explica.

A secretaria fornecerá, além do calcário, o transporte e aplicação do produto, sem custo, a 58 produtores. Os demais terão apenas a despesa com o transporte e a aplicação. “O calcário faz a correção de solo, diminuindo a acidez e permitindo que os nutrientes sejam melhores absorvidos pela plantação. Isso influencia no aumento da produtividade de qualquer cultura e na recuperação da pastagem”, esclarece o engenheiro agrônomo e técnico da secretaria de Agricultura, Hamilton Mello, destacando que o Governo do Estado contribuirá com 580 toneladas das 2.600 que serão distribuídas no município.

Os agricultores beneficiados se inscreveram no primeiro semestre deste ano. “Quem não conseguiu se inscrever este ano pode procurar as associações ou entidades nas quais estão cadastrados para fazer a solicitação. Em 2014, a prefeitura pretende aumentar significativamente o número de beneficiados e distribuir 5.000 toneladas de calcário”, finaliza o secretário. Mais informações pelo telefone (42) 3629-6112.

Em café da manhã, Sindicato Rural presta homenagem aos veterinários




Em homenagem a uma das categorias profissionais que contribuem com o sucesso e o desenvolvimento agropecuário da região, na manhã desta quarta-feira, 11, o Sindicato Rural de Guarapuava promoveu o café da manhã alusivo ao dia do médico veterinário. O evento atraiu 25 profissionais da região e ocorreu no salão de festas da entidade.



             
O dia do veterinário é comemorado no dia 9, porém o café precisou ser realizado no dia 11, pois nos dias 9 e 10, o Sindicato sediou o 1º Simpósio de Sanidade Animal do Centro-Oeste do Paraná – um evento promovido em conjunto com a Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária (Núcleo Centro-Oeste).
 
Durante a primeira edição do café para veterinários, o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, parabenizou os profissionais presentes e destacou a importância da classe para o setor. “Pretendemos com este café que haja uma maior troca de ideias e informações entre o corpo técnico, sindicato e os produtores. São atividades como essas que podem trazer um estreitamento na relação dos profissionais com o Sindicato. É com grata satisfação que estamos aqui com médicos veterinários, eles que fazem um belo trabalho no sistema produtivo”.
 
O médico veterinário e diretor do sindicato, Jairo Luiz Ramos Neto, também falou sobre a data. “Parabéns aos colegas. Nós temos que valorizar a nossa profissão. A presença do médico veterinário na sociedade urbana e rural é de suma importância. O veterinário sempre foi um profissional que conviveu com setor produtivo e cada vez mais está ao lado do produtor rural”.
 
Um dos médicos veterinários presentes na confraternização, Gildo Warpechowski Gorski, parabenizou o sindicato pela iniciativa. ”Isso faz com que sejamos lembrados como profissionais e fico muito satisfeito com essa lembrança, principalmente vindo de um órgão de importante representação na nossa sociedade”, opinou. 
 
Esse foi o primeiro café da manhã do Dia do Veterinário promovido pelo Sindicato Rural. Este ano a entidade também comemorou o dia do zootecnista. A ideia é calendarizar o evento, assim como já vinha sendo feito no dia do agrônomo.

Prefeitura notifica empresa para que restabeleça sistema de internet‏


A Procuradoria Jurídica do Município de Guarapuava notificou extrajudicialmente, nesta terça-feira (10), a empresa responsável pela manutenção e gerenciamento do sistema de internet livre para que efetue a reparação e restauração do sistema sob a pena de serem adotadas as medidas administrativas cabíveis, inclusive o cancelamento imediato do contrato.

A prestadora de serviço tem o prazo de 48 horas, ou seja, até amanhã, para cumprir a determinação, conforme previsto na legislação que rege os contratos públicos. O contrato com a prestadora de serviço foi assinado em 13 de abril de 2012.

Conforme relatório apresentado pelo DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), há problemas em 6 antenas de internet livre, sendo que 4, em Entre Rios, Ginásio Joaquim Prestes, Santa Cruz e Parque das Araucárias, estão totalmente paradas. “A licitação foi feita às pressas e o projeto não apresenta os requisitos mínimos e necessários para oferecer um bom serviço à população. As instalações estão em péssimas condições. Encontramos, por exemplo, cabos de rede não blindados, conector de aterramento mal fixado e infiltrações”, observa o secretário de Finanças, Anderson Neitzke.
“Após tomarmos as medidas necessárias para que a população continue tendo acesso ao serviço de internet grátis, aguardamos o completo restabelecimento do sistema. Se a empresa não atender a notificação, cancelaremos o contrato e a prefeitura realizará um novo processo licitatório”,garante o procurador geral do município, Fábio Farés Decker.