sexta-feira, 9 de março de 2012

Diretor financeiro do BRDE esclarece dúvidas sobre linhas de crédito‏


Parceria entre o deputado estadual Cesar Silvestri Filho, Sindicato Rural, Sociedade Rural e a Acig ajuda a aproximar o banco dos empresários rurais e urbanos

Com objetivo de aproximar, cada vez mais, agricultores e empresários do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), o deputado estadual Cesar Silvestri Filho, Sindicato Rural, Sociedade Rural e a Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) realizaram na noite da última quinta-feira, dia 8, palestra sobre linhas de crédito e estratégias de atuação do BRDE em 2012.

No auditório do Sindicato Rural, os participantes assistiram palestra com o diretor financeiro do banco, Jorge Gomes Rosa Filho, que começou falando sobre a atuação do BRDE, que desde o início, em 1961, tem ligação com as cooperativas. “O banco financiou essas cooperativas que, na época, eram armazéns e acompanhou o desenvolvimento desse setor hoje altamente profissionalizado que agregou valor à produção. Nesta transformação, o BRDE sempre esteve presente”.

Em 2012, as linhas de financiamento são divididas em cinco categorias: Finame PSI; BNDES Automático; Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono; Revitaliza e Componentes. Segundo Rosa Filho, o banco de desenvolvimento busca a geração de emprego e redução das diferenças sociais, diferente dos bancos comerciais, por isso a intenção é apoiar de micro a grandes empresas, com juros bem menores e prazos maiores de pagamento. “A indicação do governador é buscarmos e possibilitarmos o desenvolvimento de todas as regiões para que o Paraná seja mais homogêneo”.

Como o BRDE tem uma única agência - que fica em Curitiba -, palestras, como a realizada em Guarapuava, são fundamentais para o setor produtivo. “O banco está atrás de potenciais empreendedores dispostos a criar novos negócios ou ampliar seus investimentos ou, até mesmo, melhorar a eficiência de já existentes com linhas de crédito muito competitivas e atrativas, vinculadas ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)”.

Cesar Filho disse que Guarapuava carece de novos investimentos e empreendimentos mesmo tendo inúmeras pessoas dispostas e com boas ideias. “Nós tomamos a iniciativa para fazer a difusão dessas linhas de crédito e esperar que isso possa surtir resultados. Também visitamos algumas empresas que sabemos ter projetos no BRDE. O Jorge fez questão de conhecer para que possa endossar seu apoio na tramitação desses projetos, que, se forem viabilizados, vão gerar muitos empregos”.

Após a palestra, Rosa Filho, Alaor Valente Neto, advogado técnico, Luis Antônio Werlang, assessor de diretor, e Sérgio Hekave, do atendimento empresarial, esclareceram dúvidas dos participantes, que questionaram sobre elaboração de projetos e tempo de análise. “Queremos formar consultores, por isso haverá uma reunião dia 30, em Curitiba, para ensinarmos sobre elaboração de projetos e assim reduzir o tempo de analise”, adiantou Valente Neto.

O presidente da Acig, José Divonsil da Silva, aprovou as linhas de crédito apresentadas e a forma de aproximação do banco. “O banco vem até as pessoas e tem linhas de crédito para todo e qualquer segmento. É uma linha bastante ampla que qualquer empresário pode se habilitar”.

Para o presidente do Sindicato Rural, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, é extremamente interessante que o banco explique e difunda essas linhas de crédito para o empresariado, tanto urbano quanto rural e mantenha parcerias com Sicredi, Cresol e Sicob. “Ficou claro a intenção do BRDE de fomentar e transferir essas linhas de crédito para o interior, tanto que técnicos do banco estão disponíveis para estarem em Guarapuava a cada duas ou três semanas para orientar sobre os financiamentos”.

Fotos –: assessoria Acig


Governo do Estado abre inscrições para cursos em gestão pública


O Governo do Estado está com inscrições abertas para o curso superior de Tecnologia em Gestão Pública e para três cursos de pós-graduação, direcionados aos servidores municipais e estaduais do Paraná. As inscrições vão até o dia 26 deste mês para os cursos de pós-graduação em Gestão de Pessoas, Políticas Públicas e Logística, e até dia o 15 de abril para o curso superior.

As aulas serão realizadas com transmissão ao vivo, em 200 telessalas distribuídas em todo o Estado, por meio de videoconferência. São sete mil vagas para o curso superior e outras 7.500 vagas para os três cursos de pós-graduação. A meta estadual é formar metade dos 270 mil servidos públicos municipais, através de 20 mil vagas que serão ofertadas até 2013. No momento, 160 mil ainda não têm curso superior.

Com formação adequada, os servidores municipais estarão mais aptos a planejar, desenvolver projetos e programas nas áreas da administração pública, e buscar recursos junto a instituições governamentais e organismos financeiros estaduais, federais e internacionais.

Os cursos são promovidos em parceria entre as secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Administração e Previdência, por meio da Escola de Governo, e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). No decorrer deste ano, outros cinco cursos de pós-graduação serão oferecidos aos servidores públicos.

Mais informações nos sites www.ead.ifpr.edu.br

e polos.ead@ifpr.edu.br

Reunião do PPS: Cesar Filho avalia trabalhos da bancada na Assembleia Legislativa














O deputado estadual Cesar Silvestri Filho esteve na reunião do diretório estadual do PPS nesta segunda-feira (05) para anunciar que assumiu a liderança do partido na Assembleia Legislativa. Ele ocupa a cadeira deixada pelo parlamentar Marcelo Rangel, cumprindo a norma de atender o sistema de rodízio. O bloco da qual o PPS participa na Casa é composto também pelos deputados Douglas Fabricio do PPS e Dr. Batista do PMN, totalizando quatro parlamentares. “A transição foi tranquila e assumo o desafio de liderar o bloco PPS/PMN. Será um trabalho de grande responsabilidade, pois o líder acaba tendo um papel de destaque”, diz Cesar Filho.

Após anunciar oficialmente ao partido a condução à liderança, o parlamentar fez uma retrospectiva das conquistas do PPS na Assembleia Legislativa. “Nossa atuação rendeu bons resultados e marcou a identidade do partido no legislativo. Com união encabeçamos importantes projetos como da ‘Ficha Limpa’ e do incentivo ao esporte. Viabilizamos duas propostas de envergadura e consideramos as sugestões de nossos filiados”, declarou o deputado.


Pré-candidaturas a Prefeito
Na ocasião, Cesar Filho também destacou que os quatro integrantes da bancada são pré-candidatos a prefeito. Além de confirmar seu nome para Guarapuava, o pepessista mencionou que Marcelo Rangel deseja disputar o Poder Executivo de Ponta Grossa, Douglas a prefeitura de Campo Mourão e Dr. Batista a de Maringá. “São nomes que conseguiram destaque na Assembleia”, disse.

O deputado reconhece a importância de o PPS lançar candidatos a prefeito em 2012. "É fundamental criar uma agenda política no Paraná, com representantes do partido e, também, aliados. Queremos apresentar propostas com o perfil do nosso partido", afirma.
Assessoria de Imprensa PPS do Paraná

Cesar Filho e Fernanda Richa reforçam apoio do Estado ao Instituto Dom Bosco













O deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) se reuniu na manhã desta quarta-feira (07) com a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, para falar sobre o apoio do Governo do Estado aos projetos do Instituto Dom Bosco, em Guarapuava. “Sabemos a importância que o Instituto Dom Bosco têm para a comunidade guarapuavana com todos os trabalhos sociais desenvolvidos, por isso vamos nos esforçar ao máximo para garantir o apoio do Estado nos projetos do Instituto Dom Bosco”, afirma Cesar Filho.

O Instituto Educacional Dom Bosco atende hoje mais de 500 jovens entre crianças e adolescentes com cursos de iniciação profissional como informática, digitação, serviço de escritório e espanhol, além de oficinas de violão, artesanato e esporte orientado como o encaminhamento profissional através do programa Jovem Aprendiz. “Os adolescentes que fazem os cursos de serviços de escritório, serviços bancários ou marcenaria, em convênio com o Senai, são encaminhados para o mercado de trabalho”, explica Sirlene Sydor, do Instituto Dom Bosco.


Liberdade Cidadã

Outro projeto desenvolvido pelo Instituto Dom Bosco é o Liberdade Cidadã, que trabalha com menores infratores e oferece os serviços de Liberdade Assistida, com acompanhamento direto e a Prestação de Serviços à Comunidade. “Esses menores infratores que são encaminhados ao Instituto Dom Bosco para serem acompanhados também participam de oficinas e cursos profissionalizantes, pois acreditamos que todos precisam de uma chance para aprender uma profissão e seguir seu caminho na vida”, comenta Sirlene.

O projeto Liberdade Cidadã já é desenvolvido há mais de oito anos pelo Instituto, mas precisa de recursos para manter as atividades e os profissionais. “Vamos dar o apoio necessário que esteja ao nosso alcance para que o Instituto Dom Bosco continue realizando suas atividades que são tão importantes para Guarapuava e região”, finaliza a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho

Câmara Homenageia mulheres


A Câmara Municipal de Guarapuava realizou nesta quinta-feira dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher ) sessão solene que homenageou 12 mulheres que contribuem para o desenvolvimento municipal através de atitudes cidadãs com o Diploma Mulher Cidadã.A honraria foi instituída em 2002 e para comemora os dez anos da certificação, recente os vereadores aprovaram um projeto de resolução de autoria da Mesa Executiva que ampliou de nove para doze homenageadas. Todas as homenageadas nas edições anteriores também foram convidada para participar da sessão solene, 77 no total.O Presidente da Câmara Municipal João Carlos Gonçalves(PSDB) antes da entrega dos diplomas as homenageadas enalteceu o trabalho das três Vereadoras da casa,Almira Angelucci(PTB),Eva Schran(PHS) e Maria Jose(PSDB). “Quero saudar com respeito, admiração e carinho as minhas colegas parlamentares desta casa legislativa.Quero estender esta saudação as demais mulheres Guarapuavanas,as mulheres servidoras publicas,as trabalhadoras da área privada,do lar,aposentadas,pensionistas,desempregadas ,mães ou que não tem filhos.Que são simplesmente mulheres”,parabéns pelo seu dia,disse Napoleão. Segundo Napoleão, o Diploma Mulher Cidadã é um reconhecimento da casa de leis ao excelente trabalho que estas bravas mulheres desempenham com muita seriedade,dedicação e amor. Napoleão como reconhecimento da importância da mulher na política passou a condução dos trabalhos da sessão a Vereadora Maria Jose (PSDB).Ela disse que para a Câmara é uma grande honra homenagear as mulheres de nossa sociedade que se destacam pelo seu trabalho junto a nossa sociedade.O Plenário da Câmara ficou completamente lotado com amigos e familiares das homenageadas.A cerimônia contou ainda com a presença de enumeras lideranças.O Prefeito foi representado pela Secretaria de Administração Ana Paula Polli.Também participaram da Homenagem da Câmara as mulheres, os Deputados Artagao de Mattos Leão Junior e Bernardo Carli.


Confira quem são as 12 homenageadas:


Confira quem são as 12 homenageadas:

Anair Meira da Cruz.Indicada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.Há 12 anos vem se destacando no trabalho junto ao Movimento da terceira idade, e um de seus projetos é montar uma abrigo para a terceira idade.Local onde os idosos poderão receber carinho,amor e compreensão que merecem.

Dalmice Drewinski, indicada pelo Movimento de Mulheres do Bairro Primavera. Desde 14 anos desenvolve trabalhos voluntários. Atuou como catequista na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi Coordenadora do COPAE.Atualmente é catequista na Comunidade São João Batista,Paróquia Santa Cruz,no Distrito do Jordão e é integrante do Movimento de Mulheres do Birro Primavera.

Eglecy do Rocio Lippmann,,indicada pela APADEVI.Durante sua carreira como Professora Universitária sempre participou de projetos de extensão na área de inclusão social.Coordenadora do Grupo de Teatro da APADEVI,que recebeu o Premio Arte e Cultura Inclusiva 2011 .

Ellen Christie Faé ,indicada pela ABO (Associação Brasileira de Odontologia).Especialista em Radiologia e Tomografia,alem do trabalho profissional,dedica-se as entidades de classe(ABO) e Conselho Regional de Odontologia,onde é delegada desde 2004.

Soldado Joelma Sureke Henrique,indicada pelo 16BPM.Com 15 anos de carreira militar,atuou no Pelotão de Transito e atualmente trabalha no Centro de Operações Policial como Radio Operadora.sempre pautou sua vida profissional de maneira ilibada e respeitando os pares superiores,mas principalmente no que se refere ao atendimento a população Guarapuavana.

Luciane de Almeida Limberger,indicada pelo CTG Fogo de Chão.Sempre se destacou no meio tradicionalista.Foi prenda Mirim,Juvenil e Adulta. Como Diretora Artística levou o nome do CTG e de Guarapuava para todo o pais.Atualmente Patroa e Diretora Artística ,e juntamente com a sua equipe tem uma das mais fortes Invernadas Artísticas do Brasil.

Maria Clair Almeida Gomes,Indicada pela Paróquia Nossa Senhora de Belém.Participa ativamente da Paróquia e Catedral Nossa Senhora de Belém em atividades relacionadas a Ação Evangelizadora,destaque para sua participação no Grupo Santa Rita de Cássia.

Tenente Magda Kiyoto Yamada Kawakami,indicada pelo 26GAC.Graduada em Odontologia pela Universidade Católica do Paraná.É poliglota,fala alem do Português,Espanhol,Inglês e Japonês.O Exercito antes universo estritamente masculino,tem aberto a portas para o ingresso de mulheres,oferecendo mais uma oportunidade de trabalho.A homenageada tem demonstrado determinação,resistência física e psicologia,agregando valores a instituição.

Nilcéia Mabel Kloster Spacynski Veigantes,indicada pelo Sindicato Rural de Guarapuava.Agro pecuarista e diretora do Sindicato Rural .Apos o falecimento do seu pai,assumiu a administração da fazenda Três Lagos em Cantagalo.Depois que assumiu os negócios da família ,ela não deixou que a timidez impedisse a realização das tarefas inerentes ao meio rural.A organização é uma das suas virtudes,aplica na pratica o que todos os produtores rurais fazer:Gestão Rural .

Patrícia Manente Melhem,indicada pela Faculdade Campo Real.Leciona na faculdade há 7 anos e é Coordenadora das atividades Complementares e sociais.recentemente foi agraciada com o premio:Selos-Nós Podemos Paraná.Atualmente é Coordenadora do Projeto Cidadania Real,com ênfase no atendimento a mulheres carentes e vitimas de violência domestica.Também é coordenadora do Movimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de Guarapuava.

Terezinha Saldanha,indicada pela UNICENTRO.Professora da UNICENTRO desde 1985, especialista em historia social do Brasil.Ocupou diversos cargos na universidade e é pesquisadora nas áreas da historia das mentalidades e cultura,etnia e identificações.Também é autora do livro ,Guarapuava em Dois Tempos.

Zenilda de Oliveira Almeida,indicada pela Secretaria Municipal de Saúde.Formada em Pedagogia pela UNICENTRO.Trabalhou como orientadora na Campanha Nacional de Alimentação Escolar.Foi Agente Administrativo do INAMPS,prestou serviços na área da saúde nos Municípios de Pitanga e Pinhão.Em 2007 assumiu o cargo de Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava