quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Hospital São Vicente realiza solenidade de entrega das novas UTIs adulto e neonatal


Nesta sexta-feira, dia 26, a provedoria do Hospital São Vicente de Paulo realiza a solenidade de entrega das novas UTIs adulto e neonatal, pediatria, neurologia e recepção. O evento acontece às 11 horas, com a presença de funcionários, convidados, do secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo, do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, do deputado estadual e prefeito eleito de Guarapuava, Cesar Filho, e demais autoridades da região. 
O provedor do hospital, Antônio Cezar Ribas Pacheco, afirmou que a instituição aproveitou a abertura e parceria da Secretaria de Estado da Saúde, do Governo do Estado e do deputado estadual Cesar Filho para, com planejamento e muito trabalho, viabilizar essas importantes obras, que irão beneficiar Guarapuava e região. “Dessa forma, dotando o São Vicente com estrutura física, equipamentos e pessoal técnico e administrativo para atendimento em todas as políticas de proteção à saúde”. 
A vice-provedora do São Vicente, Viviane Ribas, enfatizou que essa conquista é resultado do trabalho de muitas mãos. “Essa nova fase do hospital demonstra que, por maiores que sejam as dificuldades, quando se trabalha em prol de um único objetivo tudo é possível”, ressaltou, agradecendo a todos que se doaram pelo hospital: provedoria, corpo clínico, colaboradores, além da Regional de Saúde. “Também não podemos esquecer a atuação política e o espírito público do secretário Cezar Silvestri e do deputado Cesar Filho, que possibilitaram esta importante conquista para a saúde de todos nós guarapuavanos”. 
As obras tiveram investimento de R$ 1 milhão 150 mil reais do Governo do Estado. O maior recurso foi destinado às UTIs. “O acesso para as duas UTIs era o mesmo e esse era apenas um dos itens em desacordo com as normas de saúde, por isso a reforma era fundamental para o credenciamento de todos os leitos no nível 2”, afirmou o gerente de planejamento e infraestrutura, Ingo Krüeger Junior. “São UTIS de primeiro mundo, totalmente preparadas para atender com controle de infecção hospitalar, isolamento, assepsia dos visitantes, sistema de climatização e filtragem do ar. Segue rigorosamente as normas, com tudo que a Anvisa exige às unidades de saúde”.
Outras obras
Após a solenidade, os participantes irão visitar as novas unidades, além de conhecer outras obras em andamento, como a reforma da sala de radiologia e dos 50 novos leitos. “Quando esses novos leitos estiverem concluídos será como se tivesse sido construído um novo hospital. Hoje o São Vicente possui 154 leitos e terá 204”, finalizou o gerente de planejamento e infraestrutura.







Cesar Silvestri Filho participa da entrega das novas UTIs adulto e neonatal do Hospital São Vicente de Paulo em Guarapuava

Foto: Deputado estadual e prefeito eleito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, deputado federal e secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto e provedor do Hospital São Vicente de Paulo, Antonio Cezar Ribas Pacheco, durante assinatura de convênios para a liberação de verbas para o Hospital São Vicente de Paulo.

Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (24), o Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto apresentou do relatório quadrimestral da gestão de sua pasta e conversou com a assessoria de imprensa do deputado estadual e prefeito eleito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS) sobre a construção do Hospital Universitário Regional e Centro Regional de Especialidades de Guarapuava. “O Hospital Regional ganha corpo na medida em que estamos juntos com as forças políticas de Guarapuava, com o prefeito eleito, com os deputados que representam a região trabalhando junto com a Unicentro e o Ministério da Saúde, a faculdade de medicina”, explicou o secretário, lembrando ainda que Guarapuava será uma das poucas regiões do Estado que vai receber investimentos para a construção de um novo hospital. “Precisamos de um bom projeto para o Hospital Universitário Regional de Guarapuava porque o Estado é parcei ro para discutir e financiar esta obra”.

Segundo Caputo Neto, também está na previsão da secretaria de Estado, a construção do Centro de Especialidades em Guarapuava. “Nós já estamos trabalhando nos Centro de Especialidades em todo o Estado, a região de Guarapuava precisa apenas de um bom projeto e um consenso entre os municípios”, lembrando ainda que a prioridade é para investimento na região central do Estado. “Vindo o projeto, nossa prioridade é para investir no centro sul do Paraná. Tenho certeza que até 2014 já teremos um novo Centro de Especialidades para atender toda essa região”.

SAMU Regional

O secretário de Saúde ainda reafirmou a parceria do Estado com o município de Guarapuava. “Guarapuava sempre contou com o nosso apoio, basta ver o que fizemos em pouco tempo como a Farmácia do Paraná, equipamentos para hospital, mamógrafo, investimentos para reformas e ampliações, construção de novos leitos e credenciamento do Santa Tereza para cirurgias bariátricas. Então, se Guarapuava nos disser que pode fazer, que têm possibilidade de atendimentos, nós somos parceiros porque as pessoas estão ganhando e as coisas estão acontecendo no Estado do Paraná”.
O secretário de Saúde ainda chamou a atenção para a situação do SAMU, explicando que o Governo do Estado está buscando investimentos junto ao Ministério da Saúde para a implantação efetiva do projeto. “Desde 2010, quando houve a distribuição de ambulâncias para os municípios do Estado, nada mais foi feito e o projeto do SAMU não funcionou. Infelizmente o município de Guarapuava nem ambulância recebeu, mas agora fizemos uma reivindicação ao Ministério da Saúde para que comprassem as ambulâncias do SAMU”, disse o secretário lembrando que assim que as ambulâncias chegarem haverá um grande esforço da secretaria de Estado junto aos consórcios para a implantação do SAMU Regional em Guarapuava. “O SAMU Regional ajuda muito na urgência e emergência, atenuando e facilitando o atendimento pré-hospitalar, o que muitas vezes pode ser definitivo para salvar uma vida”.




Transição é a prioridade para Cesar Filho; secretariado será montado em dezembro

O prefeito eleito ressaltou que todas as informações divulgadas até o momento sobre sua equipe de governo são especulações

O prefeito eleito Cesar Silvestri Filho (PPS) concentra seus esforços na transição de governo. Nesta segunda-feira, 22, ele afirmou ao Diário que aguarda o agendamento de uma reunião com o atual prefeito, Fernando Ribas Carli, para iniciar os trabalhos. A intenção é concluir o processo durante o mês de novembro e ocupar dezembro com a indicação do secretariado.

“Já solicitei uma audiência com o prefeito e estou aguardando retorno”, contou, em entrevista por telefone. Assim que o encontro for marcado, a equipe de transição será divulgada e os trabalhos se iniciarão. No cronograma de Cesar Filho, todo o processo de adaptação será realizado em novembro.
Para que o planejamento não sofra atraso, a reunião com Carli tem de acontecer entre esta semana e a próxima. A assessoria de comunicação da prefeitura, entretanto, informou não ter recebido a solicitação de audiência e que continua aguardando contato do prefeito eleito para viabilizar uma data.
Relatório
Segundo Cesar Filho, o encontro com o atual prefeito é primordial para o desenvolvimento dos trabalhos. Sem a conversa preliminar, a equipe de transição não tem condições de planejar ações. “Não tenho nenhuma informação sobre como está a prefeitura”, destacou.
De acordo com a LOM (Lei Orgânica do Município) de Guarapuava, o atual administrador tem de entregar ao seu sucessor um relatório especificando a situação financeira da prefeitura. É preciso detalhar, por exemplo, as dívidas do município, o estado de contratos e obras firmadas ao longo da gestão e a situação dos servidores do município.
O prazo para entrega do documento termina 30 dias antes da posse de Cesar Filho. Ou seja, a prefeitura tem até 1º de dezembro para apresentar o balanço. De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, as secretarias já iniciaram o levantamento, mas não há previsão de quando será concluído.
Secretariado

A montagem da equipe de governo será um dos últimos assuntos debatidos antes da posse, de acordo com Cesar Filho. Neste momento, conforme disse, a indicação dos secretários não é prioridade. “Não me reuni com nenhum partido ainda e só vou tratar disso em dezembro”, ressaltou.
“O que posso afirmar é que tudo que foi divulgado até o momento é especulação. Nenhuma das informações foi sequer checada conosco”, enfatizou Cesar Filho.
Na opinião dele, o excesso de boatos pode prejudicar a formação do governo. “Tenho preocupação quando a informação é desencontrada. Pode criar desgaste em relação aos nomes citados”.