segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pronatec tem inscrições para três novos cursos

 
A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Senac, está com as pré-inscrições abertas para novos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). As vagas são para de auxiliar administrativo, recepcionista e vendedor.

As pré-matrículas para os cursos de auxiliar administrativo e vendedor vão até o dia 21 de julho; e para recepcionista até 28 de julho. As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Assistência das 8 às 11h e das 13 às 18h, ou em qualquer um dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), das 8 às 12h e das 13 às 18h.
Para se inscrever é preciso ter mais de 16 anos e ser cadastrado ou estar em processo de cadastramento no CadÚnico (Cadastro Único), instrumento que identifica as famílias de baixa renda para programas sociais do Governo Federal. Se o candidato já está cadastrado no CadÚnico, mas não é beneficiário do Bolsa Família ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada), também pode efetuar a inscrição.

Outros cursos
As aulas de uma turma do curso de auxiliar administrativo e outra de recepcionista já estão concluídas. As turmas de cuidador de idosos, vendedor e outra de auxiliar administrativo se formam no final deste semestre. No início deste mês, começaram as aulas de auxiliar pessoal e de cabeleireiro.

Locais de inscrição:
  • Secretaria de Assistência Social: rua Senador Pinheiro Machado, 1075, Santana (3623-7995);
  • Cras I: rua Corumbá, 452, Industrial - Repinho (3629-4588);
  • Cras II: rua Bernardino Roseira de Lacerda, 38, Morro Alto (3622-2308);
  • Cras III: rua Matelândia, 85, Jardim das Américas (3622-1165);
  • Cras IV: rua Afonso Pena, 183, Tancredo Neves (3622-1240).

Sindicato Rural apoia Festa Julina do Hospital São Vicente

Logo Sindicato Rural_horiz novo
 
O Sindicato Rural de Guarapuava é uma das entidades que apoiará a Festa Julina que o Hospital São Vicente realizará nos dias 13 e 14 de julho, no Parque de Exposições Lacerda Werneck, como parte das comemorações dos 100 anos de sua fundação.
O objetivo do evento é arrecadar recursos para o hospital. Nos dois dias da festa, a entrada é franca e a abertura acontece às 14h. Casamento caipira, quadrilha, shows de duplas locais e touro mecânico prometem animação. Quitutes tradicionais ou típicos também deverão atrair muita gente às barraquinhas de gastronomia do evento.
No estande do Sindicato Rural de Guarapuava, onde toda a equipe da entidade se revezará, o público encontrará atrativos característicos desta época, como pinhão, pipoca e milho.
No dia 14, segundo a gerente de captação de recursos do São Vicente, Débora Schinemann, a programação da Festa Julina oferecerá aos visitantes a oportunidade de saborear um dos mais tradicionais pratos típicos de Guarapuava: a costela de dois fogos. Na mesma tarde, a partir das 17h, terá lugar o bingo, com prêmios como duas motos e um carro (disponibilizados por entidades de Guarapuava) – todos zero quilômetro.
O Sindicato lembra a seus associados que está apoiando o bingo também na venda de cartelas, que já podem ser adquiridas na recepção da entidade (rua Afonso Botelho, nº 58, no bairro Trianon). “Os produtores já estão colaborando, comprando as cartelas antecipadamente”, comentou a gerente do Sindicato, Luciana de Queiroga Bren.
Apoiando o projeto “100 anos de luta pela vida”, do Hospital São Vicente, o Sindicato Rural de Guarapuava também tem divulgado, entre os produtores que vão à entidade, os panfletos da ação “Amigos do São Vicente” –nesta campanha, as pessoas realizam doações por meio das contas de energia da Força e Luz do Oeste.
Para destinar diversos valores, entre R$ 2,00 e R$ 500,00 por mês, os interessados devem preencher e assinar o formulário que faz parte do panfleto da campanha.
Ainda este ano, outro evento buscará arrecadar recursos para o hospital. A Feijoada do São Vicente, conforme antecipou Débora Schinemann, deverá ser realizada no mês de outubro, em data a ser divulgada.
Presença importante para a saúde da região
Segundo dados divulgados pelo Hospital São Vicente, a instituição, que surgiu há 100 anos, se tornou ao longo do tempo importante para Guarapuava e toda a região. São 20 os municípios atendidos pelo hospital, que conta com 154 leitos, dos quais 17 UTIs, além de 12 consultórios, cinco salas de cirurgia (incluindo alta complexidade), maternidade e pronto socorro 24 horas. Os 90 profissionais da área médica atuam com apoio de 400 colaboradores.

Resumo de notícias...

Servidores municipais de Guarapuava participam de palestra
Os servidores da Prefeitura de Guarapuava participaram, na noite de quinta-feira (20), na sala de treinamento da Acig, de uma palestra sobre postura profissional e atendimento ao público pessoas. O curso será desenvolvido todos os meses até dezembro, sempre para turmas de 30 funcionários.
A palestra foi ministrada pela facilitadora Márcia Regina Bittar, secretária executiva, formada em Letras Português-Literatura, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getulio Vargas), professora universitária e instrutora de cursos na área de postura, secretariado e atendimento em várias empresas. “Esta é uma das propostas da atual gestão para proporcionar um atendimento cada vez melhor aos guarapuavanos. Também valoriza o servidor, que pode aprimorar e ampliar seus conhecimentos”, ressalta o diretor do Departamento Pessoal, Renato Miguel Virtuoso.
Guarapuava supera meta estipulada para a vacina da paralisia infantil
A campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) terminou na última sexta-feira (21). Guarapuava ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde -95%. Foram aplicadas 11.459 doses em crianças com até menos de cinco anos. “Tínhamos um número expressivo a alcançar. Com a ampla ação feita da Secretaria de Saúde, conseguimos superar e ficar em 95,90%. Na média paranaense, ficamos bem posicionados e tivemos um número elevado quando comparamos com outras cidades, como, por exemplo, Ponta Grossa, que atingiu 76,50%”, avalia a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Chayane Andrade Ternopolski.

Assistência Social promove a mobilização Celebrando a Vida


A Assistência Social de Guarapuava promoverá a mobilização Celebrando a Vida durante esta semana. O objetivo é lembrar o Dia Internacional de Combate às Drogas (26 de junho). Serão promovidas várias ações e distribuídas 4.000 bandeirinhas de conscientização na Assistência Social, Cras, Creas, unidades de saúde e prefeitura. Os eventos têm a parceria das secretarias municipais de Educação, de Saúde e da Mulher.

A mobilização integra a série de atividades que a Assistência Social vai promover durante o ano, com a intenção de combater o uso de drogas e conscientizar a população e as entidades sobre a importância de trabalhar em rede. O primeiro evento foi o Encontro Social Responsabilidade Compartilhada, realizado em maio, com a participação de profissionais de diversas áreas. Durante o encontro, foi assinado um convênio com a Faculdade Campo Real, através do qual a Real Clin vai prestar atendimento psicológico às famílias de dependentes químicos. Os pacientes serão encaminhados pelos Cras, Creas e Secretaria da Mulher para a Assistência Social.
Programação
Terça-feira (dia 25)
Tarde: Entrega de roupas e alimentos para comunidades terapêuticas do município
Quarta-feira (26)
8 às 17h: Capacitação para o desenvolvimento do programa Amor Exigente, no salão nobre da Faculdade Campo Real
Manhã: Mobilização com 380 funcionários da Estilo Palitos e Artefatos de Madeira
Manhã e tarde: Divulgação sobre o trabalho do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), na Estação da Fonte, e distribuição das bandeirinhas
Quinta-feira (27)
8 às 17h: Segundo dia de capacitação para o desenvolvimento do programa do Amor Exigente
8h30: Efetivação e reunião do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, na Secretaria de Assistência Social
Sexta-feira (28)
14h: Bate-papo saudável Celebrando a Vida com jovens que integram o ProJovem e profissionais especialistas em dependência química, na Repinho

Final dos Jogos Escolares para alunos de 12 a 14 anos será disputada em Guarapuava


 
Guarapuava será palco de mais um evento esportivo estadual. A fase final (categoria B -12 a 14 anos) dos Jogos Escolares (JEPs) começa no próximo dia 28 de junho e segue até 6 de julho. A competição, que é umas das mais tradicionais do Estado e a maior da América Latina, deve reunir cerca de 5.000 atletas que vão competir em 16 modalidades. A organização do evento vai envolver as secretarias e departamentos municipais.
“Guarapuava está voltando a ser sede de grandes decisões estaduais. Este ano recebemos outros grandes eventos, como os Jogos Abertos, o Paranaense de Judô e o de Jiu-Jitsu. São ações concretas de compromissos assumidos pela gestão atual que promovem a cada dia a valorização do esporte em nossa cidade”, salienta o secretário municipal de Esporte, Celso Góes.
Com o envolvimento das secretarias municipais, está sendo preparado um grande evento. “Durante a abertura, teremos um espetáculo de dança que contará a história de Guarapuava, sua colonização e lendas. Além disso, um show de luzes irá encher os olhos de todos”, assegura Góes, afirmando que todos podem esperar um ambiente de descontração com o objetivo de promover a integração entre os participantes. No Centro de Convivências, que ficará no Pavilhão da Indústria e Comércio no Parque de Exposições Lacerda Werneck, os atletas poderão assistir atrações culturais e participar de atividades recreativas nos horários das refeições.
Pela primeira vez na história dos Jogos Escolares, a competição terá golfe adaptado, que é destinado a pessoas com necessidades especiais. Os atletas competirão ainda nas modalidades de atletismo, badminton, basquete, bocha adaptada, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, lutas, tênis de meda, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Os jogos acontecerão nos ginásios Joaquim Prestes, Trianon, Santa Terezinha, Guarapuava Esporte Clube, Espaço do Cidadão Santana, 26º GAC, dos colégios Visconde de Guarapuava, do Sesi, do Belém, do Imperatriz e na piscina da Acre (Unicentro).
Os campeões do JEPs disputam fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, antes denominada de Olimpíadas Escolares. Este ano, a etapa nacional da categoria B acontecerá em setembro, na cidade de Natal (RN). As finais da categoria A (15 a 17 anos) serão disputadas entre os dias 9 e 17 de agosto, em Foz do Iguaçu. Já a etapa nacional está agendada para novembro, em Belém (PA). “As fases finais têm a parceria também das secretarias estaduais do Esporte e da Educação, dos Núcleos Regionais de Educação e das federações que administram o desporto no Paraná”.